Crusoé
24.06.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Governo faz parcerias para acelerar concessões no setor ferroviário

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal fechou acordo de cooperação técnica com os estados de Minas Gerais, Pernambuco e do Rio Grande do Sul para apoiar projetos de concessão no setor ferroviário. Pelo acerto, os governos estaduais e a União vão atuar conjuntamente para acelerar a privatização de empresas...

Crusoe
Redação Crusoé
1 minuto de leitura 07.03.2020 16:11 comentários 10
Governo faz parcerias para acelerar concessões no setor ferroviário
CBTU
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

A Secretaria Especial do Programa de Parcerias de Investimentos do governo federal fechou acordo de cooperação técnica com os estados de Minas Gerais, Pernambuco e do Rio Grande do Sul para apoiar projetos de concessão no setor ferroviário.

Pelo acerto, os governos estaduais e a União vão atuar conjuntamente para acelerar a privatização de empresas públicas que atuam no segmento. Um dos focos é desestatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos, a CBTU, responsável pela gestão e operação do metrô em Belo Horizonte, no Recife e em outras capitais.

No Rio Grande do Sul, o objetivo do acordo de cooperação técnica é estruturar a privatização da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre. A estatal tem como acionista a União, que tem 99,88% do capital, além do estado do Rio Grande do Sul e o município de Porto Alegre. A empresa opera os 43 quilômetros de trens urbanos da região metropolitana da capital gaúcha e tem cerca de 1,1 mil empregados.

Diários

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé Visualizar

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé Visualizar

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé Visualizar

Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Redação Crusoé Visualizar

Cepeda reconhece derrota para Espriella na Colômbia

Redação Crusoé Visualizar

Uma má notícia para a candidatura do 'profexô' Luxemburgo

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A derrota triunfal de Trump

A derrota triunfal de Trump

Visualizar notícia
A ressaca do IPO mais esperado do ano

A ressaca do IPO mais esperado do ano

Visualizar notícia
"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

"Eu é que fui traída", diz Soraya sobre bolsonarismo

Visualizar notícia
'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

'Interventor do STF deve perceber como é difícil ser vidraça', diz Portinho

Visualizar notícia
Master atinge governo Lula

Master atinge governo Lula

Visualizar notícia
Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Michelle promete explicar "o que aconteceu no Ceará"

Visualizar notícia
O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

O fenômeno "El Tigre" na Colômbia

Visualizar notícia
O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

O impacto eleitoral do caso Master para Ciro Nogueira

Visualizar notícia
O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

O Irã concordou ou não com inspeções nucleares?

Visualizar notícia
Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Por que o governo Lula não vai participar da audiência sobre tarifaço

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Belo Horizonte

CBTU

PPI

setor ferroviário

< Notícia Anterior

Malvinas voltam à pauta do governo argentino

07.03.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Embaixadora de Guaidó espera Itamaraty para ocupar embaixada

07.03.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Mauro

2020-03-09 07:58:19

Parabéns a repórter pela reportagem . Uma das poucas da revista sem viés politico.


Miguel

2020-03-08 14:40:51

Só faltam 7 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.


Catilinário

2020-03-08 10:01:44

43 KM de linha e 1.100 empregados! Que relação de eficiência!


Vera

2020-03-08 09:00:35

Em frente PRESIDENTE !Enquanto a esquerdopata acefala


Alvany

2020-03-08 08:32:37

Os prejuizos entre outros se dão por gestões mau operacionadas o que não ocorre com o setor privado por priorizar, primeiramente, estruturação solida de suas empresas seguida de contrações pacitadas para operá-las. O setor público até se esforça, não podemos negar (...) O que mata as empresas públicas é o malcaratismo dos que estão dirigindo. Conheço pessas honesta que testemunham e/ou testemunharam todo tipo de corrução, mas sufocadas pelos que tem poder de mando impedindo-as de denuncias.


Waldir

2020-03-08 00:42:05

Em São Paulo, as linhas da CBTU já foram privatizadas tem mais de década. As da antiga FEPASA, idem. Não sei por que as outras unidades federativas simplesmente não “brincam” de “vamos seguir o líder! Não é mais fácil copiar aquele que deu certo, a tentar inventar a roda?


Flávio

2020-03-07 23:53:48

privatiza já


Renato

2020-03-07 18:56:36

A TRENSURB em Porto Alegre/RS é uma voraz engolidora de recursos mal aplicados. Um saco sem fundo, segurado nas bordas por sindicalistas petistas e comissários do povo instalados a décadas na Prefeitura. Quando os funcionários entram em greve, mais de 171 mil pessoas a cada dia, ficam sem poder trabalhar.


LuisR

2020-03-07 18:35:24

Nada a ver o Governo Federal ser responsável por tens urbanos!!


James

2020-03-07 17:52:47

é muito funcionário, dá mais de 25 funcionários por km. Não é a toa que o RS está quebrado.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Mauro

2020-03-09 07:58:19

Parabéns a repórter pela reportagem . Uma das poucas da revista sem viés politico.


Miguel

2020-03-08 14:40:51

Só faltam 7 dias para 15 de março, o #DIAdoFODA-SE ou #DIAdoFURO ou #DIAdoHELENÃO. Homenageados: Gal. HELENO, MORO e BOLSONARO. As guerras são vencidas NAS RUAS. Indo às ruas ESCORRAÇAMOS a dilmANTA, ENJAULAMOS o luLARÁPIO e ENFIAMOS a Reforma da Previdência pela GOELA ABAIXO do congresso. Dia 15 de março o #DIAdoFODA-SE . Em Copacabana às 10h no Posto 5. CONTRA AS CHANTAGENS DO CONGRESSO. Favor divulgarem outros locais e horários de encontros do #DIAdoFODA-SE - 15 de março.


Catilinário

2020-03-08 10:01:44

43 KM de linha e 1.100 empregados! Que relação de eficiência!


Vera

2020-03-08 09:00:35

Em frente PRESIDENTE !Enquanto a esquerdopata acefala


Alvany

2020-03-08 08:32:37

Os prejuizos entre outros se dão por gestões mau operacionadas o que não ocorre com o setor privado por priorizar, primeiramente, estruturação solida de suas empresas seguida de contrações pacitadas para operá-las. O setor público até se esforça, não podemos negar (...) O que mata as empresas públicas é o malcaratismo dos que estão dirigindo. Conheço pessas honesta que testemunham e/ou testemunharam todo tipo de corrução, mas sufocadas pelos que tem poder de mando impedindo-as de denuncias.


Waldir

2020-03-08 00:42:05

Em São Paulo, as linhas da CBTU já foram privatizadas tem mais de década. As da antiga FEPASA, idem. Não sei por que as outras unidades federativas simplesmente não “brincam” de “vamos seguir o líder! Não é mais fácil copiar aquele que deu certo, a tentar inventar a roda?


Flávio

2020-03-07 23:53:48

privatiza já


Renato

2020-03-07 18:56:36

A TRENSURB em Porto Alegre/RS é uma voraz engolidora de recursos mal aplicados. Um saco sem fundo, segurado nas bordas por sindicalistas petistas e comissários do povo instalados a décadas na Prefeitura. Quando os funcionários entram em greve, mais de 171 mil pessoas a cada dia, ficam sem poder trabalhar.


LuisR

2020-03-07 18:35:24

Nada a ver o Governo Federal ser responsável por tens urbanos!!


James

2020-03-07 17:52:47

é muito funcionário, dá mais de 25 funcionários por km. Não é a toa que o RS está quebrado.



Notícias relacionadas

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Irã propõe criação de 'Otan muçulmana'

Redação Crusoé
24.06.2026 16:15 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Paris Filmes diz que não vai distribuir 'Dark Horse'

Redação Crusoé
24.06.2026 15:44 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Espriella promete bombardear "todos os acampamentos narcoterroristas"

Redação Crusoé
24.06.2026 14:59 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Janja reclama da falta de atenção da imprensa

Redação Crusoé
24.06.2026 14:53 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso