Governo abre R$ 5 bi em crédito para empresas do turismo
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (foto), anunciou nesta sexta-feira, 8, a liberação de 5 bilhões de reais em crédito para empresas do setor em meio à crise do novo coronavírus. O valor consta em medida provisória publicada no Diário Oficial da União. Destinada ao Fundo Geral do Turismo, a verba será disponibilizada aos...
O ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antônio (foto), anunciou nesta sexta-feira, 8, a liberação de 5 bilhões de reais em crédito para empresas do setor em meio à crise do novo coronavírus. O valor consta em medida provisória publicada no Diário Oficial da União. Destinada ao Fundo Geral do Turismo, a verba será disponibilizada aos inscritos no Cadastur — sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que atuam na área.
“Nós tínhamos plena consciência de que o crédito não estava chegando na ponta. As empresas prestadoras de serviços turísticos no Brasil, bem como os guias de turismo no Brasil, não estavam tendo acesso ao crédito e essa MP vem corrigir essa distorção”, disse Marcelo em coletiva no Palácio do Planalto.
A expectativa é que 80% do montante total sejam destinados aos empreendimentos de micro, pequeno e médio porte. Os 20% restantes poderão ser acessados por grandes empresas. A linha de crédito tem período de carência de até 12 meses e uma taxa de juros abaixo de 0,9% ao mês.
Micros e pequenos empresários poderão dispor de até 1 milhão de reais, cada. Os empreendedores de médio porte deverão contar com até 3 milhões de reais e os grandes terão autorização para obter até 30 milhões de reais.
Os empréstimos serão operacionalizados pela Caixa Econômica Federal e por outras 17 instituições financeiras, incluindo bancos regionais. Ainda não há data para a disponibilização dos recursos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)