Governo divulga manual sanitário para abordagens policiais
O Ministério da Justiça e Segurança Pública produziu um manual com orientações para a atuação de agentes de segurança durante a crise do coronavírus. O documento traz diretrizes para abordagens policiais e para atendimentos em delegacias, por exemplo. A pasta também esclareceu dúvidas de policiais sobre a abordagem de pacientes que descumprirem determinações sanitárias, como...
O Ministério da Justiça e Segurança Pública produziu um manual com orientações para a atuação de agentes de segurança durante a crise do coronavírus. O documento traz diretrizes para abordagens policiais e para atendimentos em delegacias, por exemplo.
A pasta também esclareceu dúvidas de policiais sobre a abordagem de pacientes que descumprirem determinações sanitárias, como o cumprimento da quarentena por pessoas infectadas. “Cuidar de si é também cuidar dos outros”, afirmou o ministro Sergio Moro, ao divulgar as ações.
Nas abordagens, prisões ou conduções de pessoas durante a pandemia, o policial deve, sempre que possível, usar equipamentos de proteção individual, como máscaras e luvas. Caso possível, é preciso orientar o abordado a cobrir a boca e o nariz com alguma proteção, como lenço, pano ou camiseta. Quando possível, os policiais podem oferecer máscaras.
Após a abordagem, os agentes de segurança devem lavar as mãos ou higienizá-las com álcool em gel. Os policiais devem sugerir que os presos com sintomas fiquem separados dos demais. Também é preciso higienizar as viaturas com álcool ou outro desinfetante, com atenção para áreas como maçanetas, volante, manopla do câmbio, rádios, bancos, cofre e algemas.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (1)
Joel
2020-04-03 13:15:37Precisa proteger os policiais, sim. A esquerdalha ficou mais perigosa ainda. Agora sua 2ª grande arma de ataque ficou mais potente e até letal (a primeira é a língua): cuspir nos desafetos e oponentes. Antes só cuspiam bactérias comuns e fel, agora tem um vírus chinês na munição salivar. Jipe Willis, Zé de Abreu e outros devem estar remuniciando o catarro.