Adriano Machado/Crusoé

Familiares pedem para Mandetta se demitir; aliados, para focar no trabalho

03.04.20 11:48

Enquanto familiares defendem que o ministro da Saúde peça demissão, aliados políticos aconselham Luiz Henrique Mandetta (foto) a resistir e a focar no trabalho. A avaliação desses aliados é de que o presidente Jair Bolsonaro quer forçar o ministro a pedir demissão e, assim, tentar colar nele a pecha de “covarde”, por “abandonar” o país em meio à pandemia do coronavírus.

Em entrevista à rádio Jovem Pan nesta quinta-feira, 2, Bolsonaro admitiu que ele e Mandetta não estão se “bicando há algum tempo”. Disse que “falta humildade” ao auxiliar e que nenhum de seus ministros é indemissível. O titular da Saúde respondeu, mas sem alimentar o embate com o presidente. “Quem tem mandato popular fala, e quem não tem, como eu, trabalha“, afirmou.

Depois da resposta, Mandetta foi à residência oficial do presidente do Senado, Davi Alcolumbre, onde jantou com o senador e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia. Os dois parlamentares são do mesmo partido do ministro, o DEM. Na conversa, Maia e Alcolumbre aconselharam Mandetta a não se demitir, para evitar que Bolsonaro use isso para transferir a culpa da crise para o ministro.

Aliados dizem que, embora admita que a situação está ruim, o titular da Saúde demonstra disposição em resistir. “Ele é tinhoso”, afirmou um parlamentar do DEM a Crusoé. Segundo aliados, a alfinetada de Bolsonaro de ontem não foi o ponto alto da crise. O momento mais crítico, dizem, foi a conversa do ministro com o presidente no sábado, 28, no Palácio da Alvorada.

Segundo auxiliares, o apoio de outros ministros também vem ajudando Mandetta a resistir, principalmente os de Sergio Moro, Paulo Guedes e do general Braga Netto. Por outro lado, o grupo de Mandetta está muito irritado com os movimentos do deputado Osmar Terra para assumir a Saúde, o que fez até com que apelidassem o parlamentar de “Osmar Trevas”.

Entre os familiares do ministro que têm pedido para ele entregar o cargo está a mulher de Mandetta. Ela também é médica como ele e trabalha em um hospital público de Brasília.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

Edição nova toda Sexta-Feira. Leia com Exclusividade!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

Deixar para mais tarde

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Entre as grandes "qualidades" do "competente" BOÇALnaro está a impulsividade, o despreparo, os raciocínios tortuosos e primários dos misólogos, a auto imagem distorcida, a desconfiança de tudo e de todos e a ciumeira dos mais preparados intelectualmente. No passo em que as coisas estão indo, o desastre é inevitável ! Infelizmente, sempre vão existir os "violinistas do Titanic", como o oportunista e irresponsável Osmar Trevas, que afoitamente buscam, a qualquer preço, o seu momento de glória.

  2. Mandetta não precisa de conselhos do Maia e muito menos,do Alcolumbre. Um craque. Os outros dois são pernas de paus. Só sabem dar caneladas nos adversários. Mandetta é artilheiro, com gols de placa. É outro patamar.Favorito a Bola de Ouro deste ano. Maia e Alcolumbre só estão no time por serem protegidos do treinador. Pela bola que jogam não passariam de gandulas. São sempre os primeiros a correrem para abraçar o artilheiro na hora das comemorações dos gols. Tecos, tecos.

  3. Aguentar um "mandão" igual a Bolsonaro não é para qualquer um. Ele desestabiliza qualquer emocional. Eu, se fosse Dr. Mandetta, já teria mandado o Ministério da Saúde às favas há muito tempo.

  4. Se o dr. Mandetta quer agir exclusivamente conforme a OMS e suas conclusões, tudo bem e, tem que ser respeitado, agora se ele não concorda e nem tem a capacidade de convence-lo, então que peça demissão ou o presidente o demita. Não esqueçamos que quem o eleitor colocou na presidência foi o Jair Bolsonaro e quem não concorda, que espere a próxima eleição para presidente. Esperamos 16 anos, porque os contras não podem esperar.

    1. Ah, sai pra lá com essa conversa pra boi dormir. A Dilma ( o Lula, o FHC, etc....) , também foi colocada na presidência pelo eleitor e no entanto foi retirada quando mostrou-se incapaz, como vem demonstrando JB!

    2. Edmar, desde quando alguém, além dos filhos milicianos, esse cavalo escuta? Eu votei nesse desequilibrado para evitar que a facção do PT votasse ao poder. Ingenuidade sua em achar que esse despreparado escuta os seus ministros. Quantos aliados de primeira foram execrados por esse imbecil? Generais, políticos, o finado Bebiano, e tantos outros que simplesmente ousaram discordar das petulâncias desse desgoverno! O cara arruma intriga com todo mundo, o dia todo... será que só ele tem a razão?

  5. Tem que se tirar a cortina da frente dos olhos pra enxergar. É guerra política. Atrás do Mandetta estão o nhonho botafogo e o filhote de sarney.

  6. Como podemos chamar o presidente de incompetente com a escolha de todos estes ministros que trabalham e todos mostram competência, lealdade e amor ao nosso país. Não são corruptos e só espero que não deixem se levar pelas intrigas que os adversários de um presidente querem semear para a corrupção voltar ao país. Nós mudamos e vamos manter esta mudança mesmo com tanta crise que a oposição cria alimentando com a imprensa a desinformação do cidadão. Pra frente Presidente! Pra frente Min Mandeta!

    1. A SÍNDROME DE ABSTINÊNCIA DOS LARÁPIOS ESTÁ LEVANDO A LOUCURA A PETRALHADA.

    2. Kkkkkkkkkkkk. O vírus deve ter atacado o cérebro do xará.

  7. Se o Mandetta sair o Presidente Chapolin colorado pode ceder o Lugar ao Mourao. AINDA BEM QUE TEMOS O MOURAO a vacina contra o CAPITAO CUECA

  8. Fica Mandetta, esquece este doido varrido. Já trabalhei com chefes doidos e incompetentes, sei bem como é difícil e frustrante. Precisamos de você no controle deste ministério. Sugiro estudar possíveis frentes de flexibilização em áreas menos criticas mas, bem fundamentadas em critérios técnicos de saúde

    1. Verdade Odete. Mourão já! Mandetta e Mourão deram um no tático no Bozo. Se o Bozo tentar demiti-los, o Bozo cai. Resta ao Bozo forçar a saída deles. Como a população acredita mais nos ministros do que no genocida, o Bozo ficou encurralado. Pior ainda, seus únicos apoiadores são os criminosos de sempre e os robots. Mourão Já. População, não espere. Este incompetente não conseguirá nos tirar da recessão que virá por aí.

  9. Histórico Bolsonaro é de vacilar e recuar ao ser apertado. Tenho a sensação que os filhos agravam muito o quadro, tornando-o mais “corajoso” e radical do que o normal...

  10. Histórico dele é de vacilar e recuar ao ser apertado. Tenho a sensação que os filhos agravam muito o quadro, tornando-o mais “corajoso” e radical do que o normal...

  11. MANDETA VOCE É UM HOMEM NOBRE. RESPONSÁVEL. ÉTICO. VALIOSO. VOCE JA CONQUISTOU O BRASIL COM SUA COMPETENCIA É SERIEDADE. MAS, SABEMOS QUE É MUITO DIFICIL TRABALHAR COM QUEM A GENTE NAO CONFIA É ACREDITA. SE VOCE SAIR, NÓS VAMOS ENTENDER. VOCE JA É VITORIOSO. A DECISÃO É SUA.

  12. Se Mandetta for exonerado por seguir normas ditadas pela ciência, malgrado suas possíveis limitações, quem ficará muito mal na foto será JB, que parece consumido por fotos. Se estivesse disposto a cumprir a promessa da campanha eleitoral -- de eliminar a reeleição para presidente --, sua angústia seria menor. Seu fígado e seus filhos teriam, também, menos peso em suas decisões. Degolar Mandetta implicaria tiro adicional no pé; ampliaria a imagem de quem alveja os companheiros pelas costas.

  13. Sugestão para os que falam montes de asneiras sobre a OMS: leiam o seguinte artigo: https://saude.estadao.com.br/noticias/geral,brasil-teve-papel-direto-na-fundacao-da-oms-entenda-o-que-e-e-a-funcao-da-organizacao,70003256316

  14. É incrível que o presidente que sempre se vangloria do seu passado militar, não consiga ter clareza estratégica e tática para identificar quem é o inimigo. Cerca de 2 bi de pessoas ou mais estão em confinamento hoje no mundo, a OMS e a ciência quase como um todo tem questão fechada sobre o confinamento e o presidente fica bicando seu general que competentemente comanda as ações estratégicas e táticas. Presidente foque no inimigo, por favor, a guerra é séria e não há espaço para duplo comando.

  15. Eu trocaria o Mandetta pelo Osmar Terra. Certamente. Tranquilamente. Rapidamente. Decididamente. Vantajosamente. Consequentemente. Corajosamente. Objetivamente. Acertadamente. Poderosamente. Já tardiamente. È pra hoje. PÁTRIA AMADA BRASIL

    1. Realmente, todo brilhante trabalho cairia por TERRA!

    2. Jamais perca seu tempo discutindo com esquerdistas, você vive uma realidade e eles vivem na realidade deles mesmos, como uma espécie de autistas. Eles vivem em um mundo fictício e paralelo só deles, eles inventam mentiras e as empurram como se fossem verdades, eles acreditam na primeira coisa que leem e tomam como verdades para o resto da vida. Se você contrariá-los você é o errado, é fascista, nazista etc. Nem psiquiatria os cura. São casos perdidos. Brasil sem medo. PÁTRIA AMADA BRASIL.

    3. Esse migué-mané é o crápula patetóide 0,2 , pessoal! Do qual só se pode esperar demência e indigência mental!

    4. E muito mais gente morreria, seu deficiente mental.

    5. Pensando bem, eu apoio esta idéia Miguel. Assim, no dia seguinte, o Bolzosnário FDP já leva um pé no c* e cai fora para assumir o vice Mourão. O FDP do Bolzosnário perdeu apoio de 90% da cúpula militar. O reloginho dos militares está contando os instantes finais deste desgoverno que já acabou nas vias de fato.

    1. Coletiva do Mandela, pós crise: “quero parabenizar a todos os brasileiros, em especial aos profissionais da saúde e forças de segurança, que contribuíram para que o nosso País não passasse por uma Catástrofe humanitária, evitando a dizimação de milhares de vidas. Ao contrário, caso tivesse seguido as orientações do desqualificado presidente, muitos de vocês estariam com as suas famílias despedaçadas por uma carnificina incalculável. Missão cumprida. Estou me demitindo! 👏🏻👏🏻👏🏻👏🏻

  16. Demitir esse cara presidente. Porque Mandetta está acabando com país! Bando idiota não vai sobrar para ninguém a terra arrasada.

    1. Pinto, Ed(imundo), Miguel, Rômulo, José e Maria (do mal)... São sempre os mesmos paus-mandados do Carluxo enchendo o saco. Povinho patético.

    2. Edmundo, como você é burro. Vá zurrar em outra freguesia, quadrúpede!

  17. Mandetta está certíssimo em não pedir demissão. Bolsonaro que continue a forçar a barra e Mandetta que continue a fingir que não está entendendo. O problema é exclusivamente do Presidente: se não está contente com o Ministro, que o demita! Falta coragem? Problema dele, Mandetta, não peça nada. Continue mostrando que é um profissional competente, que sabe perfeitamente o que está fazendo. Boa sorte!

  18. Dá até vontade de dizer: “sai Mandetta, deixa o Osmar Terra assumir”, assim, por conta da catástrofe que se seguiria, seria certo o fim de Bolsonaro e sua ORCRIM. Mas vidas estão em jogo, então temos que resistir.

  19. Nosso Senhor Jesus Cristo vai acalmar o coração da família Mandetta. O coração do irmão Mandetta já está salvo, sua mente está equilibrada e vai resistir até o fim. Se o senhor Bolsonaro resolver dispensar o maravilhoso serviço que o saudoso Mandetta executa, o Mourão vai invadir na mesma hora o gabinete presidencial e vai assumir o cargo de presidente da Nação Brasileira. Os saudosos militares estão juntos com Mourão e com a população. Eles sempre irão defender a Nação Brasileira.

    1. Amém, isto aí. Sem apoio dos milicos e da população, que já é um fato, o Bolzosnário vai cair.

  20. Maldito Bolzosnário FDP e seus filhos dos infernos. Precisa cair logo este presidente palhaço, que não governa, que queima aliados, que coloca a saúde da população em risco, que não tem apoio de nenhum governador, que não tem base no Congresso e que perdeu 99% do apoio daqueles que votaram nele. Os corruptos e os esquerdalhas fazem festas e gozações todos os dias, tudo que eles mais gostam são as atrapalhadas e a incompetência deste presidente palhaço FDP.

  21. Mandetta resistindo e salvar milhões de pessoas, já era Bolsonaro em 2022. Mandetta e Moro se saírem candidato a presidente e vice ganham no primeiro turno. Por isso Bolsonaro, infelizmente está fazendo uma besteira em cima da outra pensando em 2022, como ele está os idiotas e prepotentes Dória e Witzel. a ganancia pelo poder transforma o homem em um ser depressivo como foi o Lula e sua tropa de ladrões. Infelizmente tenho que mudar minha opinião e meu conceito com relação ao presidente.

    1. José. Mandetta e Moro em 2022. Estao deixando a gente sonhar.

  22. Enquanto reclamam que Bolsonaro segue a opinião dos filhos, Mandetta seguiria a opinião da esposa? Foco MANDETTA, foco Bolsonaro! Cresçam!

  23. Esse link é para Cruzoé investigar, precisamos mais informações a respeito. https://www.sociedademilitar.com.br/wp/2020/04/denuncia-de-favorecimentos-em-promocoes-no-exercito-brasileiro-decreto-de-mourao-dificultou-acesso-aos-dados-a-coisa-caminha-na-justica.html

  24. Pelo amor de Deus, Mandetta, faça a sua parte, não nos abandone à mercê daqueles que não querem enxergar a seriedade do problema!

Mais notícias
Assine
TOPO