Integrantes de PT e PL apostam que eventual recuo de Moro favoreceria Bolsonaro
Aliados de Lula e de Jair Bolsonaro creem que a campanha do petista deve ser prejudicada se Sergio Moro (foto) desistir da candidatura presidencial. O entendimento é o de que o presidente da República, segundo colocado nas pesquisas eleitorais, tende a herdar a maior parte dos votos do ex-juiz. As avaliações circularam nos bastidores depois...
Aliados de Lula e de Jair Bolsonaro creem que a campanha do petista deve ser prejudicada se Sergio Moro (foto) desistir da candidatura presidencial. O entendimento é o de que o presidente da República, segundo colocado nas pesquisas eleitorais, tende a herdar a maior parte dos votos do ex-juiz.
As avaliações circularam nos bastidores depois que Moro anunciou que, por ora, deixará a pré-candidatura à Presidência de lado. Recém-filiado à União Brasil, o ex-juiz declarou que, neste momento, vai agir para "facilitar as negociações das forças políticas de centro democrático em busca de uma candidatura presidencial única".
A tendência, dizem, pode ser explicada pela similaridade do perfil do eleitorado de Moro e Bolsonaro, já que os dois adotam postura mais "conservadora" e atraem o apoio da fatia da população de maior renda salarial mensal.
A Crusoé, o senador Randolfe Rodrigues, que integra a coordenação de campanha de Lula, disse acreditar que outros nomes da terceira via não conseguirão atrair os votos de Moro. "A decisão de Moro leva à inevitabilidade do raciocínio que tenho defendido. Essa não será uma eleição de três, quatro ou cinco vias. Será uma eleição em que dois candidatos estarão colocados com chances", comentou.
Randolfe aproveitou o episódio para reforçar a necessidade de união de forças "do campo democrático" e citou nominalmente Ciro Gomes, pré-candidato do PDT ao Planalto. "O gesto incita uma nova avaliação de Ciro Gomes, já que a eleição, inevitavelmente, está polarizada", pontuou. "Não se trata de uma questão de gostar ou não de Lula, de concordar ou não com Lula".
A leitura é que só há uma chance de Lula ser beneficiado com uma eventual desistência do ex-juiz: se o eleitor de Moro decidir anular o voto ou não ir às urnas. Nesse caso, favoreceria quem está na frente, que hoje é o petista.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
MARCOS
2022-04-01 15:27:56esse senador perdeu meu respeito quando decidiu apoiar ladrão
MARCONI
2022-04-01 13:07:09Eu sou Moro. Mas se não surgir outra opção que agrade, infelizmente terei que votar no Bolsonaro. Lula, jamais!
JULIANA
2022-04-01 12:52:04Penso q os eleitores do Moro optarão por outro nome q não seja Lula ou Bolsonaro; E Moro está atuando, os valores ñ mudaram, o presidente ligado ao grupo do qual ele faz parte, esse "centro democrático" será a opção natural de quem o apoia. Tomara que "aconteça" um nome que mude esse quadro desesperador (torço pelo Moro, mesmo) e tomara q o Randolfe possa acompanhar o Lula numa viagem maravilhosa só de ida pq a contribuição deles para o brasileiro já deu, ou melhor, levou, td q tinha p levar.
Honestino
2022-04-01 12:40:29Não dá pra votar na política econômica do Petê. Guedes poderia ter feito mais com apoio do Bozo, mas está longe do estatismo retrógrado da esquerda. Porém, se bozo enveredar também para o dirigismo na política econômica, só resta a opção do voto nulo.
Antonio
2022-04-01 11:46:09A articulista está enganada. Os eleitores de Moro têm um perfil distinto da direita bolsonarista. Iremos para o candidato da terceira via melhor colocado e no segundo turno, se necessário, nulo ou em caso de pesadelo, infelizmente Lula.
Maria
2022-04-01 10:41:02Nunca votei no Lula, mas se Moro não for candidato a presidência votarei nele. Em Bolsonaro votei uma vez ,mas nunca votarei nem nele nem em quem ele apoie
Marcos
2022-04-01 09:38:33SÓ VOTEI NO GENOCIDA POR TER OPÇÃO NO SEGUNDO TURNO MAIS NUNCA MAIS TERÁ MEU VOTO UM PINÓQUIO UMA FALÁCIA IMBECILIDADE
Palhaço Bozo
2022-04-01 09:17:47Que rocambole retorcido o desse pensamento dos bozopetistas. Está mais do que claro que o Doria não conseguirá emplacar uma terceira via campeã, mas existem bons nomes para dar impulso no jogo, além do Moro tem o Eduardo Leite e a Tebet, que se conseguirem aglutinar a terceira via, deixarão no chinelo o sociopata e o ladrão. Ou alguém acha que PSDB, MDB e UB vão deixar a dobradinha BozoLula ganhar o pleito, sabendo que eles tem grande chance de reverter isso ao se unirem?
Nilson
2022-04-01 08:50:39Com a desistencia de Moro e restará somente duas alternativas, o voto nulo que favorecerá o petralha e o voto útil em Bolsonaro. É o socialismo ditatorial ou a democracia com suas imperfeições.