Adriano Machado/Crusoé

Jair Bolsonaro testa positivo para Covid-19

07.07.20 12:20

O presidente Jair Bolsonaro testou positivo para o novo coronavírus. O resultado foi divulgado nesta terça-feira, 7. Depois de ter febre de 38 graus, dor muscular, mal-estar e cansaço, o chefe do Planalto foi submetido a um teste PCR na tarde de segunda-feira.

“Estou perfeitamente bem. Estou tomando medidas protocolares para evitar a contaminação de terceiros”, disse Bolsonaro, durante um pronunciamento transmitido pela TV Brasil, nesta terça-feira. Pelo menos duas redes de televisão selecionadas pelo Planalto também acompanharam o anúncio. O presidente está sendo tratado com hidroxicloroquina e azitromicina, segundo o governo.

“Quanto a repouso, eu não sei ficar parado. Estou sendo vigiado pela primeira-dama e vou despachar por videoconferência. Cancelei minha ida a Bahia na sexta-feira. Ia no sábado a Paracatu também”, explicou. “Esse vírus é como uma chuva, vai atingir vocês”, disse o presidente, durante o anúncio.

“Estou muito bem, até com vontade de dar uma caminhada”, disse o presidente. “Credito isso ao atendimento dos médicos e à forma como foi ministrada a hidroxicloroquina”. Segundo o Planalto, Bolsonaro já tomou duas doses da substância, uma às 17h de segunda-feira e outra às 5h desta terça.

“Com o uso da hidroxicloroquina na fase inicial, a chance de sucesso é de  por volta de 100%”, garantiu o presidente, a despeito de estudos recentes que apontaram os riscos e a falta de eficácia da substância.

Bolsonaro disse ter recebido o resultado “com naturalidade”. “Não tem que ter pavor, é a vida”. A primeira-dama Michelle Bolsonaro também fez exames, segundo o presidente. No final do pronunciamento, o chefe do Planalto pediu para as equipes se afastarem e tirou a máscara para mostrar que “estava bem”.

Mais notícias
Assine agora
TOPO