Adriano Machado/Crusoé

Governo contrata empresa para monitorar repercussão do drible no teto de gastos

23.10.21 15:36

Uma empresa contratada pelo Ministério da Economia vai monitorar nas redes sociais e na imprensa a reação da opinião pública ao drible no teto de gastos promovido pelo governo Jair Bolsonaro.

Ao longo da semana, o país acompanhou a debandada de parte da equipe do ministro Paulo Guedes, após manobra para revisão do teto de gastos. O governo busca a abertura de um espaço fiscal de 83 bilhões de reais para despesas adicionais em 2022, quando o presidente Jair Bolsonaro tentará a reeleição. A ideia é usar parte dos recursos para financiar o Auxílio Brasil, novo nome do Bolsa Família.

O contrato com a “empresa especializada em serviço de monitoramento e análise de mídias” foi assinado no dia 14 de outubro, a um custo de 91 mil reais. A contratada é a empresa Sergio Machado Reis EPP, com sede na Asa Sul de Brasília.

Na quinta-feira, 21, quando quatro dos principais auxiliares de Guedes pediram demissão, o ministério encaminhou para a empresa contratada uma lista de termos que deverão ser monitorados, dentre eles a palavra-chave “teto de gastos”.

Na sexta-feira, 22, Guedes e o presidente Jair Bolsonaro convocaram jornalistas para dizer, após uma semana de incertezas, que o ministro permanece no cargo e garantir que o governo “não irá fazer aventuras”. Ao lado de Guedes, Bolsonaro voltou a culpar as medidas restritivas adotadas por governadores pela alta da inflação e disse que o valor de 400 reais definido para o Auxílio Brasil foi resolvido “com responsabilidade.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. O governo não deveria furar o teto de gastos ,ação que prejudicará o povo brasileiro . Por que não restringiu as verbas destinadas aos políticos ou o milionário fundo eleitoral . Preferiu sacrificar a economia que respingará no povo brasileiro ao invés dos políticos .

  2. FURO DO TETO? NEM PRECISA SER AVALIADO PARA SE PERCEBER A REPERCUSSÃO…é mais barato ler notícias dos jornais e assistir noticiários pela televisão!

  3. faz muito bem pois sem nenhuma dúvida a politicalha e tentáculos contra a nação tentarão fazer a este o que fizeram com a Anta idiota com clara participação do chefe da quadrilha no impedimento por algo que até hoje só este governo e Temer não fizeram.

    1. Amaury, fato é que este governo está perdido. O follow up que a empresa vai fazer, é apenas para uma possível mudança na quantidade de óleo de peroba que terão que usar. Mor🇧🇷 Presidente. Seriedade e Respeito.

    1. Ouvi um zurro bozista por aqui! Só podia ser ele, o Adri que você dando o resto do nome.

  4. Bem, já quereles estão monitorando aqui vai meu comentário: Falem lá para o Bozo que a cadeia o aguarda! Depois da cadeia, ele arderá para sempre no inferno! Anotaram?

  5. Tudo igual a Ptzada , a dupla Debi-Lóide ter que contratar empresa para medir termômetro das Cagadas que fazem , é igual a entrevista dos dois mentindo , um tentando enganar o outro que não vai furar o teto que já não tem teto !!!Piada este desgoverno!!

  6. Tem 2 coisas muito erradas nessa iniciativa populista: a primeira é q ela é temporária. A segunda, volta p/ a primeira. Para livrar os beneficiários desse programa, somente recuperando a economia. Porém, da forma que foi desenhado, o próprio programa não vai permitir isso. SERÁ QUE EU ESTOU FICANDO LOUCO, OU A BURRICE DESSE GOVERNO ME DEIXOU PINÉU? Até o mais estúpido dos estúpidos, consegue fazer uma cadeia de pensamento dedutivo e verificar que isso nos colocará na PORRA de um ciclo vicioso.

  7. TETO DE GASTOS-EU JÁ NÃO IA MAIS VOTAR NO BOLSONARO MAS COM O ARROMBAMENTO DO TETO DE GASTOS, NENHUM MEMBRO DA MINHA FAMÍLIA VOTARÁ MAIS NELE. SE ATÉ LÁ O BRASIL NÃO FOR DESTRUÍDO.

  8. Claro, aí já vai mais gastos, rachids, etc e tal !!!! QUE PROJETOS SOCIAIS QUE NADA!!! ESSE BRONCOSSAURO PERVERSO VAI QUEBRAR O PAÍS COM GASTOS DESNECESSÁRIOS COMO ESSE """INVESTIMENTO""" ELEITOREIRO, PRA NÃO IR COM AS SUAS CRIAS PARA A MERECIDA CADEIA!!!!

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO