Governador do Texas diz que ignorará Suprema Corte sobre fronteira
24.01.24 16:31O governador do estado americano do Texas, Greg Abbott anunciou que vai desafiar uma decisão da Suprema Corte do país, obrigando que seu governo retire cercas de arame farpado às margens do Rio Grande, que formam a fronteira do estado com o México.
A medida, originalmente pensada para conter a imigração ilegal em território americano, será mantida, garantiu o governador, que integra o partido Republicano.
“O arame farpado do Texas é um impeditivo eficiente contra a entrada ilegal pela fronteira encorajada pela política de fronteiras abertas de [o presidente americano Joe] Biden”, escreveu Abbott em suas redes sociais. “Continuaremos a instalar o arame farpado para repelir a imigração ilegal.”
Ele acusou Biden de não tê-lo ouvido sobre o tema, em cartas entregues a ele, além de atrapalhar a agenda de controle de imigração do estado de 29 milhões de habitantes. “Isso não acabou”, disse, em outra mensagem. “Continuarei a defender autoridade constitucional do Texas em garantir a segurança da sua fronteira.”
My statement on Texas’ constitutional right to self-defense. pic.twitter.com/seNFZdmujP
— Greg Abbott (@GregAbbott_TX) January 24, 2024
Apesar do apoio do eleitorado republicano em manter a cerca de arame farpado, Abbott vai usar de um estratagema raro — que é o descumprimento de decisões da suprema corte americana — para manter a polarização acesa no país durante o ano eleitoral.
Isso porque a ação que cobrava a retirada do arame foi apresentada pelo Departamento de Segurança Nacional (DHS), comandado pelo presidente democrata Joe Biden.
O motivo seriam não apenas as mortes de imigrantes causadas devido ao equipamento — na semana passada, uma mulher e duas crianças morreram afogadas ao tentar atravessar o rio Grande — mas também que o metal impede o próprio papel de imigração. A trilha de arame passaria por dentro de uma rampa de acesso aos barcos do serviço de imigração, que ficariam impossibilitados de atuar.
Em uma decisão apertada, de cinco votos a quatro, a Suprema Corte autorizou que o DHS, que é a autoridade federal em termos de fronteira, faça a retirada da cerca.
Leia na Crusoé: Nikki Haley não entrega os pontos (ainda)
Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.
Agora a coisa ficou séria!