José Cruz/Agência Brasil

Incompetência para reduzir filas provocou queda de presidente do INSS

28.01.20 19:42

A demissão do presidente do INSS, Renato Vieira (foto), trata-se de uma tentativa do governo federal de dar uma resposta à população e reverter o desgaste político provocado para a administração do presidente Jair Bolsonaro pelas filas de benefícios pendentes de análise, noticia o Estado de S.Paulo. A demora na avaliação dos pedidos mostrou despreparo e falta de planejamento e atinge milhões de brasileiros, inclusive apoiadores do chefe do Palácio do Planalto. 

Conforme apurou o jornal, a exoneração foi acertada na manhã desta terça-feira, 28, após uma reunião entre o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o secretário especial de Previdência e Trabalho, Rogério Marinho. A batida de martelo ainda ocorreu antes da reunião com o Tribunal de Contas da União para fechar acordo sobre a contratação temporária de civis aposentados para desafogar a fila.

Como os efeitos mais práticos das admissões devem demorar de um mês e meio a dois meses, o governo precisava mostrar que estava agindo para enfrentar o problema. Guedes foi pragmático ao cortar a cabeça do presidente do INSS logo que chegou de viagem internacional, de acordo com fontes ouvidas pelo Estado. A versão oficial diz que Renato saiu por decisão própria.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso era obvio, qq sistema que sofra grandes alteraçóes precisa ser adaptado,,,,,a lei deveria ter um tempo de carencia após aprovaçáo, como FHC forma 6 meses salvo engano,,,coisa de amadores e principalmente, com falta de percepçáo da necessidade dos mais humildes,,,RIDICULO

  2. A imagem de brasileiros humilhados em filas imensas e sem atendimento eficiente no INSS expõe a incompetência e desgasta politicamente qualquer governo. Demitir o executivo mais alto e mais próximo do problema pode ser a primeira medida acertada, nas é só o começo certamente. Investiu-se na reforma, mas não reformaram a operação da previdência o bastante. Erro grave e primário.

  3. Aposentei-me no ano passado em setembro e poderia ter sido em maio/junho não fosse a desinformação de 90% dos funcionários. De que adianta informatização se as pessoas que o utilizam não conhecem o sistema e seus caminhos? Chega de incompetência de gestão!

  4. Tinham que achar um culpado, claro! A verdade é que há muitos anos o INSS vinha sendo sucateado. Eu mesmo fui aprovado no concurso para ser analista e recusei porque o salário era ridículo. Essa má gestão vem de longe. Qual o interesse dos burocratas de Brasília numa boa gestão se nenhum deles usam o INSS? Os próprios funcionários não contribuem para o INSS.

    1. Com certeza, sem condições ninguém consegue agilizar, somando-se a isso a avalanche de pedidos. Quanto ao salário a grande maioria não ganha bem, tem uma casta de privilegiados, mas jogaram todos no mesmo balaio.

    2. Pois é Eduardo. Será que o governo mudará sua posição em relação aos funcionários públicos. Creio que os Bozistas devem ter percebido que sem gente para carregar o fardo, o governo não funciona.

  5. Alô, redação, que tal contratar um revisor de textos como existia nos jornais de antigamente, hein?! Porque é dureza ser obrigado a ler coisas do tipo "a demissão do presidente do INSS, trata-se (...)" logo no parágrafo de abertura.

  6. o numero de PEDIDOS de BENEFICIOS a serem analisados seria bem menor se apenas quem REALMENTE tem direito a ele fizesse o pedido. há VAGABUNDOS em numero excessivo que quer tentar para ver se consegue e levam testemunhas que dão FALSOS TESTEMUNHOS e afundam mais ainda o INSS. Beneficios,tipo BPC devia ser dado APENAS para deficientes MENTAIS E DEFICIENTES FISICOS que não possam ser readaptados de função como ocorre na ALEMANHA. Beneficio para portador de HIV, APENAS para quem se contaminou em

  7. Providencia urgente é acabar com a estabilidade do funcionalismo público, ou, pelo menos, demitir os comprovadamente incompetentes. Profissionalizar a gestão e instituir pagamento por produtividade e qualidade de atendimento. Tem como? Tem, precisa so ter coragem de enfrentar a resistência..... É facil? Não...

  8. Um amigo fez o pedido no final de 2018 e só teve a aposentadoria concedida após 8 meses de espera principalmente porque não tinha nenhuma pendência documental. Um absurdo, o cara ficou sem recursos durante todo o tempo de espera, teve que tomar empréstimo com parentes pra sobreviver.

  9. complementando.... Nesta fila desde fevereiro do ano passado, mesmo tendo cumpridas todas as exigências para aposentadoria por tempo de serviço. Algo a pensar antes de votar novamente.

  10. E as contas do governo estão melhorando.... ah, tá. 2000000 de pedidos sem resposta. Quanto representa isto em $ ? Eu e a esposa nesta fila após termos cumprido todas

  11. Os filhos do bolsonaro indicam amiguinhos incompetentes para ocupar cargos de extrema importância...e ele o presidente aceita. Ele brinca de presidente! Eu como eleitor e outros milhões estamos ficando decepcionados.

  12. Coitado. Não recebeu os recursos para trabalhar e agora sujou sua biografia como picareta. Esta é o estilo de gerenciamento dos Bozistas: o culpado é sempre o outro!

    1. Abílio, não seja simplista. Os outros ministérios não lidam com aposentadorias de milhões de pessoas. Além disso, quem disse que os outros ministérios estão indo bem? Veja os indicadores!

    2. Errado. Assumiu a previdência a 1 ano, muito tempo para acertar os resquícios da bagunça deixada pelo PT. Porquê os outros ministérios de adequaram? Ele tem o Serpro e Dataprev na mão. Acertou o governo.

  13. o serviço público é ruim, insensível e oferece resistência passiva... os funcionários fingem que trabalham e enrolam muito... até cego vê ...

    1. O INSS perdeu um grande número de servidores por motivo de aposentadoria. Em alguns setores TODOS os servidores se aposentaram, como por exemplo no RH da Gerência-Centro do RJ. Os governos anteriores já sabiam que ia acontecer um verdadeiro Êxodo e nada fizeram pra evitar o que estamos vendo agora. Há quantos anos não se faz concurso?

    2. E SEMPRE ASSIM O POVO BRASILEIRO PAGA IMPOSTO ALTO E DEPOIS SO RECEBE PE NA B.. DOS ÓRGÃOS PUBLICOS (PUTO)

Mais notícias
Assine agora
TOPO