'Grave tentativa de intimidação', diz Abraji sobre assédio a repórter de Crusoé
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, repudiou nesta segunda-feira, 1º, as ameaças a André Spigariol, repórter de Crusoé, feitas pelo publicitário Marcos Marques (foto), que se apresenta como Markinhos Show, escolhido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para coordenar a estratégia de comunicação da pasta durante a pandemia de Covid-19. O comissionado atacou o...
A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, a Abraji, repudiou nesta segunda-feira, 1º, as ameaças a André Spigariol, repórter de Crusoé, feitas pelo publicitário Marcos Marques (foto), que se apresenta como Markinhos Show, escolhido pelo ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, para coordenar a estratégia de comunicação da pasta durante a pandemia de Covid-19.
O comissionado atacou o repórter em mensagens diretas e publicações em suas redes sociais após a veiculação de uma reportagem que explica como, pelas mãos de Pazuello, ele ascendeu repentinamente na carreira, e logo na gestão da maior crise sanitária vivida pelo país nos últimos cem anos.
O texto ainda traça o perfil do marqueteiro, que se diz hipnólogo, palestrante motivacional, vende máscaras na internet e, com frequência, desliza no português em seus posts.
Na sexta-feira, Markinhos Show publicou uma foto do repórter no Twitter, classificando-o como “pobre assalariado infeliz”. No dia seguinte, desta vez usando sua conta no Facebook, divulgou dados da empresa aberta por André Spigariol para prestar serviços jornalísticos.
Em nota, a Abraji afirmou que "o linchamento virtual e a exposição de dados pessoais de jornalistas constituem grave tentativa de intimidação, sobretudo quando perpetrados por um agente público".
A entidade ressaltou que "é premissa do jornalismo apurar se uma pessoa contratada pelo governo com recursos públicos tem as qualificações necessárias". "Nas democracias, muitas vezes é a imprensa quem faz esse escrutínio — não com o objetivo de destruir reputações, mas, sobretudo, para apontar possíveis inadequações, imprecisões e conflitos éticos", emendou.
Crusoé perguntou ao Ministério da Saúde e ao Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República – ao qual está vinculada a Abin, o serviço de inteligência oficial – se Markinhos Show utilizou a estrutura do governo para escarafunchar a vida do repórter. Até o momento, não houve resposta.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (6)
Natalia
2021-02-02 06:50:24Até agora o Show ficou mesmo foi por conta das gafes imperdíveis: - A do avião da FAB fantasiado de Zé Gotinha, para buscar uma vacina injetável, que não conseguiu comprar, muito menos levar! kkkk... Segue o vírus!
ondivaldo silva junior
2021-02-02 04:24:11Essa revista é composta por vermes do jornalismo. Parciais de bosta. Acham que podem fazer o que quiserem com os outros mas com as bonecas da revista não se pode nada. VTNC
QUEM É JOHN GALT ?
2021-02-01 21:18:57Somente um incompetente como o general Pazzuelo, para contratar uma figura tão exótica, como é o caso deste tal de Markinhos Show. Acho um deboche com o Brasil, contratar um sujeito desses para cuidar da comunicação do Ministério da Saúde em plena pandemia, que já ceifou milhares de vidas brasileiras. O fato dele atacar o jornalista, mostra que além de incompetente, é truculento, perfil muito valorizado nesse desgoverno do Bolsonaro.
FERNANDO ANDRADE
2021-02-01 20:32:12Impressionante, está pior, mas bem pior que imaginamos, esse governo. Além de ignorante, parece que o vendedor de máscaras é arrogante. Nem a situação atual na governança!! Pobre Brasil.
Maria
2021-02-01 20:27:31Total apoio e força ao competente jornalista André Spigariol! Quanto ao “hipinólogo”... 🤫 que pegue um bom processo, no mínimo! Realmente, o Brasil virou a “casa do pai jair” (minúscula proposital) que é uma Casa da Mãe Joana muito, mas muito pior em todos os sentidos!
Jose
2021-02-01 19:38:52Eu já sei onde o Marquinhos show irá parar. Na Papuda como brinquedo de estimação do PCC!