Governo Bolsonaro recusa ajuda humanitária da Argentina à Bahia e é criticado
A gestão Jair Bolsonaro rejeitou um pedido de envio de ajuda humanitária da Argentina, comandada pelo esquerdista Alberto Fernández, à Bahia. A negativa levou o presidente da República a ser mais uma vez alvo de críticas pela postura falha no auxílio ao estado que sofre uma catástrofe provocada pelas enchentes. A oposição prometeu reagir ao...
A gestão Jair Bolsonaro rejeitou um pedido de envio de ajuda humanitária da Argentina, comandada pelo esquerdista Alberto Fernández, à Bahia. A negativa levou o presidente da República a ser mais uma vez alvo de críticas pela postura falha no auxílio ao estado que sofre uma catástrofe provocada pelas enchentes.
A oposição prometeu reagir ao que classificou como mais um episódio de omissão. Uma das hipóteses postas à mesa é a convocação do chanceler brasileiro, Carlos França, para prestar esclarecimentos no Congresso.
A proposta de ajuda humanitária havia sido anunciada pelo governador baiano, Rui Costa, na tarde de quarta-feira, 29. O petista explicou que o país argentino enviaria ao Brasil uma missão com dez profissionais especializados nas áreas de água e saneamento, logística e apoio psicossocial para as vítimas dos desastres.
"Isso inclui, por exemplo, a oferta de comprimidos para potabilização de água", comentou Rui Costa, frisando que a efetivação da medida dependia do aval do Ministério das Relações Exteriores. "Agradeço aos argentinos e peço ao Governo Federal celeridade na autorização para a missão estrangeira", completou.
O ministério avaliou que os recursos pessoal e financeiro oferecidos pelo governo federal à Bahia são suficientes. A única verba liberada pela gestão Jair Bolsonaro até então é de 200 milhões de reais, a qual será dividida entre cinco estados para a recuperação de rodovias comprometidas pelas chuvas.
"Na hipótese de agravamento da situação, requerendo-se necessidades suplementares de assistência, o Governo brasileiro poderá vir a aceitar a oferta argentina de apoio da Comissão Capacetes Brancos, cujos trabalhos são amplamente reconhecidos", diz um trecho do documento.
Em resposta, o líder da oposição no Senado, Randolfe Rodrigues, classificou Bolsonaro como "o pior presidente da história" e declarou que ele "atua contra o povo de maneira deliberada". "Não basta o 'presidente' estar curtindo férias enquanto nossos compatriotas lutam pela vida na Bahia, ele também ATRAPALHA quem quer ajudar", disparou.
Randolfe prometeu trabalhar pela convocação de França ao Senado e adiantou que pedirá que o Tribunal de Contas da União determine a devolução aos cofres públicos do dinheiro usado por Bolsonaro nas férias de final de ano, em São Francisco do Sul, no litoral de Santa Catarina. O parlamentar quer que a verba seja revertida em auxílio às vítimas baianas das enchentes.
O presidenciável Ciro Gomes frisou que o caso se assemelha à ocasião em que o governo federal atacou a Venezuela mesmo após o país vizinho enviar ao Brasil cilindros de oxigênio no ápice da crise de desabastecimento em Manaus, no Amazonas, devido à pandemia da Covid-19. "Nas duas ocasiões, fez isto por capricho, disputa ideológica e por gostar de flertar com a morte de inocentes. Cuidado, Bolsonaro! Cadáveres empilhados na porta de palácio nunca foram boa trincheira para tiranos", completou o pedetista.
O deputado petista Alexandre Padilha engrossou o coro de críticas. "A prioridade do presidente não é com o povo, é com a morte", escreveu. Fundador do Novo, João Amoêdo seguiu a mesma linha: "As ambições eleitorais de Bolsonaro e o seu descaso com os brasileiros custam vidas."
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
FRANCISCO AMAURY GONÇALVES FEITOSA
2021-12-30 18:42:16PAULO sai da contramão isto mata .. cego que enxerga demais dá nisso .. a Argentona m júris de sua dívida paga vai dar o que cara? se liga .. numa coisa concordo .. Moro se souber jogar chega e é a opção dis homens livres e sensatos .. andando contigo eu ainda tenho cura? logo veremos .. vamos prá frente.
PAULO
2021-12-30 16:32:56ISTO É POLÍTICA. Desça do pedestal, e analisa como um pobre sofredor. O governo argentino oferece ajuda para uma tragédia ocorrida na Bahia. O presidente que está de féria, curtindo à vida adoidado, recusa. Tanto o governo argentino, quanto o governo da Bahia, são da esquerda. Com quem o pobre vai se identificar, e votar? Conclusão: a noivinha do Lula, o tal Bolsonaro, abriu mais às pernas para o ex-presidiário. Moro Presidente 🇧🇷
Newton
2021-12-30 15:42:50Tudo farinha do mesmo saco.
Marci
2021-12-30 15:09:29Eu espontanemamente vomitaria na cara deste i m b e c i l!
Fnc
2021-12-30 13:38:28Bandidos esquerdistas. Dez funcionários do governo argentino????? Piada. Os flagelados é que teriam que salvá-los. Picaretagwm. Bandidos. Vamos tirar a Bahia dos desses hipócritas.
Heloisa
2021-12-30 13:02:56O GenocidaSociopata é o único presidente que trabalha contra seu povo, é o único que prefere o cheiro da morte a lutar pela vida dos brasileiros, é a encarnação de Herodes porque prefere ver crianças morrendo do que vê-las imunizadas. É um doente fanático por cadáveres, parece personagem do filme “Matou a mãe foi ao cinema “.
Andreza
2021-12-30 12:48:53Esses ocupantes da administração federal demostram o mesmo prazer dos nazistas ao encaminhar seres humanos para campos de concentração, quando são confrontados com a dor e o desespero das mortes e das perdas. Se alimentam das dores porque se entendem superiores aos “fracos” que morrem, que passam fome, que perdem tudo que possuem….. Desprezíveis, mas vão passar!
Nilson
2021-12-30 11:24:11Este sujeito se acha dono do país, ele não entendeu que o seu cargo é de representante do povo e é transitório. Esta sua atitude arrogante mostra total despreparo para o cargo e ainda tem um monte de imbecis que o chamam de mito??? Graças a sua incompetencia ressuscitou o ex-presidiario de volta a politica e com chances enormes de vence-lo nas eleições e se isto se confirmar a volta da quadrilha petralha ao poder, mensalão, petrolão, etc... Bolsonaro conseguiu superar a Dilma entre os piores.
MARCIO
2021-12-30 11:07:54O gado sente prazer vendo o sofrimento alheio
Maria
2021-12-30 10:59:15MORO PRESIDENTE 2022! 🇧🇷🇧🇷🇧🇷