Governo pode retaliar países que boicotarem o Brasil por questões ambientais, diz Heleno
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno (foto), afirmou nesta terça-feira, 22, que o governo federal pode retaliar países que, eventualmente, decidam boicotar produtos brasileiros devido a questões ambientais. O militar classificou como "descabidas" as críticas recebidas pela gestão Jair Bolsonaro. "[Retaliar] é uma medida que, obviamente, pode estar na mira do...
O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Augusto Heleno (foto), afirmou nesta terça-feira, 22, que o governo federal pode retaliar países que, eventualmente, decidam boicotar produtos brasileiros devido a questões ambientais. O militar classificou como "descabidas" as críticas recebidas pela gestão Jair Bolsonaro.
"[Retaliar] é uma medida que, obviamente, pode estar na mira do governo brasileiro. Só que é aquele negócio: você já comprou uma coisa finlandesa, norueguesa, sueca? Eu não me lembro de ter na minha casa esses produtos", disparou, em entrevista à Rádio Bandeirantes. Questionado sobre itens alemães, o general afirmou que "esse é um que até valia a pena". "Mas eu não quero nem citar países. Tenho muito medo de criar um problema diplomático e ser injusto até."
A fala de Heleno ocorre uma semana após a Parceria das Declarações de Amsterdã cobrar do governo federal iniciativas para conter o avanço do desmatamento na Floresta Amazônica e afirmar que a atual situação torna cada vez mais difícil a compra de produtos brasileiros ou investimentos no país. O grupo é formado por Alemanha, Dinamarca, França, Itália, Noruega, Holanda e Reino Unido. A Bélgica também se juntou ao chamado.
Na avaliação do general, diversas nações e instituições reprovam a atual política ambiental brasileira pelo desejo de tirar o presidente da República do poder. Ele defendeu, por exemplo, medidas legais contra a Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, Apib, e disse que o governo está "levantando dados dessa instituição".
"A minha opinião é que nós temos que ir para cima disso. Estamos levantando dados sobre essa Articulação dos Povos Indígenas, até porque acho que eles não têm nem CNPJ. Então, estamos buscando qual é a real missão deles, quais são seus verdadeiros objetivos para, se for o caso, mover uma ação contra esse trabalho nefasto que eles fazem", pontuou.
Indagado sobre quais países estariam agindo contra o Brasil, Heleno optou por nomeá-los. "Fica difícil de eu citar os países. Eu vou comprar uma briga para o Brasil, que é exatamente o que a gente não quer. É lógico que as pessoas que leem jornal, que são bem informadas, têm na cabeça quais são esses países. Não cabe a nós, do governo, citar esses países, que eu vou criar um problema diplomático internacional. Eu também não vou botar minha cabeça à prêmio, porque não vale a pena. Eu ando sem segurança, a gente não pode exagerar", completou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Heloisa
2020-09-23 18:51:46Me poupe general , para o povo brasileiro honesto e trabalhador são exageradas e muito frequentes as psicopatias do BolsoNero, não precisa aboná-lo nas suas alucinações. Fique na sua, já é um grande favor prestado ao Brasil, chega de mostrar ao mundo a incompetência deste governo.
FRANCISCO
2020-09-23 15:34:26A Junta Militar além de faltar com a verdade é arrogante. Ademais, subserviente ai cappo della famiglia Bolsonaro. Para mudar, Moro Presidente.
FRANCISCO
2020-09-23 12:11:40“Esses países “, segundo Heleno, estão fazendo aquilo que o Trump disse em seu dicurso. Cada um tem que cuidar de seu pais.
Jader cabral
2020-09-22 17:57:50o general heleno é a prova de que até um imbecil pode ocupar um lugar de destaque...
Rafael
2020-09-22 17:03:30Deixa de vender alimentos a eles ficamos a vê-los passando fome...
Jandira
2020-09-22 16:42:41Só lero-lero, de quem não tem o que dizer...
LUIZ
2020-09-22 14:59:14A politização da narrativa ambiental veio substituir a sanitária, a escravagista, e tantas outras criadas para conter a competência nacional na produção de alimentos. Muito pouco se comenta sobre os incêndios californianos e siberianos , ou pelo esgoto a céu aberto que é a China cuja latrina principal são as águas oceânicas.
Jorge
2020-09-22 14:57:40Não entendo porque algumas pessoas estão aqui!! CRUSOÉ é uma revista decente, honesta, compromissada com a verdade! Serão espiões?
Jorge
2020-09-22 14:48:29Paranóia misturada com burrice com influências soberbas da FAMIGLIA Rachid e toda a corja!
César
2020-09-22 14:34:43Isso mesmo General, vamos boicotar a Europa inteira, se Joe Biden ganhar e vier com essa frescura, boicotamos os EUA também. Quem precisa dos produtos desses comunistas?