Adriano Machado/Crusoé

Grupo criado pela Casa Civil para retomada exclui pasta de Mandetta

14.04.20 10:05

O ministro da Casa Civil, general Braga Netto, excluiu o Ministério da Saúde do grupo de trabalho criado para desenvolver ações estratégicas para a recuperação, crescimento e desenvolvimento do país após a crise do coronavírus. O colegiado foi criado por meio de resolução publicada nesta terça-feira, 14, no Diário Oficial da União.

O ato prevê que o grupo será formado por um representante titular e um suplente de 16 dos 22 ministérios que compõem o governo Bolsonaro. Além da Saúde, ficaram de fora da lista os ministérios da Justiça; da Educação; da Cidadania; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e o Banco Central. Procurada, a Casa Civil ainda não respondeu por que Saúde ficou de fora.

A exclusão ocorre em meio a atritos do titular da pasta, Luiz Henrique Mandetta (foto), com o presidente Jair Bolsonaro, por divergências em relação à forma de combater o coronavírus no Brasil. Nos últimos dias, Mandetta também acabou se indispondo com ministros da ala militar, como Braga Netto, após dar entrevista ao Fantástico com críticas diretas ao presidente.

Como Crusoé mostrou há pouco, o objetivo do grupo de trabalho é propor ações estruturantes, atos normativos e medidas legislativas para a retomada das atividades afetadas pela pandemia, articular com estados e empresas públicas e privadas propostas contra a crise, além de propor medidas na área de infraestrutura, com foco em obras públicas e parcerias com o setor privado.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Atenção assinantes da Crusoe, para não serem surpreendidos como eu, enviem EMail : [email protected] e solicitem a retirada da renovação de assinatura automática. Isso é uma armadilha dessa revista. Terei que pagar mais 12 meses para poder cancelar assinatura.

    1. Tem que pagar mais 12 meses a partir do pedido de cancelamento. Mas que históia é esta?

  2. Se o objetivo é a retomada das atividades afetadas pela pandemia qual seria contribuição do Ministério da Saúde? Talvez fosse propor o aumento dos recursos públicos aos planos de saúde privados que estão salivando com a receita advinda das crescentes internações na UTI

  3. Excelente medida. Parabéns!!! Vamos mostrar que temos muito a fazer. O governo federal deve assumir seu protagonismo sendo o indutor de um grande projeto nacional de obras estruturantes.

  4. O Exército Brasileiro tem em seus quadros médicos com a mesma competência, ou até mais, do que o sr. Mandetta, cujas opiniões também devem ser ouvidas. Estão enchendo muito a bola deste médico/POLÍTICO.

  5. Os articulistas desse site, estão mais para escritor de novela. O negócio deles é escrever, não importa a qualidade da matéria.

  6. Não vejo a menor necessidade do MS compor esse grupo. O futuro da saúde pública desse país vai ser definido pelo eleitor e pelos políticos. SAÚDE PÚBLICA, UNIVERSAL E DE QUALIDADE, JÁ!

    1. Canadá, França, Inglaterra, é tudo comunista, né? Só rico pode ter saúde de qualidade. Fora o lobby da saúde privada que sabota o SUS há décadas. Acorda, André!

    2. Sonho meu!!! Sonho meu!!! Quer sistema socialista amigo, vai pra Cuba/China. O Sus é uma bosta. Sou enfermeiro e digo claramente!!! Não funciona! O serviço privado, mesmo sendo brutalmente regulamentado ainda é o que salva a saúde desse país!

    1. Bolsonaro não cumpre os acordos. Ela não tinha que ter saído no meio do povo estando junto do Ministro que recomenda que não se faça isso. Fez isso para provocar por que não teve peito para bater pé e demitir o ministro simplesmente, aceitou o acordo para depois querer pisar em cima. Isso é molecagem, não atitude de um presdiente!

    2. Acho que essa sua colocação é muito rasa, a questão é que ele como Ministro da Saúde e médico faz um recomendação técnica à população e o presidente vale-se do cargo politico para mostrar que manda mais. Se ele tem a caneta, que demitisse se achava que devia, sem afrontar o ministro publicamente, como aliás, já fez com outros,inclusive com Moro.Essa necessidade de humilhar os ministros me parece algo psicologicamente mal resolvido que mais depõe contra ele do que contra o atingido.

    3. É q o Mandetta está achando q está acima do Presidente. Com a entrevista ao Fantástico ele retirou a máscara e mostrou seus objetivos políticos...uma decepção, principalmente p os Generais do Palácio.

  7. Será que os autores da nota não pensaram que pode ser que o Ministério da Saúde não tenha sido envolvido nesse grupo de trabalho simplesmente porque não há sinergia entre a atividade fim dessa pasta (cuidar da saúde dos brasileiros) e a do grupo de trabalho (retomada da economia)?

    1. Pode ser Cleyton. por isso é importante esclarecerá notícia. Antagonistas, não merecemos interrogações e sim informações.

  8. Escolhi ser assinante da Crusoe pensando que estaria dispondo de um jornalismo isento e de qualidade. Comparando o título da notícia com a notícia em si, vi que me enganei. É mais um canal de informação que torce para que o Brasil dê errado! Lamentável!

    1. Não sabia que havia alguém incomodado com minhas opiniões! Deve ser mais um que não aceita opiniões que divirjam de sua ideologia. Tem melancia no pedaço!

    2. Você se repete, amigo. Que tal deixar de visitar o site? Você não é obrigado a estar aqui.

  9. Verdade isso? Crescimento e desenvolvimento sem Saúde?? Grupo estratégico?? Por favor Antagonistas, leiam com atenção esse ato, principalmente suas considerações. Deve ser ideia de militar.

    1. Mas já vinha sendo assim. Não divulgava absolutamente nada sobre a Saúde antes da pandemia, a unica coisa que lei nos jornais foi o o aval da ANS para o aumento dos planos de saúde.

  10. dois jornalixos para escreverem essa nota infeliz. excluir seria se o ministério estive no grupo. não se exclui o que não está incluso. cada dia pior essas notas.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO