Agência Brasil

Gaúchos e mineiros lideram ranking de armas em ano de registro recorde na PF

27.02.21 11:01

Na esteira da flexibilização do acesso a armas de fogo promovida pelo governo de Jair Bolsonaro, o Brasil bateu recorde em 2020 no número de novos armamentos registrados na Polícia Federal. Foram 179,7 mil armas, um aumento de 91% em relação a 2019 e mais do que o triplo registrado em 2018.

Deste total, 68% foram armas registradas por cidadãos comuns, que passaram a ter mais facilidade de obter o porte e mais equipamentos com os decretos publicados por Bolsonaro desde o início do governo. Os dados não incluem as armas adquiridas pelas polícias, que são registradas pelo Exército.

Dados mais detalhados obtidos por Crusoé com a PF mostram em quais regiões do Brasil a população mais se armou legalmente em 2020. O estado líder do ranking é o Rio Grande do Sul. No total os gaúchos registraram 16,9 mil novas armas no ano passado, mais do que o triplo computado em 2018, quando o estado já liderava o ranking da PF.

Na sequência aparecem Minas Gerais (16,4 mil armas), Santa Catarina (12,7 mil), Paraná (8,6 mil) e Goiás (6,9 mil). Os mineiros, aliás, quadruplicaram o número de armas novas registradas em relação a 2018.

A Polícia Federal é a responsável pelo registro das chamadas armas de uso permitido, que são os modelos menos potentes, como o revólver 38 ou a pistola .380. Já as armas mais potentes, de uso restrito das polícias e das Forças Armadas, como rifles e fuzis, são controladas pelo Exército e podem ser legalmente compradas por caçadores, atiradores e colecionadores de armas, os chamados CACs.

Na edição 147, Crusoé mostrou que o número de novas armas de uso restrito quase dobrou entre 2019 e 2020, chegando 137,8 mil novos registros no ano passado. O aumento também é consequência da flexibilização das regras de acesso a armas e munições pelos CACs, o que tem causado grande preocupação entre especialistas e autoridades em segurança pública.

Como mostrou a reportagem, a Polícia Civil de São Paulo investiga uma quadrilha que usa registros falsos de CAC para comprar armas e máquina de munições para praticar crimes. Os certificados de registro no Exército são fraudados por meio de esquemas que envolvem despachantes de armas e militares da ativa, como a Polícia do Distrito Federal descobriu em janeiro.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
    1. Qual comunista esteve no poder? Aquele que enriqueceu os tais de campeões nacionais? Kkkkkkkkkkk. Se Lula for comunista, então Pelé é peladeiro! Bozistas sempre sonhando com um vermelhinho embaixo da cama deles. Saiam do armário! saiam do armário!

  1. Se fosse um ser decente, o Bozo teria aumentado os impostos sobre armas e cortado todos os impostos sobre livros. Entretanto, armamentismo e ignorância sempre andaram juntas.

  2. Estou decepcionado com vocês. Voltem a fazer reportagens sérias. Procurem se informar com quem sabe. Sou CAC, eu e minha mulher, ambos velhinhos de 74 anos, casados há 55, não somos bolsonaristas nem armamentistas. Esses decretos não facilitam em nada aqueles que porventura pretendam formar uma milícia a la Venezuela, nem tem nada a ver com aumento de criminalidade. Sugiro que parem de aproveitar a onda para dar maior visibilidade à revista de vocês. Mas continuo aplaudindo as reportagens sérias

    1. Ivan, o mentiroso. Correu do pau? Me responde uma coisa. Caso você tivesse esta idade que colocou, estaria com o pé na cova. Morrendo quem ficaria com as dezenas de armas que um CAC pode ter? Aqui não tem vez fake news e desonestidade intelectual.

    2. Pior do que vexaminoso Paulo, muito pior...Prova de indigência mental e falta de caráter!

    3. Mentir sobre quem é de fato, faz com que perca toda a credibilidade. A construção de suas frases é de alguém com menos de 30 anos. Então a conclusão, é que você está recebendo algo para comentar. Isso pode funcionar em rede social, aqui é vexaminoso.

  3. Finalmente uma boa notícia. Torcendo para que as autoridade persiga os fraudadores de licenças, que é seu trabalho. Infelizmente criminosos estão infiltrados em todas as esferas da sociedade , polícia, política, OAB, judiciário, legislativo, executivo, etc.

    1. Se o Stedile tivesse um exército a Dilma não teria caído, né? Na verdade bozistas e lulistas são covardes. Ao primeiro sobrevoo do F-15 na cabeça deles, eles voltam para os esgotos.

    2. Seria o exército do Stedile apoiado pelas Farc, Venezuela e Cuba?

  4. Alô, petezada ignorante. Lembram do plebicito para saber a opinião do povo sobre o direito a ter armas? Deveria ser feito uma nova consulta popular para calar a boca dos inconformados.

  5. Qual é o projeto do Bolsonaro para o Brasil? Na saúde, é estender o experimento macabro de Manaus, para todo o Brasil. Na educação seu descaso é tanto, que temos um pastor caquético a frente da pasta. No Ministério de Ciência e Tecnologia, temos o cachorrinho de painel de carro. Deveria unir os ministérios da educação com o de ciência e tecnologia, colocando a frente, um visionário. Bolsonaro tem projeto pessoal. Armar os bolsonaristas para se manter no poder, passando esse poder para os filhos.

    1. Comentário barato, o Doriana poderia contratar alguém melhor que você Paulo.

  6. Sr. Jornalista Fábio Leite, percebe-se que de armas você nada entende, apesar de se achar expert pois consulta sempre especialistas anônimos. Então você e seus especialistas deveriam saber que o armamento pesado que o senhor apresenta na foto, para impressionar, SÃO BRINQUEDOS. Classificados como Soft-air atiram bolinhas de plástico, mais fracas que chumbinho de ar comprimido. Da próxima vez estude mais e vá com menos " sede ao pote"

    1. Um país que tem o STF que temos, juízes soltando chefes do crime organizado, e dando bilhete de fuga. Com essa justiça de 20 instâncias. Só mesmo se armando.

    2. O que é progresso para você? Ter uma Ferrari? Morar no melhor condomínio da cidade, quiça do país? Ser um homem feio e velho e desfilar com uma mulher com idade para ser sua filha? Ou amar a sua mulher, abandonar uma carreira consolidada, tirar 7 anos de período sabático, gastando a economia de uma vida, e ter como prioridade, cuidar da filha portadora de necessidades especiais? Progressista na política é a esquerda. E o progresso em bens materiais, é buscado por quase todos os politicos.

    3. Paulo, ilustrar mentira é dar vida a falsa notícia. Suas preferências políticas não foram postas a discucao aqui. O jornalista foi por mim interpelado, mesmo que você fosse amante dele sua opinião aqui não interessa, só ilustra o papel ridículo a que se submete , chame o palhaço, galt, Maria e o resto de empregados do seu chefe a te defender. Você é o inútil fracassado que põe culpa em qualquer governo pela sua incapacidade de progresso.

    4. Paulo, ilustrar mentira é dar vida a falsa notícia. Suas preferências políticas não foram postas a discucao aqui. O jornalista foi por mim interpelado, mesmo que você fosse amante dele sua opinião aqui não interessa, só ilustra o papel ridículo a que se submete , chame o palhaço, galt, Maria e o resto de empregados do seu chefe a te defender. Você é o inútil fracassado que põe culpa em qualquer governo pela sua incapacidade de progresso.

    5. Fotos são utilizadas para ilustrar. O Bolsonaro, que ñ tem nenhum plano para o Brasil, além de armar os bolsonaristas, vai transformar o Brasil, num país distópico, como o mundo no filme Mad Max. Ele vai armar às suas milícias, que ñ são heterogêneas. Os brasileiros também serão obrigados a se armarem, para se defender dos bolsonaristas. Depois de 1 tempo de 1 guerra civil entre brasileiros e bolsonaristas, ocorrerá cisão nas milícias bolsonaristas para tomarem o poder. O + louco ocupará o topo.

    1. A estado deve ter o monopólio da força. Milicianos bolsonaristas são pessoas de bem onde?

    1. Reação imediata por um beócio significa um beócio morto.

    2. Então nossas forças de segurança legais são incompetentes? Competentes são os milicianos?

    1. Mais armas nas mãos de milicianos bolsonaristas, é mais ameaça para a nossa democracia.

    1. Coloca qual a correlação que você faz, entre a população mais armada e a queda no número de homicídios, que realmente ocorreu.

  7. Claro, claro, dentro do esperado. Os bozistas estão se armando pensando que assumirão o poder por meio de um golpe. Deixa eles sonharem. Quando virem um F-15 voando na cabeça deles com uns misseiszinhos, eles voltarão correndo para o esgoto onde moram. Bozistas são nefastos!

    1. Jose Fake delirando, mas ele está certo ao dizer que oBozo é incapaz de produzir qualquer coisa decente na vida.

    2. Eu na verdade não entendo nada de armas Mas tudo que vem do Bolsonaro sou contra. Ele pode inventar a cura do câncer que vou ser contra.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO