Adriano Machado/Crusoé

Guedes defende congelamento de salário dos servidores por dois anos

05.04.20 21:28

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), defendeu neste domingo, 5, o congelamento de salário dos servidores por dois anos como forma de minimizar o impacto provocado pela crise do novo coronavírus nas finanças do país.

A ideia foi defendida por Guedes durante uma videoconferência fechada com a bancada do DEM. Segundo um dos participantes, o ministro disse que o setor público precisava dar o exemplo e que o presidente Jair Bolsonaro não aceita a proposta de redução dos salários, defendida por alguns setores liberais.

Guedes também concordou com parlamentares do DEM de que a flexibilização de regras de financiamento no socorro financeiro previsto a estados e municípios no chamado Plano Mansueto, por causa da pandemia, só deve vigorar até o fim deste ano. A partir de 2021, as exigências voltariam ao normal. O relator do projeto é o deputado Pedro Paulo, um dos participantes da videoconferência.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Congelamento por 2 anos! Só pode ser piada! Enquanto os trabalhadores privados estão tendo que escolher entre a demissão e a redução salarial, o ministro me vem com uma medida dessa! Qual a razão de tratamento tão desigual? Será que eles são muito mais produtivos? Será que mais uma vez o sacrifício será integralmente suportado pelo setor privado? E aquela proposta de campanha de mais Brasil e menos Brasília? É provável que o ministro tenha sido infectado pelo vírus do privilégio!

  2. Esse senhor quer transferir para os funcionários públicos a culpa pela sua incompetência? Eu, hein, vai fazer alguma coisa realmente proveitosa.

  3. Jaque o presidente não quer reduzir os salários dos servidores públicos,poderia reduzir o número de assessores não concursados, acabar com verbas não salariais, racionalizar a máquina pública e reduzir a jornada de trabalho e horas extras. Todos os benefícios e mordomias deveriam ser definitivamente extintos , principalmente nos poderes Legislativo e Judiciária. Aluguel de imóveis, auxílio paletó, auxílio livro, jetons, Veículos locados, deslocamentos em primeira classe ou executiva, etc.

    1. Lembre-se que ele só pode agir em relação aos servidores do executivo e lá já reduziu muito o número de assessores. Hora extra no executivo: não existe. Tudo o mais que você citou é nos outros poderes, então...

  4. Claro que vão concordar já que possuem os salários diferenciados e muito acima dos simples mortais que os elegeram e agora precisam deles. Além disso contam com outras de vantagens e como verbas "extras", cartões corporativos e etc.

  5. Se vier a tempestade que se anuncia, darão graças a Deus se receberem. Só faltava pensar-se em aumento salarial. E as mordomias: (carro c motoristas, verbas, punhado de assessores,). Não é de hoje que isso está pegando mal.

    1. Deixa de idiotice. Já estão congelados desde que o Temer assumiu, isso é, congelado para os servidores públicos do executivo, p q os outros legislativo e judiciário continuam mamando e muito.

  6. Se nesse congelamento não figurar o Legislativo e o Judiciário ficaremos mais uma vez só no ataque à massa miúda, preservando as castas de sempre e onde reside os maiores gastos

  7. Generalizar servidores públicos e confrontá--los aos trabalhadores da iniciativa privada e, nesse contexto gritar aos sete cantos que se deve cortar vencimentos é um crime, pois compara-se deputado ao professor-pesquisador universitário, um ganha muito outro quase nada para o faz. Corte seu vencimento e ele terá que procurar novo emprego, talvez no exterior e, o Brasil continuará a claudicar nas pesquisas e a importar tecnologias.

    1. Sim, não se pode generalizar mas os Servidores que realmente se esforçam nada fazem para denunciar aqueles que, do lado dele, nada fazem.

    2. Concordo. Enquanto houver essa generalização de servidores públicos, ou seja, não separarem o joio do trigo, haverá muitas injustiças. Já existem categorias com salários congelados há alguns anos e há relatórios indicando isso. Por que até hoje o Brasil não tributa as grandes fortunas? Qualquer país sério faz isso.

  8. Nada mais justo, pois quem paga os salários dos servidores é o povo brasileiro que deverá passar por uma séria recessão econômica após a quarentena.

  9. Congelamento de aumento de vencimentos por dois anos é "chover no molhado" para os servidores públicos que estão a anos sem nenhum reajuste descente e totalmente defasados dos índices inflacionários. Creio não haver nenhum problema por parte dos funcionários baixa renda, que é a maioria, com o pedido de que mordomias sejam cortadas, auxílio paletó, lagosta, cota de passagens aéreas, vinhos, cargos em comissão etc., se assim for que venha 2, 4, 6 ou mais anos de congelm, PARA OS TRÊS PODERES...

    1. Como disse PARA OS TRÊS PODERES, pois os bons reajustes somente alcançam S.Exas, sendo o máximo deste absurdo o STF e o Poder Legislativo, em geral, chegando o cúmulo de Assembléias Legislativas e Câmaras Municipais estipularem índices astronômicos de reajuste, além da garantia dos penduricalhos e, o povo demoniza o funcionário público.... Faça-me o favor...

  10. deveriam cortar todos os subsídios dos parasitas.congelar os salários por 2 anos .mas Bolsonaro é conivente com os cleptoparasitas

    1. Os servidores do executivo estão com salários congelados desde 2016. A propósito, o plano Geap aumenta anualmente, percentuais bem acima da inflação. A Geap tb será congelada??? os salários dos diretores reduzidos??

  11. Rapazes, há bilhões para serem cortados do orçamento em coisa menos essenciais que os servidores públicos. Quem vocês acha que trata dos doentes com o vírus? Quem vocês acham que desenvolve as pesquisas em busca de novos medicamentos? Pensem bem. Enquanto não cortar os 600 bi de subsídios que vai para os cleptoparasitas, o governo não tem moral para nada...

    1. Pois é... As pessoas aceitam qualquer discurso facilmente.

  12. Empresas privadas demitem, reduzem salários. Tudo para se adaptar ao caos na economia. Mas o setor público não! Está na lei a irredutibilidade de salários. Mas, só para a iniciativa privada. Os servidores são seres por demais importantes e por isso não podem ter vencimentos comprometidos. Se de fato no Brasil existe divisão por classes, estamos constatando as duas únicas classes que temos: Servidores Públicos e os Empregados da Iniciativa Privada.

    1. Não há dúvidas disso, mas deve-se apresentar a conta ao funcionário público? Nada contra fundo partidário, 30.000, ou mais, cargos comissionados, 513 deputados, sabendo-se que as decisões são de alguma lideranças, cada parlamentar arrasta mais de 30 assessores, cotas aéreas distribuídas a família e amigos etc. Por outro lado, falta professores qualificados, médicos, policiais etc., e estes ganham pouco... Então por quê falar genericamente em funcionários públicos?

    2. Não foi minha intenção generalizar taxando todos os servidores como marajás repletos de mordomias. Meu comentário foi apenas no sentido de que o tamanho do Estado no Brasil chegou a um ponto insuportável.

    3. João, os servidores públicos, em sua maioria, principalmente do Executivo, ganham pouco. A questão é o staff, as mordomias, a concentração de poder nas mãos de poucos que abusam e mamam nas tetas do governo. Generalizar e falar que funcionários públicos são "marajás" é papo de quem não conhece a realidade e repete discurso massificado vendido e comprado pelo povo sem maiores esclarecimentos que precisa de um bode na sala.

  13. Alguém avise ao Ministro que os salários já estão congelados há mais de dois anos. Ele realmente não sabe de nada ou acha que todo mundo é idiota que nem ele.

    1. Porque é realmente um idiota e só pensam neles. Quero ver cortar salários desse 513 deputados que não fazem nada, 81 senadores, 11 ministros do STF, só fazem saquear o país com altos salários e mordomias.. Pelo amor de Deus, está na hora de acabar com tudo isso.

  14. Boa ministro. Basta usar a lei basica da constituicao - "Todos sao iguais perante a leii". Entao se o menor assalariado nao recebe, ninguem reebe. E isto deve valer pra todos os poderes. Deve incluir nao so salarios mas beneficios na maioria das vezes absurdos. O custo da folha despencaria.

  15. Acho justo o congelamento de salários, acho que deveria ser descontados esses dias em casa. Que todos paguem junto as merdas que os governadores estão fazendo!

  16. Só se vai congelar o congelamento.O servidor de executivo está "congelado" há muito tempo.Se não pegar o legislativo, o judiciário e os militares ,é puro papo furado.Me engana que eu gosto!!!.

  17. Vai congelar salários de merreca. Esse poderoso só e’ prepotente com servidor público civil. Os altíssimos salários do judiciário e do legislativo ( que na devem ser abaixados, não congelados) são intocáveis. Na verdade, este é um assunto para desviar a atenção do circo.

  18. Entendo como um GRANDE PRESENTE de Guedes aos 'parasitas'. Na atual situação, todos, exceto o serviço público, vão perder e vão perder muito. Guedes jogou a toalha, seria melhor pedir demissão.

  19. 🇧🇷 Achavam que iriam ficar em casa sem nada lhes acontecer? 🇧🇷 Corta metade do salário dessa gente para sentirem na péle o que é ser constrangido e proibido de trabalhar.

  20. Tem que, inapelavelmente, começar pela ● corvolândia papa-lagostas, pela ● congressualha, pela ● deputalha estadual e pela ● vereadoalha. Inapelavelmente!!!

  21. Quero ver congelar o do alto judiciário as forças armadas a Fazenda agora as merendeiras as auxiliares de serviços gerais as auxiliares de enfermagem esses ganham uma miséria e já está congelado faz tempo

  22. Que tal iniciar cortando os 600 bi de subsídios anuais que o país concede a atividades improdutivas. Quando o governo fizer isso primeiro, então podemos conversar sobre os outros cortes. Taoquei?

  23. Ótima medida, desde que também sejam cortados todos os auxílios, benefícios, penduricalhos, etc., abusivos, indevidos e/ou ilegais; férias limitadas a 30 dias por ano, sem salário em dobro para todas as categorias; e nenhum pagamento de vencimentos que ultrapasse o teto constitucional, seja a que título for. Se o congelamento for limitado apenas aos salários, logo as associações de servidores descobrirão os meios de criar outras benesses para repor as perdas.

    1. Sim, sera um grande beneficio a nação, a começar pelo judiciário, onde o Presidente do STF, Ministro Dias Toffoli disse que não aceitar e que já existe um acordo com o governo da não redução das mamatas!

    1. 🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪🤪 tamo fudido de todos os lados.

    2. Principalmente juízes e procuradores. que adoram posar de vestais, mas dão péssimos exemplos aos outros poderes.

  24. 5.653 pessoas morreram por DESNUTRIÇÃO no Brasil em 2017, legado da ESQUERDALHA. 15 mortes por dia. Alguém comentou? Houve histeria? Culparam alguém? Fizeram escândalo? Espalharam o pânico? Fonte Ministério da Saúde. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL. De 1 de janeiro a 5 de abril de 2017 já haviam morrido na PÁTRIA AMADA BRASIL 1.425 POBRES. Literalmente mortos de fome. Façanha do PT e seus mitos.

  25. Se os tais servidores forem incluidos os togados, os procuradores, os ministros, os parlamentares, os barnabés, tá mais do que na hora.

  26. Congelar significa manter. Tem mais é que diminuir salários, aposentadoria no (meu) estilo INSS, acabar com os malditos imorais penduricalhos, $$$ pós morte prá filhas não casadas, mas que se juntaram e tem famílias, etc e tal... Tudo isso é um sonho, mas como fica a maior da desgraça do país?...os vários "Zeuses do Olimpo" ligados, acorrentados ao "melhor" esquema OAB - Criminalista? Como esse ciclo maldito será rompido?

  27. Quem quer apostar como a corja de vagabundos que vive como nababos às custas de quem paga impostos altíssimos, irá protestar e se recusar? Todos os servidores públicos quer a nivel federal ou estadual irão se recusar a abrir mão dos salários astronômicos.

    1. Jose, sem acento, você definitivamente precisa se tratar. Seu caso é gravíssimo. Não adianta negar a realidade e viver fora dela.

    2. Kkkkkkk. Olha quem fala? O medíocre cucaracha. O cara nem aqui vive. Fugiu do país para ser lambe sapato do tio sam. Sai para lá cucaracha, você não é mais brasileiro. Vai dar pitaco no teu país. Albertinha cucaracha, cucaracha...

    3. Teria que ter um piso mínimo, abaixo deste piso, não teria congelamento ou redução, acima aí sim, redução e congelamento.... Não são todos os funcionários públicos que ganham muito acima da média...

    4. De fato, como o Fábio mencionou, precisamos cuidar pra não generalizar. Tem funcionários públicos federais, estaduais e municipais. Dentro desses os federais são os de maiores salários, mordomias e penduricalhos, mesmo assim nem todos. Isso depende das áreas às quais estão ligados. Saúde e educação pra variar são os mais fodidos, mas de novo, nem todos, pois sempre tem esquema em tudo nesse Brasilsão!

    5. Sou servidor e não tenho salário astronômico meu chapa. Me f... trabalhando e para de falar m...

  28. E os salários da alta cúpula , especialmente de Juízes , desembargadores , ministros e os penduricalhos, vão ficar só congelados?

    1. Segundo reportagem recente da Crusoé Toffoli já anunciou que no bolso do Judiciário ninguém irá mexer!

  29. Sou servidor público e acho que o ministro tem razão. Nosso sacrifício é algo necessário. É como ter de doar os anéis para não perder os dedos.

    1. Quase todos os setores da iniciativa privada estão sofrendo muito. Chegou a hora de quem recebe do erário público ( leia-se , dos impostos altíssimos e compulsórios que todos pagamos), em especial quem recebe acima do teto do INSS, abrir mão de 50% de seus salários, jetons, auxílio terno e outras sem vergonhices.

Mais notícias
Assine agora
TOPO