Reprodução

Gilmar Mendes garante a auditor bolsonarista direito ao silêncio na CPI

16.06.21 20:24

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, concedeu habeas corpus e permitiu que o auditor bolsonarista Alexandre Figueiredo Costa Silva (foto), do Tribunal de Contas da União, permaneça em silêncio na CPI da Covid quando questionado sobre temas que possam levá-lo à autoincriminação. O servidor, porém, não poderá faltar com a verdade em relação a demais indagações. O depoimento está agendado para esta quinta-feira, 17.

O servidor, como revelou Crusoé, foi o responsável pela inclusão no sistema do TCU de um documento com informações distorcidas sobre a suposta supernotificação de mortes por Covid-19 no Brasil. No dia seguinte, em uma conversa com apoiadores, o presidente Jair Bolsonaro fez menção ao relatório apócrifo, atribuindo-o à corte de contas, na tentativa de minimizar a gravidade da pandemia.

Na decisão, publicada na noite desta quarta-feira, 16, Gilmar Mendes ainda permitiu que Alexandre Figueiredo seja assistido por um advogado durante a audiência e ordenou que os senadores observem, durante o depoimento, os direitos dele à dignidade, urbanidade e respeito. O ministro estabeleceu que o auditor não poderá sofrer “constrangimentos físicos ou morais, em especial ameaças de prisão ou de processo.

No habeas corpus, o auditor bolsonarista havia mencionado que a CPI aprovou a quebra de seus sigilos telefônico e telemático, o que indica que os senadores não o tratam como testemunha, “mas sim como verdadeiro investigado.

O que se pretende é que lhe seja garantido o exercício do direito constitucional de não ser injustamente constrangido, ou cerceado em sua liberdade, bem como o direito de permanecer em silêncio em tudo quanto se pretender incriminá-lo, em decorrência do impedimento à auto incriminação, também oponível às Comissões Parlamentares de Inquérito“, destacou.

Alexandre Figueiredo Costa Silva está afastado das funções no Tribunal de Contas da União por ordem da presidente da corte, ministra Ana Arraes. Ele responde a um processo administrativo, que deve ser concluído nos próximos dias.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. “Dura lex, sed lex”.O ministro não merece críticas. A decisão que ele tomou é tão automatista que lhe assemelha à Alexia do IPhone, que responde às suas perguntas por voz: “Devo produzir provas contra mim, Gilmalexia?” Aí voce teria a resposta: “Não. Já enviei no seu zap o HC com QR code”. Gilmar é garantista por conveniência e coerente com seus valores ( que muitas vezes discordo). Viva Rui Barbosa e o Joaquim Barbosa: corajosos e justos.Estes não existem mais.

  2. Tem q ser esse ministro, 😡 Infelizmente nosso país nunca irá pra frente com um dos ATRASO DE VIDA…que temos …STF.

    1. A CPI tem sido tribunais de exceção. O legislativo, com figuras como Renan Calheiros, não buscarão nunca a verdade cristalina, mas a narrativa construída com fatos verdadeiros de suas conveniências. O PR errou sim. Como Dilma e Collor. Como Lula. Quem deve julgar um eleito é o seu eleitor. O castigo é ser banido da governança e da legislatura. Se não houver voto o cara não volta. “Simples assim”

    2. STF, não passa dum puxadinho da Esquerda “maligna”

  3. Nossa !!!! Ainda esse omenzinho ( gilmau) existe.Nos deixe em paz . Vá a Portugal e fique tomando Pera Manca e deixe- nos respirar ar puro e ter esperanças . Por favor , vá . Nós te pagamos a primeira classe. Vá !!!! Por favor !!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO