Irmão de ex-deputado José Janene vira réu na Lava Jato
Foi em busca de provas sobre possíveis atos de lavagem de dinheiro do deputado José Janene (foto), falecido em 2010 por causa de um infarto, que a Polícia Federal chegou ao maior esquema de corrupção da história da país. Cinco anos depois da primeira fase da Lava Jato, o irmão do ex-deputado, Assad Jannani, virou...
Foi em busca de provas sobre possíveis atos de lavagem de dinheiro do deputado José Janene (foto), falecido em 2010 por causa de um infarto, que a Polícia Federal chegou ao maior esquema de corrupção da história da país. Cinco anos depois da primeira fase da Lava Jato, o irmão do ex-deputado, Assad Jannani, virou réu por lavagem de dinheiro.
A denúncia contra ele e o doleiro Alberto Youssef foi aceita pelo juiz Luiz Antônio Bonat, da 13ª Vara Federal do Paraná, responsável pelos processos da operação. De acordo com o Ministério Público Federal, o MPF, Jannani atuou em parceria com Yousseff para lavar dinheiro proveniente dos desvios bilionários da Petrobras.
“Assad Jannani, por seu turno, teria mantido os automóveis em nome da locadora de veículos de qual é sócio, enquanto tinha ciência que o bem era efetivamente usado, fruído e disposto por Alberto Youssef”, diz o juiz Luiz Antônio Bonat em sua decisão.
Como é colaborador da Justiça, Yousseff não virou réu a pedido do MPF. Em depoimento, confessou ser o verdadeiro proprietário dos veículos em nome da empresa do irmão de Janene.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Uira
2020-02-16 22:59:18No entanto, não é a PUNIÇÃO do IRMÃO de Janene que irá MUDAR O SISTEMA e torná-lo menos INJUSTO. A partir disto, a PUNIÇÃO dele é praticamente IRRELEVANTE, pois em NADA ALTERA a PERCEPÇÃO DE JUSTIÇA DO SISTEMA. Agora, ele poderia no MÍNIMO DOAR uma CESTA BÁSICA ou PAGAR UMA MULTA. Dadas as CIRCUNSTÂNCIAS, já estaria de BOM TAMANHO. Não é o MELHOR que se PODE FAZER, mas o FACTÍVEL e PLAUSÍVEL. Inclusive, um ACORDO até poderia lhe CUSTAR MENOS que ARCAR COM OS CUSTOS DE DEFESA.
Uira
2020-02-16 22:55:14Só para ILUSTRAR como a IMPUNIDADE distorce o JULGAMENTO e a AVALIAÇÃO, não é INJUSTO que o irmão de Janene possa vir a ser PUNIDO por LAVAGEM DE DINHEIRO enquanto POLÍTICOS se beneficiaram de ter PROCESSOS DE MESMA NATUREZA mandados para a JUSTIÇA ELEITORAL. Isto não é INJUSTO? Não, INJUSTO é que os outros não tenha sido PUNIDOS e que ele não viesse a ser PUNIDO, isto é INJUSTO com TODOS os que NÃO COMETERAM CRIMES, com TODOS os que SEGUIRAM A LEI, com TODOS que foram PUNIDOS pelo RIGOR DA LEI.
Uira
2020-02-16 22:51:46Querendo ou não, a EXTENSÃO e PARTICIPAÇÃO no ESQUEMA CRIMINOSA pode ser MARGINAL e um TANTO CIRCUNSTANCIAL, mas ela se deu. No entanto, há que ser RESSALTAR que o ANDAMENTO DO PROCESSO e das INVESTIGAÇÕES deveriam se dar de ACORDO com o CARÁTER OFENSIVO e os CRITÉRIOS DE PRESCRIÇÃO. Não faria SENTIDO se investigar um CRIME MAIS LEVE e conduzir um PROCESSO, enquanto outros ENVOLVENDO GENTE GRAÚDA ficam PARADOS ou acabam sendo ATRASADOS.
Uira
2020-02-16 22:44:28Aliás, este é um dos MOTIVOS pelo qual o PLEA BARGAIN deveria ser IMPLEMENTADO: para que o INDIVÍDUO tenha a OPORTUNIDADE DE RECONHECER O PRÓPRIO ERRO e, assim, fazer jus a uma PUNIÇÃO ou SANÇÃO MAIS LEVE. Diante de tudo o que se viu na LAVAJATO e com tanta gente ainda IMPUNE, chega a ser INJUSTIÇA ao se COGITAR que o IRMÃO de Janene seja PUNIDO por ESSENCIALMENTE ter SERVIDO VOLUNTARIAMENTE de LARANJA para Alberto Youssef.
Uira
2020-02-16 22:37:49Até o MENOR DOS ERROS não deveria ter uma PUNIÇÃO, mesmo que LEVE? Pq um INDIVÍDUO que se ENGAJA em CONDUTA CRIMINOSA não pode CUMPRIR MEDIDA SOCIOEDUCATIVA? Prestar SERVIÇO COMUNITÁRIO é TORTURA ou serve para ENOBRECER O INDIVÍDUO e SENSIBILIZÁ-LO para as AGRURAS DO MUNDO, pensando duas vezes antes de PREJUDICAR os OUTROS? Punir até a MAIS LEVE DAS INFRAÇÕES entra no CARÁTER CONSCIENTIZATÓRIO e EDUCATIVO da LEI, pois é uma FORMA de se dizer ao INDIVÍDUO que ele não é INTOCÁVEL.
Uira
2020-02-16 22:34:05Para isto deveria haver um LEQUE DE PUNIÇÕES desde as SOCIOEDUCATIVAS até a PENA DE MORTE, pois se o INDIVÍDUO passa por TODOS OS ESTÁGIOS até chegar a PENA DE MORTE, qual é a RECUPERABILIDADE dele? Se nem isto o deteve, o que deterá? MILAGRES não são IMPOSSÍVEIS, mas quanto mais o INDIVÍDUO se AFUNDA NA LAMA e na CORRUPÇÃO, menos PROVÁVEIS eles se tornam. No entanto, se a INTENÇÃO é EVITAR que os INDIVÍDUOS cheguem ao ESTÁGIO FINAL onde não há mais como se ELEVAR A PUNIÇÃO, o que fazer?
Uira
2020-02-16 22:29:41O RIGOR DA LEI deveria ser dar CONFORME o TEOR DO CRIME e a REITERAÇÃO, pois quantos CRIMINOSOS começam MATANDO alguém do DIA para a NOITE? O INDIVÍDUO precisa ser DISSENSITIZADO e TREINADO na ARTE DO CRIME para que se considere SEGURO e INTOCÁVEL o SUFICIENTE para não SER PEGO. E isto só pode ocorrer com "EXPERIÊNCIA" e CONHECIMENTO DO SISTEMA. Por outro lado, se no PRIMEIRO ERRO, o INDIVÍDUO já sofre uma SANÇÃO ou PUNIÇÃO MÍNIMA, qual será a CHANCE dele se considerar INTOCÁVEL?
Uira
2020-02-16 22:26:56O PROBLEMA DA IMPUNIDADE é que ela ALIMENTA a CORRUPÇÃO e a CRIMINALIDADE que, uma vez DISSEMINADAS e ALOJADAS no CORPO SOCIAL, DISSENSITIZAM a SOCIEDADE, tornando-as RESISTENTE ao FLAGELO DA CORRUPÇÃO, CRIMINALIDADE e VIOLÊNCIA. Não se trata de ser INSENSÍVEL e RIGOROSO, mas de CONDICIONAR o RÉU a não se tornar ele mesmo INSENSÍVEL à LEI, pois se ele não acredita que ela tem VALOR (é APLICADA e CUMPRIDA), passa a se considerar INTOCÁVEL e DETENTOR DO DIREITO À IMPUNIDADE AMPLA e IRRESTRITA.
Fabio
2020-02-09 22:34:40Bagre velhaco! Ninguém pode com essa gente!
Jose
2020-02-09 21:28:45Igual a família do Geddel, é questão genética, mãe, pai, avós, só lixo. Bandidos.