Justiça absolve Dario Messer em ação por lavagem de dinheiro aberta há 11 anos
A Justiça Federal do Rio de Janeiro absolveu Dario Messer (foto), conhecido como o "doleiro dos doleiros", em um processo aberto há 11 anos em decorrência das operações Roupa Suja e Sexta-Feira 13, que apuraram crimes de fraude a licitações públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A investigação data de 2009, quando o Ministério...
A Justiça Federal do Rio de Janeiro absolveu Dario Messer (foto), conhecido como o "doleiro dos doleiros", em um processo aberto há 11 anos em decorrência das operações Roupa Suja e Sexta-Feira 13, que apuraram crimes de fraude a licitações públicas, evasão de divisas e lavagem de dinheiro.
A investigação data de 2009, quando o Ministério Público Federal pediu a prisão dos acusados. As fraudes atingiram contratos para o fornecimento de insumos a hospitais públicos, pagos com verbas federais.
Na avaliação do juiz Carlos Adriano Miranda Bandeira, no entanto, a denúncia contra Messer e sua ex-mulher, Rosane, "carece de provas confirmatórias". "O MPF não cumpriu o ônus de demonstrar a movimentação de capitais no Brasil correspondente à movimentação no exterior envolvendo a conta Midler", anotou a sentença, em referência ao nome de uma conta no exterior que seria operada pelo casal.
Além de Messer, sua ex-mulher foi absolvida. A Justiça condenou outros três acusados na ação penal a penas de até 10 anos de prisão.
Em agosto, em seu acordo de delação premiada, firmado no âmbito da Operação Câmbio, Desligo, Messer se comprometeu a devolver um bilhão de reais. A investigação, um braço da Lava Jato no Rio, apura a atuação de um esquema de doleiros ligados a ele que movimentou 1,6 bilhão de dólares.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Cleidi
2020-11-13 00:06:58um bilhão de reais devolvi dos ao MPF foram adquiridos antes ou depois de 2009???
Volf MS
2020-11-12 20:13:14Realmente não teve nenhuma lavagem, ele vai devolver 1 bilhão porque é muito caridoso.