Adriano Machado/Crusoé

Governo deve propor isenção de IR para quem ganha até R$ 3 mil e CPMF de 0,2%

03.09.19 14:01

O governo deve apresentar à cúpula do Congresso Nacional um proposta de reforma tributária prevendo aumento da faixa de isenção do Imposto de Renda para quem ganha até 3 mil reais por mês, segundo apurou Crusoé com integrantes da equipe econômica.

O valor atende a uma demanda do presidente Jair Bolsonaro. Conforme revelou Crusoé na semana passada, ele pediu que a isenção fosse elevada para esse valor, após a equipe econômica informá-lo de que não seria possível aumentá-la para quem recebe até 5 mil reais, como prometeu na campanha.

A proposta de reforma tributária do governo também deve prever a criação de uma contribuição sobre movimentação financeira, nos moldes da antiga CPMF, com alíquota de 0,2% para operações de crédito e de débito para cada lado da operação, pagador e recebedor.

Para compensar a criação de um novo tributo, o governo deve propor uma desoneração da folha de pagamento, reduzindo de 20% para 13% a alíquota da contribuição paga pelo empregador ao INSS. A redução ajudaria a gerar mais empregos, segundo o discurso da equipe econômica.

O ministro da Economia, Paulo Guedes (foto), pretende apresentar a proposta aos presidentes da Câmara, Rodrigo Maia, e do Senado, Davi Alcolumbre, ainda nesta semana. Auxiliares do ministro ponderam que, durante a conversa, os números podem passar por algum ajuste de última hora.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Para "compensar a criação da nova CPMF, a idéia é desonerar o que o empregador paga ao INSS" ? E ainda acham que isso vai gerar mais empregos ? Assim está indo mal...

  2. Mas não é só a criação da Cpmf,terá a isenção de IR até 3mil,e a desoneração de 20% p 13% ...Importante demais... Tomara q passe....!!

  3. pegando carona com Paulo Guedes, ( o canal eletrônico para sorteios de loterias só ficou bom para políticos ladrões bandidos e traficantes, limpeza de dinheiro sujo e ilícito, além disto ,mais uma brecha para os ladrões nos roubar , sem sabermos quem são, pelo amor de Deus mude este sistema que assim não dá, até cego encherga que tem roubo , Deus fecha uma porta , o diabo abre 50 janelas...

  4. pois é... NOVAMENTE a CPMF como IMPOSTO que arrecada BILHOES com a economia reativada !!! BOLSONARO CANALHA !! NOVO CONFISCO AOS SALARIOS DA CLASSE CONSUMIDORA QUE É A "ANTIGA CLASSE MEDIA" !!!! NÃO PODEMOS ACEITAR!!!

    1. Antes de criticar faça as contas ou peça a alguém para fazer para você. Primeiro ele está isentando o imposto de renda de expressiva população. Ah, entendi, você é contra essa isenção.

  5. Não entendo o medo da classe média em relação à CPMF. Ela não atinge os trabalhadores. A alíquota é quase insignificante. Lógico que a sua incidência num grupo elevado de transações financeiras enseja uma arrecadação expressiva. Mas, ressalto, individualmente ela nada representa no orçamento mensal do trabalhador. Não podemos cair na conversa constantemente alardeado pela grande mídia nacional, instigada pelos grandes sonegadores desse país. Esses, sim, têm muito a perder. Fica a reflexão!!!!

    1. Alíquota insignificante só na proposta inicial. Sempre que houver um deficit, uma catástrofe ou quebra de qq coisa, será aumentada "temporariamente"... lembra de como a alíquota do imposto de renda passou de 25 para 27,5%???

    2. Ticiano, concordo com você. Imposto sobre transações financeiras é muito mais justo, Taxa uma base muito maior. Taxa especialmente quem movimenta grandes somas e que hoje não são taxados. Caso seja implantada a idéia do IUF eliminará a distorção por isenções fiscais e forçará o governo a colocar a mão no bolso se quiser favorecer algum grupo. Ainda mais, favorecerá os trabalhadores ao reduzir o imposto que pagam na fonte. Representá justiça social.

  6. BOLSONARO FICOU LOUCO. A CPMF é mais que um imposto ruim, é um meio de controle e espionagem da população. É um imposto injusto, fácil de aumentar e cumulativo. Se Bolsonaro aprovar essa m**da, vai perder o meu apoio e o da população para sempre.

  7. O problema da CPMF foi ela ter sido criada como mais um imposto e sem redução na alíquota de qualquer imposto. Uma vantagem de um imposto sobre transações bancárias é que ele pega muita mais gente: rentistas, especuladores, traficantes, ladrões, donos de grande fortuna etc. Não pega os pobres que não têm conta bancária. Se implantado como Imposto Único Federal (IUF) reduz o custo da máquina arrecadadora. A calibração da alíquota eliminá a crítica de que é um imposto cumulativo, e, pois ruim.

    1. Falta de conhecimento ou raciocínio. Essa nova CPMF seria baseada em todas as transações comerciais, não mais somente como imposto-do-cheque ou apenas de pagamentos bancários. Pobres têm sim cartões bancários e de compras, além do Bolsa Família. Essa CPMF pegará a todos os 210 milhões de otários, várias vezes ao dia, em todas as transações. Calibrar a alíquota, FAZ ME RIR...; sejam 0,0001% ou 10%, é sim cumulativo, do princípio da cadeia produtiva até a boca do infeliz cidadão. Sonegação à vista

  8. Está descumprindo o discurso da campanha, será que teremos que dar razão a Miriam Leitão? Nada de CPMF, corrija a tabela de imposto de renda e #MoronoSTF

  9. Há anos estamos sem CPMF e isso mostra o quanto ela não faz falta. Os supostos R$ 40 bi que ela arrecadava nunca chegavam ao destino final mesmo. A recriação deste tributo é um tiro no pé de quem "votou no Guedes" pra melhorar o Brasil.

  10. Guedes botando as manguinhas de fora. Diminui o estado Guedes. Se o presidente continuar falando besteira dez vezes por dia e o ministro tentando meter a não mais a fundo no bolso da população, aí fudeu-se

  11. Como vai demorar a ter emprego , os tributos sobre a folha de pagamento não vão aparecer tão cedo, por essa razão um tapa furo é conveniente.

  12. Busquem recursos nos perdulários poderes e parem de saquear o cidadão. Ninguém aguenta mais bancar essa palhaçada no Legislativo, Executivo e Judiciário. Chega!

  13. Guedes e Cintra são farsantes; querem ficar bem com o empresariado às custas do povo, que irá pagar esse confisco chamado CPMF. Pretendem encher o caixa do governo, sem esforço, sem reduzir mais as despesas e privatizações mais sérias. Esse imposto é criminoso.

  14. Não se compreende a insistência de Guedes com relação ao restabelecimento da CPMF. O que transparece é interesse político em pauta, suprime a dificuldade fiscal de imediato e a transfere para o futuro consequências desestabilizadores . É uma traição do Bolsonaro às suas mais caras promessas . Caso vingue o imposto jamais votarei no cara novamente.

  15. A quem o governo quer penalizar? A classe média que paga a assistência médica, a escola dos filhos,o IPTU o seguro do carro, o seguro da casa, o IPVA, a condução dos filhos para escola! Ora 3000,00 é ridículo.no mínimo o teto de 5000,00. Quem ganha salário mínimo não paga imposto de renda!!!!!!

  16. E a promessa de campanha de reduzir a alíquota máxima do IR pessoa física para 20 %? A fatura da gastança governamental sempre sobra para a classe média que não suporta mais tanto imposto.

  17. CPMF NÃO. Vende Correios, Eletrobras, NadaBras, Petrobrás... portos, aeroportos, etc. Diminui deputados, repassa menos a senadores, diminui vereadores, e a imobiliária chamada INSS. SE depois disso faltar dinheiro, fecha pra balanço. Mas CPMF NÃO

  18. CPMF Nunca mais!!!! Chega Min Paulo Guedes. Zere o fundo partidário, faça um confisco no spread dos bancos mas Chega de jogar essa conta para a população que só faz pagar: - impostos - taxas e juros financeiros - saúde complementar - segurança complementar - escola particular .....

  19. Guedes e Cintra são os Robin Hoods às avessas. Querem livrar os empresários de um tributo, sem garantia de aumento de emprego, e passar a conta para todo o povão, num efeito cascata inflacionário. Essa dupla já perdeu o encanto faz tempo. Fica fácil encher os cofres do governo (sem ter que suar a camisa) e confiscar grana da população.

  20. Mais impostos NÃO! diminuam a robalheira, diminuam o tamanho do estado. O povo ja se sacrifica pra manter vocês ai nas mordomias, como as do STF. Chega! NÃO ao novo imposto!

  21. Crusoé, vamos ver se eu entendi essa maravilhosa proposta a ser apresentada pelo governo: 1. reduz a alíquota de contribuição paga pelo empregador ao INSS, SEM QUALQUER GARANTIA IMAGINÁVEL de que os próprios irão contratar novos empregados. Não existe qualquer mecanismo econômico que garanta tal acontecimento, ou seja, o governo abre mão de receita contra uma vã expectativa de emprego; 2. Com o novo tributo, chama-se a sociedade para pagar a conta da "falsa economia" dos empregadores.

    1. B I N G O!!!!!!! Para justificar a despesa tem que haver a receita (nós)

  22. Nada será suficiente enquanto se mantiver o tamanho do paquiderme ESTADO. O orçamento continuará comprometido, e nem uma reforma tributária irá resolver, apenas resultará na soma de todos os impostos num só.

  23. Se CPMF fosse imposto sério, os principais países do mundo adotariam. Os adoradores do Bolsoasno não compreendem algo tão simples.

    1. pqp! eta povo q reclama !! cidadão brasileiro e de baixíssimo nível!

    1. Boooooa! Assim eu volto a pagar as contas na lotérica e não pago mais impostos.

  24. Kkkkkkkkkk. Vai dar umas esmolas e abocanhar diretamente o dinheiro na transação financeira. Estão dando um nó tático nos incautos. Não foi este governo que disse que não criaria novos impostos? Quem em sã consciência acredita nisso?

  25. Vai voltar o cheque voador, com papel colado para permitir uns 20 endossos. Ou aquela nota comprada em papelaria. Custo. Mais dinheiro no caixa. Custo. O otário vai acabar pagando 1% do seu salário, aposentadoria, etc.

  26. Se a proposta de criação da cpmf for mesmo de Paulo Guedes, o meu compromisso de tolerância e apoio ao governo será seriamente comprometido. A cpmf é de todos os impostos o mais injusto. Incide geometricamente em cascata. Não cometam essa asneira.

    1. Concordo contigo que CPMF é bitributação contra, novamente quem ganha menos. E temos que bater no governo contra isso. Mas daí parar de apoiá-lo nas medidas corretas, é querer o retrocesso, com o retorno dos corruptos no comando do executivo. Não existe perfeição, portantanto tem q ter pressão para q acertem. Até aqui a CPMF está sendo a pior medida. Na questão ambiental, errou no discurso, mas corrigiu e acertou nas acões com as FFAA na amazônia. Sem ilusão de q vão acertar em tudo, pq não vão

  27. Crusoé, o IR e a Desoneração da Folha não são as únicas iniciativas da proposta de Guedes. A sonegador é vilão mais cruel, para mim está no mesmo nível que o corrupto. Cobrar na Movimentação é o mais democrático dos impostos, TODOS pagam. Agora o Estado tem que diminuir.

  28. Que bola fora. Voltando às velhas práticas. Reduz para o empregador, sob o pretexto de aumentar os empregos, mas tributa no consumo que trava a economia. Bitributação na veia, e q atinge mais ainda os pobres. Essa do Paulo Guedes, é surpreendente. Se fosse pra controlar as movimentações financeiras, ou seria compensável na declaração de IR, ou seria realmente irrisório, 0,01% no máximo. So pro Bolsonaro, mas isso eu nunca vou concordar. Tem que ser barrada no congresso.

  29. Mais uma vez, ganham os grandes e perdem os pequenos, i.e., a maioria. Que mané cpmf, cara pálida? Vá se catar. Essa merda já não deu certo antes e vão repetir a patuscada? Que falta de criatividade! Ódio de cpmf. Senhores parlamentares, não deixem essa praga passar. Cortem na carne! Diminuam drasticamente o Estado. Nada vai dar certo enquanto não atacarem o verdadeiro duto do abuso e da má gestão do Estado. Pensei que o Guedes fosse melhor. Mais da mesma covardia!

  30. Quando o cidadão está com o orçamento apertado, gastando mais do que ganha, a primeira medida a ser tomada é apertar o cinto e reduzir os gastos. O que o Paulo Guedes propõe é o caminho mais fácil para elevar a entrada de dinheiro no próprio caixa: aumentar impostos e forçar o contribuinte a pagar os tributos. Enquanto isso temos fundo eleitoral, inúmeras regalias de deputados e senadores e alto número de comissionados. Além disso a CPMF impactará em toda cadeia produtiva.

    1. Assino embaixo. Mais do mesmo, sempre. Isso não prestou antes. Não vai prestar agora..A gente sabe que medidas injustas tendem a ser boicotadas ( por quem pode, porque a maioria só se ferra ).

    2. Com certeza. É o jeito mais fácil de aumentar o fluxo de caixa do governo e engordar a receita. E o povo que se f*****...

  31. 0,2% em toda transação, seja de venda, seja de compra. Imaginem os milhares de itens que compõem um automóvel e os processos produtivos sucessivos pelos quais eles passam, de indústria a indústria, até chegar às mãos do consumidor final. Eu não duvido se o veículo arrecadar 5% desse imposto sobre seu preço final, a longo de toda a cadeia. Um confisco !! Um crime !!

  32. Não iria concorrer a reeleição, mas vai. Não iria aceitar corrupção, mas tem o Flávio Rachid. Não iria aceitar a velha política, mas vai nomear alguns aliados. Não iria recriar a CPMF, mas o Guedes quer. Enquanto isso os bolsoasnistas aplaudem babando...

    1. Lula tá preso. Só os bolsoasnistas ainda falam nele, quando querem defender as merdas do capitão boca suja.

    2. Aí sabichão, quem sabe vc é mais preparado para ser ministro ou presidente, então vai lá, se candidata , sem usar a verba de campanha. Depois de eleito, faz esse Brasil virar um país sério e próspero... Mas vai lá e se elege, senão, não adianta só criticar seu babaca

    3. Desculpe, votei nele e nunca vi um governo acertar tanto, mas aplaudir cpmf, isso vc q tá dizendo. A diferença entre quem é pro Bolsonaro, e quem é pró Lula, Pt, Psol,Psdb, etc é que os 1º batem no governo quando ele erra, como esse caso da CPMF, já os esquerdistas insistem que Lula é inocente e q 30 anos de governo de esquerda, q só fez aumentar a dívida pública, o tamanho do estado, o tamanho da corrupção, infraestrutura precária e deixou 14 milhões desempregados, isso tá ótimo pra eles.

  33. Guedes e Cintra, para facilitar o caixa do governo, insistem na maldita CPMF, um imposto em cascata que prejudica a todos, principalmente os pobres, por ser inflacionário. É um imposto jurássico. Guedes não é tão bom quanto parecia ser. Esse imposto não é liberal, é um confisco.

  34. Cadê a melhora na legislação do IRPF, só de remédios em gasto em torno de R$ 3.000,00 mensais e não posso na declaração?

  35. Cadê a diminuição da burocracia nas 3 esferas? Cadê a reforma trabalhista? Vai continuar a situação: Primeiro o cara te implora o emprego, depois te f.... com a legislação trabalhista com o imenso ajuda da Justiça do Trabalho.

  36. PQ VCS ACHAM Q DEPUTADOS E SENADORES SAO CONTR A CPMF ?. ESSE IMPOSTO VAI SABER TD SOBRE CX DOIS DE TODO MUNDO. O COAF VAI TER TODAS AS INFORMACOES Q PRECISA PRA CRUZAR E ENCONTRAR QUEM TINHA Q PAGAR E NAO PAGOU. COMO A IDEIA E REDUZIR IMPOSTOS DE UM LADO PRA CRIAR ESSE, SOU FAVORAVEL. QUEM NAO DEVE NAO TEME.

    1. Discordo. Se fosse isso, ao menos no imposto de renda, poderia ser compensado, no mínimo para os assalariados, mas não, é bitributação mesmo. Se fosse um valor realmente irrisório, como 0,01% , faria o controle das movimentações financeiras e não prejudicaria que já paga tantos impostos nos produtos que consome. Isso se vingar vai ser a maior bola fora do governo Bolsonaro. Sou pró Bolsonaro, mas nisso, sou radicalmente contra.

    2. Exato Magda, não devo, não escondo e não aceito mais nenhum imposto!!!!

  37. Uma grande SACANAGEM do Bolsonaro e da equipe economica! P q ñ acabam c/ essa m.... de fundão e c/ todos os gastos p/ eleger e manter eternamente os corruptos nos cargos? Pq ñ obrigam a todos q roubaram a devolver até o último centavo? Pq ñ reduzem p/ metade todos os salários de quem está no serviço público, eleito ou não? Nós sempre temos q pagar p/ prejuízo q eles causam ao país! PAREDÃO nessa gente!!!!!!

  38. Na campanha eleitoral o tal do mito disse que a CMPF não voltaria. E agora fã clube? Vão continuar aplaudindo e procurando desculpas como o fã clube do Lula fazia?

    1. Não Tânia, diferente dos esquerdistas, batemos também no governo, quando ele erra, como no caso da CPMF. Errar faz parte, mas não admitir o erro e não corrigir, esse é o problema. Se a esquerda acha q tudo que seus representantes fizeram está certo, os de direita, não pensam assim e por isso muitos pararam de apoiar Pt, PSDB, etc quando perceberam que são indignos do seu VOTO de confiança.

  39. Acho que o importante não é conseguir chegar a 5 mil, e sim, conseguir que se cobre justamente, ou deja, reajustar Pela inflação, jà a cpmf deve dar problema, e a diminuição da aliquota é boa, mas não sei se realmente tera esse efeito, espero que sim.

  40. Faça uma proposta honesta ! Tire CPMS, ninguém aguenta mais imposto. Quer dar um choque de demanda, corrija o IPRF pelo menos pelo IPCA, diminua IPI etc... e volte a consultar o povo e peça a gentileza de sua Excelência o Sr.Presidente falar menos.

    1. Problema resolvido....fala a sua proposta para o Presidente. Gostaria que fosse fácil assim, mas o Brasil precisa de cautela para que dessa vez dê certo.

    1. Se quem paga puder descontar o valor no Impoßto de rend4 anual, sou a favor. Senã0, é simples aumento da carga tribut4ria, pois a inflaç40 come 3 mil rapidamente.

Mais notícias
Assine agora
TOPO