Fátima Meira/Futura Press/Folhapress

‘Gabinete paralelo’ não se intimida com CPI e mantém onda de desinformação nas redes

12.10.21 07:02

Mesmo sob o risco de indiciamento pela CPI da Covid, os médicos e políticos suspeitos de integrar o chamado “gabinete paralelo” não se intimidaram com as investigações e seguem tocando, nas redes sociais, uma agenda de difusão de desinformação sobre a pandemia

Senadores afirmam que Bolsonaro usou a estrutura extraoficial para justificar a tese da imunidade de rebanho como tática para o combate à crise sanitária, contra as recomendações do Ministério da Saúde. A estratégia, refutada por especialistas, prevê a circulação do vírus de forma livre, para a infecção dos cidadãos, até o ponto em que haja uma quantidade suficiente de imunizados para cessar a pandemia.

A postura do grupo não mudou após o início da vacinação em massa. Nas plataformas digitais, em vez de estimular a população a ir aos postos de saúde tomar os imunizantes, os aliados de Bolsonaro têm tentado desacreditá-los e usam as publicações para condenar o “passaporte da vacina, comprovante exigido em algumas cidades para a entrada de cidadãos em estabelecimentos, a fim de frear o contágio.

Apesar de rejeitar o nome atribuído pela CPI ao grupo, no final de semana, a oncologista Nise Yamaguchi acabou confirmando, com outras palavras, a existência da estrutura numa publicação nas redes. “Paralelo significa linhas que não se encontram, nem no infinito. O que existe, continuo reiterando, são encontros, com consultorias científicas ocasionais, dentro do governo, a favor do povo brasileiro”, escreveu.

A médica ainda reclamou dos críticos ao uso do kit covid, composto por medicamentos ineficazes contra o coronavírus, e ironizou um canal criado pela CPI para o recebimento de denúncias relativas à pandemia.Quem sabe de quem ficou em casa até ficar com falta de ar e teve que ir para a UTI ou quem foi para casa aos sintomas iniciais e não tratou, evoluindo mal, por favor encha as caixas do Senado no e-mail da CPI da Covid criado para nos atacar! Vamos inverter o jogo!”, bradou.

O ex-ministro e deputado federal Osmar Terra também tem desestimulado a vacinação. Ontem, o parlamentar questionou os efeitos das vacinas ao compartilhar uma notícia sobre a infecção de Patrícia Abravanel, filha de Silvio Santos, pelo coronavírus, embora a apresentadora esteja imunizada. “Qual é mesmo a ‘eficácia’ das vacinas?”, escreveu.

Faça um teste na sua rede de amigos e na internet. Pergunte quantos pegaram sarampo, pex [por exemplo], depois que se vacinaram quando crianças. Quantos conhecidos tiveram Covid depois de se vacinarem totalmente, sem ter adoecido antes? Quantos curados da Covid a tiveram novamente, vacinados ou não?”, emendou.

Nas publicações, o parlamentar ignora o fato de que, embora as vacinas não tenham eficácia de 100% e, assim, não driblem completamente o contágio, são suficientes para evitar a grande maioria dos casos graves, que levam à intubação e à morte. 

Na outra ponta, o virologista Paolo Zanotto usa as redes sociais para, como Jair Bolsonaro, defender que a “imunidade natural” de quem contraiu Covid-19 anteriormente é mais eficaz que a produzida pela vacina.

Esta briga está sendo travada em vários países neste momento. Os dados mostram que a imunidade natural é muito mais completa e robusta. Mas hoje o que impõe a verdade não é a ciência, mas sim as cornetas de aluguel”, disse a um seguidor.

Infectologistas, porém, destacam que, apesar de não haver consenso sobre qual imunidade pode ser mais robusta, a vacinação é a melhor estratégia a ser adotada para conter a pandemia, já que produz imunidade sem envolver os riscos associados à infecção.

Yamaguchi, Terra e Zanotto integram a lista de investigados pela CPI e devem ser alvos do relatório final da comissão, elaborado por Renan Calheiros. A tendência é de que eles sejam enquadrados pela prática de crime comum.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Inacreditável! A médica, Dra Yamaguchi, transformou, e não é de hoje, a saúde pública num circo, onde ela acha que a pandemia que ceifou a vida de 600 mil brasileiros, é apenas uma questão de ver quem grita mais alto nas mídias sociais. Sociopatia é um termo leve para descrever o caráter desta senhora. Quanto a Osmar Terra, acho que, simplesmente falar/escrever sobre as incríveis besteiras que fala é dar atenção demais a ele, basta ver suas declarações sobre a pandemia em março/abril 2020.

  2. Este Terra além de seu médico medíocre e um imbecil de carteirinha. Suas estatísticas sempre foram furadas e suas conclusões erradas. Se fossemos seguir suas recomendações estriamos com alguns milhões de mortos acumulados!

  3. Toda esta verborragia pode iludir os insanos, mas se esborracha não realidade de várias formas : 1-O declínio em queda livre de novos infectados e mortes foi gritante , para desespero de uns e outros mentores da bolha bolsonarista contra vacina 2-A pretensa idolatria cega foi desmascarada pois enorme parte da população aderiu e todos vão sim se vacinar ! Sem falar num e noutros ministros do governo que vacinam escondidos .. e a 1ª dama vacina do exterior porque é mais chic ! Hipócritas .

  4. Ter opinião agora virou crime? Ponto e contraponto são fundamentais para democracia e para ciência. A própria jornalista informou q não há consenso sobre a robustez de imunidade, e os próprios fabricantes de vacinas já desenvolvem remédios para tratar os infectatos em casa. Transformar opinião em crime comum é típico de ditaduras!

    1. * No comentário dirigido a jornalista escrevi imparcial erroneamente. Troque por parciais, tendenciosas ou qualquer palavra do gênero.

    2. Caro Paulo, o que seria do mundo sem as pessoas que enfrentaram a verdade considerada absoluta, estaríamos na idade da pedra ainda. Pense, reflita e seja mais educado nos seus comentários. Acredite, vc tem potencial. Abraço e boa noite.

    3. Imbecil fdp, opinião que transcende para política de enfrentamento em uma pandemia, deixa de ser mera opinião, e se torna pilares descabidos, que desencadearam um genocídio no Brasil. Opinião é eu achar que vc é um bosta. Mas mesmo que eu eu dê uns tapas na sua orelha, fora vc ficar com barulho de telefone ocupado, minha atitude não ocasionará impactos catastróficos na sociedade. 600 mil mortos. Muitas delas evitáveis. Então vai para a pqp com seu argumento cretino. Moro Presidente 🇧🇷.

    4. E Ana Viriato, a "tendência" é de que reportagens como a sua sejam enquadradas como ridículas e imparciais.

  5. Essa CPI do CIRCO É UMA PALHAÇADA....comandada por uma ladrão e corrupto como RENAN CALHEIROS COM VÁRIOS PROCESSOS NO STF...TENHAM VERGONHA NA CARA SEUS PALHAÇOS

  6. O que está errado é terem batizado esse grupo como sendo "Gabinete Paralelo". O certo seria que o tratassem como GI: Gabinete dos Idiotas.

  7. Com a ascensão do Bolsonaro ao poder, sofremos uma involução civilizatória. Umberto Eco disse q a internet deu voz aos idiotas. Com o advento da internet, somado a termos um sociopata na presidência, seres idiotas se imaginando EXTRAORDINÁRIOS, foram alçados a posições de destaque. O resultado disso são mais de 600 mil mortes. AGORA O Q A SOCIEDADE CLAMA, É A DEVIDA PUNIÇÃO PARA ESSES CRIMINOSOS. Atrás das grades eles poderão refletir melhor sobre o q fizeram. Ainda ñ somos bárbaros. Moro 🇧🇷

    1. Apoiado Paulo. A ignorância não é virtude e não poderá prevalecer.

  8. Psicopatas e quem concorda com reportagem desta revistinha! Seus imbecis acorda! O Brasil mudou pra melhor ! Jornalistas de orgaos de imprensa são a escória só Brasil! ACORDA IDIOTA!

    1. Quem se esconde sob um pseudônimo é covarde! Fulano sem nome, volte para o pasto, o Minto está te chamando! Sua égua!!!

  9. Se deve à certeza absoluta da impunidade, que se consolida graças ao aparelhamento de blindagem com a colocação de fantoches nas direções e presidências de todas as Instituições e Órgãos Federais: PGR, PF, MPF, Ministério Justiça, STF, AGU etc. Também graças à rede de políticos corruptos que dominam o Congresso Nacional, comandados por Lira e Pacheco. Nunca tanto foi feito de forma tão escancarada com as mudanças nas Leis p/ consolidar e perpetuar dominação da rede criminosa de corruptos.

  10. Inexiste imunidade de rebanho. Sou a prova disse ! Tive COVID duas vezes com poucos sintomas e me tratei em casa. Se não fosse as duas doses da vacina estaria aumentando o número de óbitos.

    1. Qual foi o seu tratamento em casa, pode dizer? Só curiosidade.

  11. No paraíso da impunidade, que é o Brasil, quem tem as costas quentes, sejam corruptos, negacionistas, vigaristas ou tudo isso reunido, não se intimida com nada.

  12. 2-Só uma consideração para a Gadolandia em relação ao passaporte de vacinação , de acordo com eles , deveria liberar geral a bebida alcoólica, deixar o Motorista beber e dirigir pois,ele só prejudica a “SI”,e não os outros???? O Bebum tbm a imunidade é igual criança ,Deus protege mais !!!Seus Gados idiotas inúteis , seguidores de um Miliciano genocida progenitor de uma família de picareta!!!

    1. Voto com o Relator. É isso aí mais um quarto de quilo.

  13. Estes capachos falam para esta bolha de Acéfalos, não adianta provar e provar , eles são os mercadores da morte, fazem questão de serem do contra, pois só terão alguma chance de se mantiveram esta suposta bolha , que acham estar em 20%, só que está diminuindo cada vez mais, hoje não chega a 10%!!Eles não fazem conta , ex; 93% da população quer se Vacinar!!! São muito Burros e Idiotas !!!

    1. O presidente psicopata e sua gadolanda queres levar o país a idade das trevas através do negacionistmo refutando a ciência como um todo, acreditando q a terra plana, q a ciência não existe (vide o brutal corte no orçamento) destruindo o nosso ótimo sistema de proteção ao meio ambiente, destruição a nossa cultura e por aí estão querendo nos levar. O presidente psicopata continuara com o projeto de auto golpe destruindo a nossa democracia, mesmo sabendo q não tem apoio de mais de 80% da sociedade

Mais notícias
Assine agora
TOPO