Marcus Leoni/Folhapress

‘Homem da mala’ assessora Felipe Santa Cruz na OAB

26.09.20 14:03

Delatado como o “homem da mala” de Felipe Santa Cruz, o advogado Anderson Prezia Franco é mantido em um cargo de assessor executivo da presidência da OAB, cedido pela seccional da entidade no Rio de Janeiro.

Prezia é sócio do escritório de Santa Cruz e aparece em uma causa ao lado do presidente da OAB no Superior Tribunal de Justiça. Ele já foi visto em compromissos fora da entidade com um famoso criminalista, defensor de réus da Operação Lava Jato.

Considerado por conselheiros como discreto em sua atuação na OAB, o advogado viu seu nome ganhar os holofotes a partir da delação do ex-presidente da Fecomércio Orlando Diniz — é o empresário quem diz que ele é o “homem da mala” de Santa Cruz.

Diniz conta ter sido apresentado a Santa Cruz em 2012, por Cristiano Zanin, advogado de Lula. Segundo Zanin, a “contratação” de Santa Cruz, então presidente da OAB-RJ, era importante para “fazer lobby”. Dois anos depois, ele teria pedido dinheiro vivo para financiar sua reeleição – àquela altura, Santa Cruz já falava em comandar o Conselho Federal da entidade.

Teria ficado acordado que, para fazer o repasse a Santa Cruz, a Fecomércio firmaria um contrato de 120 mil reais com Anderson Prezia Franco, cujo objeto seria consultoria em ações trabalhistas. À época, a entidade já acumulava 8 milhões de reais em gastos com escritórios de advocacia. Por isso, não haveria motivo para contratar Prezia. Segundo Orlando Diniz, o contrato só serviu mesmo para justificar o repasse de dinheiro a Santa Cruz.

Em nota, Prezia afirma que  “foi contratado pela entidade, em 2016, para atuar em processos trabalhistas no TRT e TST, em agravo de instrumento de recurso de revista”. “À época, o contato com o escritório foi feito via o Departamento Jurídico da entidade (Fecomércio)”.

Já Santa Cruz diz “rechaçar ilações mentirosas dessa delação fantasiosa”. Por meio de nota, o presidente da OAB ressalta “que nunca pediu qualquer tipo de apoio para campanha da Ordem ou negociou qualquer serviço com o senhor Orlando Diniz”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Quer resolver o problema na OAB? Coloque o pagamento de anualidade sem obrigatoriedade! Vai desinchar que nem os sindicatos petistas!

  2. O vagabundo comunista, filho de terrorista é odiado por mais de 90% dos seus colegas causídicos. Deveria explicar aos leitores como foi que se elegeu "presidente" dessa merda.

  3. Alô? Presidentes das OAB dos Estados da Federação? V. Sas irão apenas observar ou tomarão alguma atitude em defesa da classe e da sociedade?

  4. Em pensar que o atual presidente da OAB é cria do nefasto Waldi Damous já causa naúsea. Agora no cenário jurídico aparecem essas alianças envovendo os escritórios de advocacia, que mais atuam no mercado financeiro do que no campo jurídico. Zanin, Roberto Teixeira, Felipe e outros tem que explicar direitinho o "trabalho jurídico" na FECOMÈRCIO que geraram recursos desviados indiretamente dos cofres públicos. O público em geral aguarda a relação completa dos trabalhos executados.

  5. Parabéns !!! Eles tem as leis nas mãos e não se importam com a ralé. Seus familiares são comprados por terceiros e eles tbm sabem ... e assim segue a Justiça ...

  6. Esse presidente da Ordem ainda não pediu seu afastamento. A classe de advogados deveria em peso entrar na justiça pedindo o afastamento deste até o final das investigações.

  7. Em 2022 SÉRGIO MORO será nosso “PRESIDENTE LAVA JATO PURO SANGUE!” O Brasil finalmente terá Um Governo Fundado no “IMPÉRIO DA LEI!” Triunfaremos!

    1. Faço minhas suas palavras.So um governoc Moro pode nos salvar.Estamos pior que na era PT !!! desesperadora a situação do Brasil.

  8. Há algo de podre no reino do Santa Cruz. Defensor das Bancas milionárias de advogados que protegem os corruptos. A ligação de advogados criminalistas com corruptos não deixa margem da cumplicidade entre eles. A OAB sataniza a categoria. A imagem da classe sofre processo de desgaste perante à opinião pública.

  9. Muitos ignorantes extremistas não abrem mão de seus advogados, juízes, partidos e políticos de estimação ainda deliram entre A e B. Como se estivesse em uma cruzada do bem contra o mal, como se estivesse em um bom combate contra "o outro". Santa ingenuidade...o sistema está podre e é geral, aquilo que Moro e Dallagnol denunciaram e pagam o preço por isso: a corrupção é (pand) endêmica. Eles não soltam as mãos: direita e esquerda, tribunais e partidos. Só um descerebrado oportunista não vê...

  10. Como diria, diga-me com quem andas e.... Lula "papai" fez escola, semi-analfabeto, mas sabe ensinar o que não se deve. Aquela declaração dele, histórica, chamando o diretor da Petrobras, o Duque, em um hangar qualquer, e conversa sobre ter "dinheiro lá fora" ...cena de filme de "gângster" Fez escola sim senhor. Esse Santa Cruz ainda vai dar o que falar...

  11. Aditando o comentário anterior parece óbvio que a OAB, sendo um órgão que faz política, não poderia ficar fora dos vícios e defeitos da política vigente. Muitas malas serão transportadas, lícitas e ilicitamente, com papéis limpos e também com valiosos papéis sujos. E um mal do século!

  12. A OAB, como qualquer instituição nacional pública ou privada, é inegavelmente uma entidade política. Sua atuação é importante tanto para exigir direitos e deveres aos 1,2 milhão de Advogados nela inscritos como para participar do debate político nacional. Tanto isso é verdade que a entidade é uma das legitimadas pelo artigo 103 da Constituição Federal para ajuizar Ação Direta de Inconstitucionalidade. O que é isso senão participação direta na política e no regramento legal em nosso país?

  13. estamos fritos com essas gangs entrelaçadas pela OAB, Judiciario, Executivo e Legislativo. Por isso defendem os corruptos condenados .

  14. Esse presidente dessa entidade, deveria ter vergonha e renunciar, pois as evidências de seu partidarismo é exposto constantemente em seus atos. Ahhh ......mostre o balanço dessa OAB.Arrecadação maior que muitos municípios e o que ele faz de ajuda para a sociedade?

  15. O pior que os militares que tanto a sociedade decente botava fé, está se lambuzando por merreca igual rato no lixo!! está sendo uma decepção!!

  16. O Brasil é um corpo doente, acometido de câncer generalizado, à espera da extrema unção. Todas as instituições corrompidas. Continuemos inertes, pagando a conta. Acorda Brasil!!! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷

  17. O R. Goiaba estava certo. Temos de orar com devoção: "Livrai-nos, Senhor, dos Malamen". Houve evolução, sim. Passou-se dos serviços fajutos dos Cuecamen para o atendimento via Malamen. Evitou-se o caminho lógico, constituído pelos CeUrolamen. As CeUloras representam um portento em matéria de transposição; foram concebidas para o transporte de Euros e dólares, sobretudo. Deixam o Velho Chico no chinelo, assim como as cirurgias de Madame Botox, cujo umbigo foi, alegadamente, parar nas costas.

    1. O falecido Eça tinha razão. Quem vai se preocupar com os danos sociais causados pelos cuecamen, ceUrolamen e, sobretudo, malamen, se Madame Botox não mais consegue agitar os lábios carnudos e as bochechas outrora sedutoras? Mas o Eça, contemplando o sol em Póvoa de Varzim, jamais emitira um disparate como: "Tem de manter isso aí, viu?". Não será possível, mais uma vez, evoluir? Que foi feito dos avionetamen, que exploravam as rotas africanas e caribenhas? Não se fala mais dos voos da Rosemary?

Mais notícias
Assine
TOPO