Golpe contra o Ministério Público é adiado na CCJ
Depois de frustrada a tentativa de votar a toque de caixa uma PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público para punir procuradores, a deliberação da matéria pela Comissão de Constituição e Justiça foi adiada. A articulação para tentar pautar a polêmica PEC, iniciada no fim da noite de quarta-feira, 28, foi comandada pela...
Depois de frustrada a tentativa de votar a toque de caixa uma PEC que altera a composição do Conselho Nacional do Ministério Público para punir procuradores, a deliberação da matéria pela Comissão de Constituição e Justiça foi adiada. A articulação para tentar pautar a polêmica PEC, iniciada no fim da noite de quarta-feira, 28, foi comandada pela deputada federal Bia Kicis, do PSL, por representantes do Centrão e do PT. O adiamento foi decidido em uma reunião com coordenadores de bancadas na manhã desta quinta-feira, 29.
Parlamentares que participaram no encontro relatam que Bia Kicis não convocará uma nova sessão extraordinária da CCJ para votar a PEC antes de se reunir com o autor da proposta, o petista Paulo Teixeira, e o relator, Silvio Costa Filho, do Republicanos.
Aliado de primeira hora de Arthur Lira, o relator da PEC queria que a matéria fosse apreciada o quanto antes, mas sofreu forte obstrução de parlamentares do DEM, do PSB, do Novo e do Cidadania. Bia Kicis tentou tratorar a pauta, mas acabou recuando.
Com o apoio do Centrão, do PT e de parlamentares bolsonaristas, a proposta permite que ministros do STF e do STJ ocupem cadeiras no CNMP. Além disso, o texto cria mais uma vaga no conselho, a ser preenchida por um membro do MP indicado pelo Congresso, e possibilita que a função de corregedor do Ministério Público seja desempenhada por pessoas de fora do colegiado.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (9)
Helio
2021-05-01 23:01:34Absurdo cambada de políticos que querem legislar em causa própria!! Na calada da noite
Ricardo
2021-04-30 16:39:59Mais fofocas! Cuzue se superando!
MARCOS
2021-04-29 19:40:13Indiquem o Kakay.
André
2021-04-29 19:04:54Impressionante!!! Os ministros da STF já estão atolados de processos, principalmente em processos d lava jato, tendo q apagar incêndio em outras tarefas não relacionadas ao STF, como membros n TSE, nas turmas, além de terem uma agenda repleta de palestras e outros afazeres institucionais e ainda querem colocá-los no CNMP? Não é à toa q os processos prescrevem no STF.
Angela
2021-04-29 15:15:47PT aliando-se ao centrão... vergonha
MSF
2021-04-29 12:01:44Todos que atuaram e atuam contra a lava jato são corruptos e isso é fato.
ENDERSON
2021-04-29 11:54:45Está bem claro para mim que essa matéria está "enviesada", sobre quem está patrocinando a causa e sua finalidade! O problema de quando você perde a confiança em quem noticia é essa! Ficamos sempre tentando entender o objetivo da matéria, ao invés do fato em si! Lamentável!
Solange
2021-04-29 11:51:38O verdadeiro inimigo da corrupção é o MP, natural que a máfia no poder queira transformá-lo em rainha da Inglaterra: LJ NUNCA MAIS!
Jaime
2021-04-29 11:48:33Duro de acreditar. Bia Kicis e o PT, concordando em algo?! Tenho muito respeito por Boa, mas até q pelo PR, mas, se tentou mesmo uma manobra como esta, " tamo perdido".