Gilmar suspende ação penal contra Serra e determina 'acesso imediato a tudo o que contra ele houver'
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da ação penal contra o senador José Serra, do PSDB, e a filha dele, Verônica Allende Serra, pelo crime de lavagem de dinheiro vinculado a supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao tucano. Em decisão publicada no dia 20 de agosto e mantida...
O ministro Gilmar Mendes (foto), do Supremo Tribunal Federal, determinou a suspensão da ação penal contra o senador José Serra, do PSDB, e a filha dele, Verônica Allende Serra, pelo crime de lavagem de dinheiro vinculado a supostos pagamentos de propina feitos pela Odebrecht ao tucano.
Em decisão publicada no dia 20 de agosto e mantida em sigilo pelo STF, Gilmar determinou ainda que a defesa de Serra tenha "acesso imediato" a "tudo o que contra ele houver" nas investigações e procedimentos em andamento na Lava Jato que apuram supostos crimes praticados pelo ex-governador paulista.
A decisão de Gilmar amplia o alcance da liminar concedida pelo presidente do Supremo, Dias Toffoli, no dia 29 de julho, durante o plantão judiciário. Na ocasião, Toffoli determinou a suspensão de duas investigações sobre Serra conduzidas pelo Ministério Público Federal e pela Polícia Federal que resultaram em mandados de busca e apreensão no gabinete e no imóvel funcional do tucano em Brasília.
Embora as investigações estejam relacionados a pagamentos ocorridos no período entre 2006 e 2014, antes de Serra se eleger senador, Toffoli afirmou que as buscas poderiam resultar na apreensão de documentos relacionados ao mandato parlamentar, o que só poderia ocorrer mediante autorização do Supremo por causa do foro privilegiado.
A liminar de Toffoli foi concedida no mesmo dia em que Serra e a filha Verônica se tornaram réus na denúncia de lavagem de dinheiro. Segundo o MPF, o tucano recebeu 4,5 milhões de reais em propina da Odebrecht, entre 2006 e 2007, por meio de uma conta controlada pela filha na Suíça. Ambos negam as acusações.
Após a liminar de Toffoli, o juiz federal Diego Paes Moreira, da 6ª Vara Criminal de São Paulo, decidiu suspender a ação penal contra Serra por "cautela", até a decisão de Gilmar Mendes, que é o relator das reclamações feitas pela defesa de Serra contra as investigações sobre o tucano.
No início do mês, os procuradores da Lava Jato paulista entraram com um recurso, sustentando que a decisão do juiz era "indevida" porque a liminar de Toffoli suspendia somente a investigação da Operação Revoada, deflagrada no mesmo dia em que a denúncia contra o tucano foi apresentada para apurar outros fatos relacionados ao mesmo esquema criminoso.
A defesa de Serra, porém, acionou o ministro Gilmar Mendes na última semana alegando que o recurso da Lava Jato contra a suspensão da ação determinada por cautela pelo juiz contrariava a liminar concedida por Toffoli. Reclamou ainda que o juiz federal não havia dado acesso a "todos os elementos de investigação existentes" contra o tucano, como procedimentos de cooperação internacional que envolvem pagamentos feitos a Serra no exterior. No mesmo dia, Gilmar decidiu, então, atender ao pedido do senador José Serra.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Sinval
2020-08-27 14:02:57Infelizmente, é uma pura verdade, só uma intervenção militar salva o Brasil.
CARLONE
2020-08-27 13:10:41Bandidos de toga!
José
2020-08-27 11:14:43Muita grana rolando
Flávio
2020-08-27 09:49:36O protecionismo a esses políticos, pelo STF, é descarado. O Supremo é realmente a vergonha desse país.
Antônio
2020-08-27 09:25:18Serra é PSDB; FHC é PSDB; Gilmar foi colocado no STF por FHC; PSDB é o PT disfarçado de democrático; precisa explicar mais ou é necessário um power point?
Rener Barbosa
2020-08-27 09:19:56Se você tem um ministro do STF de estimação pode roubar dinheiro público a vontade. Lá há uma combinação em que Gilmar (pró PSDB), Lewandowski e Toffoli (pró PT) salvam seus protegidos. Mas canetadas não mudam os fatos: Serra, Lula e Cia não deixam de ser corruptos, portanto, criminosos porque ministros amigos calaram a justiça. Viverão o resto da vida sendo corruptos, morrerão assim e serão assim pelas décadas enquanto se contar a história do Brasil. Ah, sempre votei no Serra. Minha culpa!
Juarez
2020-08-27 08:21:19Gilmar Mendes é o inimigo nr 1 da República brasileira. presta o maior desserviço a nação.
JOSE CARLOS
2020-08-27 08:09:54Abriu a porteira: A impunidade corre solta em nosso país. Como confiar no judiciário brasileiro se ninguém é punido por crimes praticados contra nosso país?Sinceramente, não sei mais o que pensar...
Paulo
2020-08-27 07:53:24" Lacto Purga" capitaneando as decisões do "STFake"
Newton
2020-08-26 22:10:04Novidade!!!