Investigação sobre compra de mansão por Flávio Bolsonaro empaca no MP
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios não avançou na apuração sobre o empréstimo concedido pelo Banco de Brasília, o BRB, ao senador Flávio Bolsonaro (foto) para a compra de uma mansão no Lago Sul, área nobre da capital federal. O imóvel, localizado no Setor de Mansões Dom Bosco, custou 5,97 milhões de reais....
O Ministério Público do Distrito Federal e Territórios não avançou na apuração sobre o empréstimo concedido pelo Banco de Brasília, o BRB, ao senador Flávio Bolsonaro (foto) para a compra de uma mansão no Lago Sul, área nobre da capital federal.
O imóvel, localizado no Setor de Mansões Dom Bosco, custou 5,97 milhões de reais. Do total, o senador financiou 3,1 milhões de reais por meio do BRB, em 360 meses, com “taxa de juros nominal reduzida de 3,65% ao ano”. O negócio foi revelado pelo Antagonista.
A Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social começou a investigação no início de 2021, ao receber uma representação protocolada na Ouvidoria do órgão. A ideia era avaliar se o BRB ofereceu condições especiais para o empréstimo ou se o financiamento foi concedido de maneira regular, com trâmites e taxas usuais.
O MPDFT chegou a receber documentos em que o BRB prestava esclarecimentos sobre a política de juros para financiamento imobiliário, a quantidade de contratos celebrados, a avaliação de risco do crédito concedido a Flávio e o nível de precisão do simulador de financiamento disponível no site do banco.
O procedimento, porém, acabou arquivado no mesmo ano, logo depois que a deputada Erika Kokay, do PT, ingressou com uma ação popular em que pedia a suspensão do empréstimo.
Em nota enviada a Crusoé, o MPDFT explicou que “nesses casos os regulamentos internos indicam o arquivamento do expediente e o promotor de Justiça passa a oficiar na ação popular”.
Desde então, o MP passou a atuar na ação movida pela deputada. Mas foram poucas as movimentações processuais. A ação tramita na 1ª Vara Cível de Brasília e a única decisão foi proferida em abril de 2021, quando o juiz Issamu Shinozaki Filho indeferiu a suspensão do empréstimo por entender que os fatos demandavam melhor análise “sob o crivo do contraditório e da ampla defesa”.
Depois disso, a deputada Erika Kokay pediu que a Justiça determinasse que o BRB informasse se Flávio Bolsonaro honrou com as parcelas devidas ao banco desde a obtenção do empréstimo. Em novembro do ano passado, o MPDFT se manifestou de forma favorável à medida. Ainda não houve despacho. O processo está parado desde 1º de dezembro.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Globolixo
2022-01-29 19:46:11Invejosos! O cara comprou sua casa ! Deixem de ser chatos ! Bolso.22 para um país ético e competente
Sônia Adonis Fioravanti
2022-01-29 16:02:35Flavito Rachid tem blindagem no STF ,NA PGR ,NA PF ,ETC .MAIS UM 🐀DO ESGOTO DO RIO
Nyco
2022-01-29 15:56:21Eu só achei que o 01 escolheu um banco com taxas de juros extorsivos, afinal, o BRB está embolsando mais de R$ 100,000 por ano só de juros. Claro que o 01 não quis fazer financiamento em bancos públicos, com juros bem mais atraentes, porque ele quer dar dar o bom exemplo. Se fossem os PTralhas da Érika Kokay, já teriam assaltado o BNDES, a CAIXA ou o BB como sempre fizeram, sem um mínimo de constrangimento. __ MITO reeleito no 1ºturno e 'Olavo VIVE'. __ Ah! tenho alfafa novinha, quem vai?
Sol Rio
2022-01-29 15:31:19#AbraAsSuasContasFlavioBolsonaro.
PAULO
2022-01-29 14:10:43Moro, depois de ser covardemente atacado pelo TCU, mostrou qto recebeu, mesmo sendo uma questão entre entes privados. Bolsonaro precisa explicar os cheques na conta da mulher, e o seu filho 01, tem que mostrar como fez para comprar uma mansão. Do outro lado, Lula precisa responder pelos 27 milhões das palestras, bem como seu filho 02, pela consultoria pela qual recebeu 2,5 milhões. Fora reformas no triplex e no sítio, 132 milhões do Lilinha 01... Transparência já! MORO PRESIDENTE 🇧🇷
Jose
2022-01-29 13:30:55Onde está o Nyco Penyco para defender o Bozokid?
JO EL
2022-01-29 12:12:52Este Aras e sua Lindora sao mais eficazes engavetadores do que o Geraldo engavetador geral da republica nos tempos de Fernando vagabundo Henrique. Sao uns lesa patria e nacao brasileira, em favor dos poderosos de plantao. O MINTO caindo, essa laia cai junto. Rua pra estes que nos envergonham. Fora MINTO e sua prole. Fora bandidos do congresso nacional. O Brasil pertence ao povo brasileiro e nao a vcs sanguessugas da nacao. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE.
Paulo Santos
2022-01-29 11:37:47Este país é uma piada. Esta família vive há décadas de desvio do dinheiro público. Isto está muito claro. Começo pelo pai, o aloprado, e seguiu com a prole, só não vê quem não quer. Acorda Brasil!!! MORO 22, última esperança. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷
JO EL
2022-01-29 10:31:57Investigacao que vise apurar maus feitos dos Bolsonaros neste atual Ministerio Publico, vai logo pra gaveta, nao anda nem a pau, esta tudo dominado pelo MINTO do centrao. NEM PASSADO, NEM PRESENTE, MORO PRESIDENTE. JAIR caindo fora.
maria s.q.escoda
2022-01-29 10:23:58Essa deputada é uma parcial defensora petista, sem vergonha. Uma pitbull na defesa da roubalheira PTLula Dilma e contra apenas às de Temer e dos Bolso. O ACÔRDÃO PT Toffoly Bolsonaro Maia e Alcolumbre foi pra lavar a corrupção e roubo de todas as gangs, todas !