Gilmar adia julgamento de operação contra advogados de Lula e Bolsonaro
O ministro Gilmar Mendes (foto) adiou o julgamento de uma reclamação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil que pode anular as denúncias feitas pela Lava Jato do Rio contra 26 advogados, entre eles os defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da família do presidente Jair Bolsonaro. O julgamento deve ser retomado na...
O ministro Gilmar Mendes (foto) adiou o julgamento de uma reclamação feita pela Ordem dos Advogados do Brasil que pode anular as denúncias feitas pela Lava Jato do Rio contra 26 advogados, entre eles os defensores do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da família do presidente Jair Bolsonaro. O julgamento deve ser retomado na próxima semana.
A reclamação havia sido colocada pelo próprio ministro na pauta de julgamento da Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal nesta terça-feira, 30, mas Gilmar acabou encerrando a sessão sem levá-la a voto. A turma apenas julgou favorável um conjunto de recursos de quatro empreiteiras que fecharam acordos de leniência contra a proibição de contratar com o poder público imposta pelo Tribunal de Contas da União.
O julgamento da reclamação feita pela OAB é visto como a primeira ação de Gilmar Mendes para anular decisões do juiz Marcelo Bretas, titular da Lava Jato do Rio. Entre os denunciados que podem ser beneficiados por uma decisão do STF estão Cristiano Zanin e Roberto Teixeira, advogados do ex-presidente Lula, Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro, e Eduardo Martins, filho do atual presidente do Superior Tribunal de Justiça, Humberto Martins.
Eles foram denunciados pela força-tarefa da Lava Jato do Rio no fim do ano passado por suposto envolvimento em um esquema que teria desviado 151 milhões de reais do Sistema S por meio de contratos fraudulentos com a Fecomércio fluminense. Todos negam as acusações de lavagem de dinheiro, peculato, tráfico de influência e exploração de prestígio.
As ações são decorrentes da Operação E$quema S, deflagrada em setembro do ano passado, a partir do acordo de delação premiada de Orlando Diniz, ex-presidente da Fecomércio do Rio. Segundo o delator, os advogados cobravam até 80% acima do valor de mercado com a promessa de influir em decisões no STJ e no Tribunal de Contas da União. Só o escritório dos advogados de Lula recebeu 68,2 milhões de reais da entidade.
As denúncias foram recebidas pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, que também autorizou as buscas e apreensões nos escritórios de advocacia e o bloqueio de bens dos advogados. Em outubro, contudo, Gilmar Mendes concedeu uma liminar a pedido da OAB suspendendo as ações penais e proibindo Bretas de tomar qualquer outra decisão nos casos envolvendo os advogados, alegando incompetência do magistrado para julgar os processos.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
VIDAL
2021-03-31 16:13:34Em meu pensar, só o advento do Parlamentarismo Clássico com voto distrital e a alteração da configuração e critérios de acesso do STF para 27 membros, um por UF, eleitos para mandato de 10 anos, ou ainda, a retirada da sua competência em matéria penal, concentrando-a como última instância recursal no STJ, irá consolidar a nossa democracia. Mas é isso o que nossos governantes dos três poderes querem? Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!
Sônia
2021-03-31 13:43:20sempre o Bocão Gilmar a favor dos crimes e destilando Ódio infernal!
Flávio
2021-03-31 12:58:55Faça um benefício ao país: desapareça, beiçola, para sempre!
Silvino
2021-03-31 12:04:06Vai chorar no colinho do Zanin também, Gilmau. Beiçola traça seus pauzinhos bem definidos para não melindrar os escritórios de crimes sob a batuta de advogados famosos do RJ. Vai que apareça aquele famoso escritório do RJ onde sua esposa "labuta" nos caminhos da Justiça "eventualmente" beneficiado por algum esquema do sistema S. É bom ficar atento a tudo, hein João Plenário. Com o adiamento o esquema se prepara para blindagem usando os bastidores do poder.
José
2021-03-31 09:18:48Gilmar Mendes esse ser abjeto aplicou Botox nos seus Lábios e isso não faz 30 dias. Outra revelação é que ele tem uma enorme inveja do ex juiz Sérgio Moro.
Maria
2021-03-31 09:02:28O abjeto juiz vai esperar uma melhor hora para agir. A Vossa Majestade sabe o perigo que é mexer nesse vespeiro de escritório de advocacia ter influência em corte suprema. Quem tem instituto de educação e esposa advogada, tem que ficar esperto ao mexer as peças do xadrez.
Sonia Regina Cardoso
2021-03-31 08:13:08gigi besourão lacto purga amarelou, porque será???
Ricardo
2021-03-31 06:49:46O Judiciário, Congresso e os governadores com apoio da imprensa, estão jogando gasolina no país. E bom repensarem o que estão fazendo, pode aparecer um louco e acender um fósforo.
Emílio
2021-03-31 04:33:49Gilmar amarelou, tempos estranhos.
Maria
2021-03-31 02:37:17Beiçola manda no STF Vergonha...