Foto Luís Tajes/SETUR

Itamaraty desconectado: embaixadas do Brasil no exterior estão há dois dias sem internet

01.09.21 16:20

Diversas embaixadas e consulados brasileiros espalhados pelo mundo estão sem internet há dois dias. O problema afeta postos localizados na América do Norte, Europa e Oriente Médio. Até o momento os diplomatas que atuam nesses locais não foram informados sobre as causas do apagão cibernético — internamente, há especulações de que o problema poderia estar relacionado a um ataque hacker.

A interrupção do acesso à rede ocorreu de forma inesperada no início da semana. Ainda não há previsão de retorno à normalidade. A origem do defeito, ao que tudo indica, está na sede do ministério, em Brasília.

Em razão do problema, embaixadas e consulados têm dificuldades para enviar as comunicações de rotina para Brasília. A transmissão de informações secretas está indisponível, pois só funciona na rede interna do ministério.

Em alguns postos diplomáticos, o simples acesso a sites e e-mails foi desligado, pois o único ponto de acesso à internet desses locais se dá por meio da rede interna. Para contornar a dificuldade, diplomatas estão tendo de recorrer a seus celulares pessoais e a modems de internet móvel — o que, naturalmente, deixa expostas as comunicações diplomáticas, especialmente aquelas que deveriam ser protegidas por sigilo.

Crusoé aguarda informações do Itamaraty sobre o problema.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Que desgoverno é este???Só podemos torcer e rezar até o fim deste filme de terror!!!!Só Motociata , discurso de Ódio , inflação, botijão de gás , Luz bandeira vermelha (cor do pt) e Arroz/feijão, e os brasileiros sendo usados como trouxas, pois seus seguidores já sabemos que como a Ptzada , estão com interesses escusos , querendo participar destas falcatruas; Velho ditado , quando o chefe é Ladrao , todos se sentem livre para roubar!!!

    1. São, pois não são gerenciadas pelo executivo decrépito!

  2. Seria ótimo para País se o Bolsonaro também sofresse um ataque hacker que o deixasse mudo por alguns dias, dando um descanso aos nossos ouvidos de suas infindáveis sandices e besteiras.

    1. Bem lembrado seria muito bom!

Mais notícias
Assine agora
TOPO