Wilson Dias/Agência BrasilO ministro Dias Toffoli assumirá a presidência do STF em setembro

Irmão de Capez, beneficiado por decisão do STF, trabalhou com Toffoli

26.06.18 14:48

Wilson Dias/Agência BrasilDias Toffoli votou a favor de Fernando Capez, irmão de seu ex-auxiliar (Wilson Dias/Agência Brasil)
O ministro do Supremo Tribunal Federal Dias Toffoli tinha até recentemente como auxiliar de seu gabinete o juiz Rodrigo Capez, irmão do ex-presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo, deputado Fernando Capez, do PSDB.

Nesta terça-feira, Toffoli votou na Segunda Turma do STF para trancar uma ação contra Fernando Capez.

Rodrigo Capez era juiz instrutor do gabinete de Dias Toffoli. A Crusoé, o gabinete do ministro informou que o juiz deixou a função em 8 de maio deste ano.

Em reunião da Segunda Turma da corte realizada na manhã desta terça, Dias Toffoli acompanhou o relator Gilmar Mendes e o ministro Ricardo Lewandowski para votar a favor do trancamento da ação contra o tucano, que é acusado de participar do escândalo que ficou conhecido como “máfia da merenda”.

O esquema desviava recursos públicos de merendas escolares no estado de São Paulo. Edson Fachin ficou vencido no julgamento. Celso de Mello não estava presente.

A decisão contrariou entendimento do Tribunal de Justiça de São Paulo, que neste ano tornara Fernando Capez réu por corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Procurado, o gabinete de Dias Toffoli afirmou em nota que não havia motivos para o ministro deixar de votar no processo. Diz o texto: “O Gabinete informa que o prazo de designação do Dr. Rodrigo Capez como juiz instrutor deste Gabinete encerrou-se no dia 8 de maio de 2018. Ademais, o Ministro Dias Toffoli pauta suas decisões de impedimento e suspeição na legislação pertinente legislação (arts. 252 e 253 do Código de Processo Penal e arts. 144 e 145 do Código de Processo Civil), não se verificando, no caso, nenhuma das hipóteses previstas na legislação”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Toffoli tem que protejer seu rebento, caso abra o bico em uma suposta delação premiada, o togado leva chumbo quente. Claro que tem rabo preso.

  2. Impeachment para o CORRUPTO DESQUALIFICADO: – reprovado duas vezes em concurso para juiz de primeiro grau – não fez doutorado ou mestrado – não é autor de livro nenhum – só advoga para o Lula e o PT, mancomunado com o Chicaneiro

  3. Este ministro não me representa, e muito menos a sociedade brasileira que quer um Brasil sério e livre de tanta corrupção.

  4. Sem limites, eles não conhecem limites . A segunda turma não se constrange, e debocha de todos nós. Se não forem parados por uma intervenção militar, vão pisotear em nossas cabeças e gargalhar de nossas indignação para sempre.

  5. Não é possível que não exista nada que possa barrar a atuação do braço jurídico da quadrilha instalado na tal da "Suprema" côrte, capitaneado pelo quadrilheiro Beiçola e seus conhecidos comparsas, advogadozinhos de merda alçados à época pelo comando da quadrilha, à condição de "Ministros". Que Deus nos acuda!!!!

  6. Eu acho pessoalmente que tem muita sujeira debaixo do tapete do Reino da Dinamarca. O que impressiona mais são as coincidências observadas junto a alguns Ministros do STF.

  7. O judiciário transformou-se num jogo de compadres. Vota comigo aqui que eu voto contigo ali. Às vêzes uma dissidênciazinha fake prá não dar muito na cara mas, mesmo assim, dá.

  8. Está trinca de vagabundos precisam ser presos o mais breve possível pois as decisões que tem tomado nos envergonham e nos achincalham de uma forma imperdoável.

  9. Não há mais nada a dizer, a não ser sentir vergonha de ser brasileiro e de ter um STF, que perdeu sua capacidade de fazer justiça.

  10. Interessante é que cada vez que terá que tomar uma decisão polêmica, Celso de Mello se ausenta. Sabe que a coisa está errada, mas não quer tomar a decisão por alguma razão oculta, se escafede para alguma missão inadiável.

  11. Esses senhores de capa preta estão desafiando o povo brasileiro e parece que não estao se dando conta da ira nacional que estão provocando na Nação. Depois pode ser tarde para queixarem-se!

  12. Toffoli, não está preocupado com ética e muito menos com merenda escolar. Em setembro será Presidente do STF, aí sim, ficará mais fácil soltar seus companheiros do PT, pois continua atuando como advogado até hj. VERGONHA !!!!!!!!!

  13. Por ética, devia ficar impedido de julgar. Mas isso caiu em desuso no STF. Mandaram a ética, o bom senso e a honra para o espaço! Estão lá pra isso mesmo:- para barrar processos contra as quadrilhas que tomaram os poderes de assalto. Disfarçaram por um tempo. Agora perderam totalmente a vergonha. " Lá vem o Brasil descendo a ladeira."

  14. Toffoli que tomou bomba 2 vezes em concurso para juiz de 1° instância, não deveria estar sentado em uma cadeira do STF. E no caso desse Capez, no mínimo se declarar impedido. É vergonhoso!

  15. Alguém acha que tofoli, gilmar ou o tal lewandowsky estão o mínimo preocupados com as crianças? Se vão passar fome? Claroque não. Para eles, elas que se lixem!

  16. A capital do Brasil tinha que ser em São Paulo ou outra capital para o povo ir para ruas e exigir justiça. Em Brasília, cidade do conchavo, fica tudo em casa.

  17. E pouco importa se o dinheiro desviado destinava-se à merenda escolar das escolas da rede pública que são frequentadas pelos mais pobres.

  18. PT + PSDB = Estratégia das Tesouras de Lênin. Quem desconhece ou ignora isso, jamais entenderá a situação do país. Olavo sempre teve razão! @antoniohcardoso

  19. Essa turma tem esquema tático, quisera a seleção brasileira de futebol possui esse conjunto. Defenda o meu que eu defendo o teu, defendemos os nossos.

  20. Nao me parece que Toffoli age como juiz, e sim como politico e defensor de amigos. Tem que ser impedido de julgar esses casos!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO