Jornal revela origem de informação sobre ação de cubanos e venezuelanos no Chile
O jornal chileno La Tercera publicou nesta segunda, 28, uma matéria baseada em fontes de inteligência dizendo que cubanos e venezuelanos estavam por trás dos ataques a estações de metrô em Santiago. Nesta terça-feira, 29, o jornal publicou uma nota esclarecendo a origem da informação. O jornal diz que recebeu uma minuta de organismos de...
O jornal chileno La Tercera publicou nesta segunda, 28, uma matéria baseada em fontes de inteligência dizendo que cubanos e venezuelanos estavam por trás dos ataques a estações de metrô em Santiago.
Nesta terça-feira, 29, o jornal publicou uma nota esclarecendo a origem da informação. O jornal diz que recebeu uma minuta de organismos de inteligência com informações provenientes de "fontes abertas e fechadas" sobre os atentados. A minuta foi compartilhada pelo Comitê de Inteligência de Estado, órgão que reúne equipes da polícia e das Forças Armadas, e foi enviada para o Palácio La Moneda, a sede do poder Executivo.
A minuta dizia que uma das pessoas que tinha participado do primeiro atentado ao metrô tinha sido identificada graças a análises de imagens, gravações e dados de localização de celulares. O texto, contudo, não revelava o nome de nenhum suspeito nem falava da presença de estrangeiros nos ataques ao metrô.
Mais adiante, a minuta levantava a tese sobre a participação de estrangeiros, mas em relação a outras ocorrências, que não estavam relacionadas ao metrô.
O trecho diz que foram identificadas pessoas de origem venezuelana e cubana que participaram de manifestações violentas. Também afirmava que as autoridades investigavam se elas tinham algum vínculo com os serviços secretos desses países. Além disso, o documento dizia que estavam apurando informações sobre outros estrangeiros que tiveram um papel ativo como agitadores e instigadores de atos de violência.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
João
2019-10-30 12:04:56Esquerda é perigosa e defendida pela maioria da imprensa brasileira . País que tem 12 milhões de desempregados tem de mandar refugiados de volta a seus países , pois além de infiltrados são fácil massa de manobra para a canalhada esquerdista
Rachel
2019-10-30 10:06:05Pobres chilenos, massa de manobra do foro de São Paulo, da imprensa comprada e da covardia intelectual daqueles que fingem não enxergar. Nunca pensei que ia ser grata à Bolsonaro, mas sou.
TANIA
2019-10-30 09:59:25Chile tem que vencer. Tem que ser forte. Não devem cair nas armadilhas da esquerda socialista e nos infiltrantes agressivos.
AMELIA
2019-10-30 09:44:05não identificaram "ESQUERDALHAS" brasileiros? Talvez tenham sido mais discretos em sua atuação pois são COVARDES e usam os outros como "bucha de canhão" !! a ELITE da ESQUERDA brasileira se preserva para poder assumir o PODER, que é o que lhes interessa
José
2019-10-30 08:30:51Acredito nessa informacao e não me surpreendo: Cuba e Venezuela só prestam para isso mesmo, desestabilizar outros países para espalhar a miséria e o atraso.
Estela
2019-10-30 07:06:29E vcs acham que o mais médicos petista no Brasil era realmente por causa da saúde? Foro é mesmo teoria da conspiração ?
Paulo
2019-10-30 07:04:21Alberto. Perfeita sua análise . Não tem almoço grátis. Só em Cuba e Venezuela.
RobsonCrusoeee
2019-10-30 02:56:46Só que a Crusoé esqueceu de incluir que La Tercera estava se desculpando por um ERRO , pois não checou as fontes da minuta e publicou mesmo assim. "Independiente del avance de las investigaciones policiales, reconocemos que fallamos -como equipo periodístico- en contrastar esa información con terceras fuentes que permitieran dar sustento a esos antecedentes. El informe es real, existe, pero no debimos publicar su contenido sin antes corroborarlo. Nos disculpamos por ello."
Jussara
2019-10-29 23:01:56Devem estar por trás também do óleo derramado
MARCOS
2019-10-29 21:45:04Ainda bem que no Brasil se fala português. É fácil identificar esses bandidos socialista.