Governo de Minas GeraisRomeu Zema: nenhuma menção a Bolsonaro no seu material de campanha

Governo de Minas aposta em nióbio para pagar servidores

07.12.19 10:37

O governo de Minas Gerais sancionou nesta sexta-feira, 6, uma lei que autoriza o estado a vender créditos a que teria direito nas operações relativas à exploração de nióbio em Araxá, no Triângulo Mineiro, pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais, a Codemig.

O ativo será usado para o pagamento do 13º salário dos servidores mineiros, incluindo o fim do parcelamento de salários por seis meses. A divulgação da data de pagamento segue indefinida, mas com a publicação, a previsão é que seja na próxima semana.

De autoria do governador Romeu Zema (foto), do Novo, o projeto com a medida foi alterado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais durante a sua tramitação e aprovado na quarta-feira, 4, em segundo turno.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, após a aprovação, o governo iniciou contatos com a Bolsa de Valores para realização da operação. Segundo a pasta, porém, há procedimentos burocráticos a serem realizados junto à Bolsa, incluindo a definição se será possível a negociação dos créditos ainda neste ano.

O nióbio foi um tema frequente nos pronunciamentos do presidente Jair Bolsonaro, desde a campanha eleitoral. O Brasil já é o maior produtor mundial do nióbio, e o presidente defende expandir a sua exploração em outros estados além de Minas Gerais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isso não me cheira bem: uma atividade extrativista não se sabe a que preço e, mais tarde, tecnologia comprada a peso de nióbio.

  2. Antes o nióbio era motivo de chacota da esquerdalha de plantão ! E agora ? Se tornando realidade o que vão alegar ? Já sei !! Irão devastar os formigueiros ! Abaixo o nióbio!!

  3. O NOVO crescendo na avaliação e ganhando muita força junto ao eleitorado. Romeu Zema resgatando Minas do precipício onde Pimentel e seus cupinchas petralhas o lançaram... Deputado Marcel Van Hatten é um dos mais bem lembrados parlamentares da Câmara e motiva o eleitor na escolha do NOVO nas próximas eleições!

  4. Governador trabalhando sem alarde infelizmente aqui em SP como no RJ por enquanto somente fazem campanha para tentar a eleição para presidente. Parabéns ao povo Mineiro.

  5. A codemig nem devia existir!!! Ela não produz uma grama de nióbio.Foi criada simplesmente para receber royalties. É um CABIDAÇO de emprego pra cupinchas e apaniguados elitistas. Daí se explica a divida previdênciaria. Quem explora a jazida é a familia Moreira Salles, desde os nos 50. É outra história que precisa ser posta a limpo.

  6. Niobio, Kajuru ficou de falar sobre esse tema, infelizmente estou esperando. O borsonaro, viajou nesse tema na campanha, depois de eleito kkkk vamos esperar o que de quem mandou blindar o tofoli e o mendes. Agora Kajuru diz ter o pronunciamento sobre a materia pronto, acredito nele, vai falar. Ribas Paiva, diz ser um assunto de suma importancia e e para mim o maior conhecedor desse assunto polemico e guardado a sete chaves. Algem conhece outros alem de Ribas Paiva, por favor.

  7. A Codemig teve uma receita líquida no ano de 2018 de R$ 911 milhões. Neste ano, ainda não se sabe. Só o débito com a Previdência do Estado, é de R$ 17 bilhões. Enfim, será que vai dar para abrir mão desses recursos para pagar funcionalismo? Que situação! E o investimento na empresa, como é que fica? Aquisição de novos equipamentos para o aumento da produção, como é que fica?

    1. A CODEMIG recebe uma parte dos lucros. Aliás, lembrei de um coisa. Durante a campanha o atual governardor disse que iria extinguir a CODEMIG pois era, e ainda deve ser, um cabide empregos. Vai extinguir ou não vai?

    2. Primeiramente é preciso dizer que os estados não gozam de muita autonomia para gerir os servidores públicos (demitir, cortar salários etc.). Graças ao Getúlio Vargas vivemos em uma Federação que só é federação no nome. Então, o governo do estado tem se virar para pagar os barnabés. Em 2º lugar, não é a CODEMIG que extrai e beneficia o nióbio mas sim uma empresa privada chamada CBMM. Que ganhou (ganhou mesmo) o direito de explorar a jazida, se ñ me falha a memória na época do governo militar.

    3. Não daria, o governo do estado, como na antiga Casa dos Contos, para cunhar moedas de nióbio para pagar suas dívidas, do tipo "vale quanto pesa"? É só uma ideia excêntrica. (kkkk...)

    1. Está recuperando o estado depois da devastação causada pela CORJA PETISTA comandada em MG pelo PILANTREL.

Mais notícias
Assine agora
TOPO