Renato Alves

Fundação do Aliança pelo Brasil tem palanque, Chico Buarque e locutor de rodeio

21.11.19 17:20

Engarrafamento, vias fechadas, banners nas calçadas, apoiadores com camisetas e bandeiras, discursos, grito de guerra, muitas fotos. A fundação do Aliança pelo Brasil, realizada nesta quinta-feira, 21, teve todos os ingredientes característicos de um encontro partidário. No entanto, o evento, em um dos hotéis mais caros de Brasília, ao lado do Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente da República, não atraiu figuras da velha política nacional.

Antes da abertura do auditório, o esquadrão antibomba da Polícia Federal fez uma varredura, com auxílio de cães farejadores. Ao redor do prédio, 50 homens vestindo preto faziam a segurança, além da equipe que cuida do presidente e familiares. Fora do hotel, quatro viaturas do Detran, sete da Polícia Militar e duas do Corpo de Bombeiros estavam de prontidão. Mas os agentes não conseguiram garantir a fluidez do trânsito. Muita gente andou até dois quilômetros para chegar ao local do evento. 

A cerimônia oficial, que começou às 10 horas, foi realizada em um ambiente fechado, o centro de convenções do Royal Tulip Hotel. Entre os presentes, um dos mais festejados era o empresário Luciano Hang, dono da rede de lojas Havan, que se autointitula “um militante bolsonarista”. Hang teve o nome citado ao microfone por Jair Bolsonaro, anunciado como presidente do novo partido. O único integrante do primeiro escalão do governo na plateia era o ministro da Educação, Abraham Weintraub.

Músicas instrumentais começaram a ser tocadas no auditório após a fala de Jair Bolsonaro. Uma das canções foi a melodia de Apesar de Você, de Chico Buarque, um dos hinos contra a ditadura militar. Bolsonaro tem se recusado a assinar o diploma de entrega do Prêmio Camões de literatura ao cantor, enviado pelo governo de Portugal.

Deputados federais, estaduais, prefeitos e vereadores de diversas partes do país se reuniram na capital federal para prestigiar o surgimento do Aliança pelo Brasil. A maioria, filiada ao PSL, promete migrar para a nova sigla bolsonarista. Alguns se queixaram por não poder entrar com militantes, vindos de suas cidades, no Royal Tulip. Houve discussões com seguranças e malsucedidas carteiradas das autoridades regionais. 

Ao público fora da lista de convidados (esses puderam entrar no centro de convenções e desfrutar de um coquetel), restou acompanhar a cerimônia de um telão montado no gramado de um hotel vizinho. Bolsonaro subiu em um pequeno palco, ao lado do filho e senador Flávio Bolsonaro e de Luciano Hang, e discursou para cerca de 300 pessoas — organizadores esperavam cerca de 5 mil –, quase todas vestidas de verde e amarelo. Mais de 100 jornalistas se amontoavam em um cercadinho para registrar a festa. 

Um locutor de rodeios foi o mestre de cerimônias. Entre um discurso e outro, pedia aos apoiadores do presidente para gritar o que batizou de “grito de guerra da Aliança pelo Brasil”, um “iuuuuhhh!”. No melhor estilo vaqueiro, homens, mulheres e crianças respondiam prontamente. Alguns, vindos de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais, usavam chapéu de caubói. Jair Bolsonaro, porém, não atendeu aos apelos para descer do palco e ir ao encontro de seus admiradores anônimos. 

Sem o ídolo perto, muitos fizeram fila para uma foto em frente à obra do artista plástico Rodrigo Camacho, do Rio de Janeiro. Ele levou para o evento um quadro com o nome e a logomarca do Aliança pelo Brasil. A obra, que pesa 60 quilos, é composta por 400 cartuchos de calibre .50 e 3 mil cartuchos de pistola.

Ninguém revelou quanto custou o evento. Publicamente, Bolsonaro agradeceu a cessão do centro de convenções ao ex-senador e ex-vice-governador de Brasília Paulo Octávio. Dono do hotel, o empresário, que é filiado ao PSD, foi preso por corrupção e é réu em diversas ações criminais.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Cancelei o Valor Econômico, acho que vou cancelar esta mer... também. Mais parece um jornaleco de esquerda com inveja do sucesso do adversário.

  2. Notícia de revista de fofoca. No melhor estilo Folha de S Paulo. Tudo para denegrir o Presidente e o Partido. E pensar que meu filho gasta 9 reais por mes para assinar esta revista. Preciso falar com ele.

  3. E Crusoé, vocês estão imigrando para a esquerda ou estou delirando! Quando se fala que: "à convenção foi em um dos hotéis mais caro de Brasília" o que vocês estão supondo? Temos que ver, que o presidente e um sujeito reservado no que se refere a gastos. Então, acredito que ele deva ter uma boa reservar para gastar na hora certa. E o que tem em haver cantado músicas de Chico Buarque?

    1. Chico Buarque sempre foi um admirador fanático e confesso do regime cubano. Já com idade avançada, olhar para trás e notar que o que sempre se defendeu mostrou-se coisa nefasta, deve ser um troço muito frustrante para quem é honesto. Chico, provavelmente já entendeu, mas é tarde para mudar.

    2. Luiz Franco, precisa estudar mais a história recente de nosso país. Essa música do Chico bateu pesado no regime militar, logicamente que usando de metáforas e figuras de linguagem, pois o momento era de cerceamento da liberdade de expressão. Chico foi um militante ativo contra a ditadura e contribuiu para a mudança de mentalidade do povo em relação aos militares. Ele não deixa de ser um grande músico. Ocorre q com suas músicas ele milita politicamente contra tudo que o Bolsonaro defende...rs...

    1. Flavio Rachadinha e PT do Lulinha. Essa polarização política só serve para idiotizar as massas. Torce-se para um partido igual fazem com times de futebol, não importa se o jogador roubou, fez gol de mão ou o juiz não deu o penalti claro, o importante é vencer o adversário. Enquanto isso Lulas, Dilmas e Flavios vão enchendo as burras de dinheiro e o povo gado dizendo amém!

  4. sou brasiliense e só em saber que Paulo Otavio cedeu seu LUXUOSO HOTEL para o evento já sei que este partido é uma "canoa furada".Pelos inumeros processos aos quais Paulo Otavio responde já se sabe que o combate á corrupção ão será a principal bandeira deste partido !!!

    1. E isso porque você ainda não prestou atenção em "quem", foi "imposto" como "vice presidente" do tal partido, AMELIA!!!....

    1. Jose - Com certeza o Chico não deve ter gostado de sua brilhante observação. Mas ela enche de esperança os brasileiros conscientes e honestos!..rs.

    1. "Apesar de você", ainda achamos todo esse circo uma grande falácia bolsolavista! ;)

    1. Verdade! Assessoria péssima! Totalmente inadequado.....

  5. A esquerda criou o homúnculo chamado Lula, líder carismático de integridade inquestionável e o mais importante, único salvador da pátria. Agora essa pseudo direita tenta também criar o seu homúnculo carismático e salvador da pátria. Vemos claramente que nao aprenderam com o erro da esquerda e agora tentam trilhar o mesmo caminho de idiotização fanática das massas. Mas o brasileiro está acordando, JB e família estão prestes a perceber isso juntamente com Lula e seu séquito do mal.

    1. Odete, os filhos trilharam o caminho do pai, logo, se houve rachadinha do flavio, deve ter havido rachadinha do pai tmbm. O cheque do Queiroz para a companheira dele levará a uma possível investigação de rachadinha quando de seu mandato como deputado federal. Acredito que o que leveu ele a abraçar o toffoli foi isso.

    2. 'Na Real', penso ser muito estranho esse conceito de "amor paternal" que aprova e encobre as bandidagens do filho impune, por elas vendendo o seu próprio país, incentivando-o dessa forma a ser cada vez mais marginal!!! No mais, o comentário é irretocável!!!

    3. Torço pelo meu país, inclusive depositei meu voto no JB, mais por falta de opção mesmo. Ocorre que o seu MITO traiu o eleitorado dele. O amor de pai pelo filho rachadinha falou mais alto q o amor pela pátria amada. Q adianta vc dizer q ele nos livrou do PT se ele é um dos que contribuíram diretamente para o soltura do 9 dedos? O acórdão com toffoli era para livrar o Lula, agora só falta conseguirem incriminar o Moro e, para azar do presidente conseguirem um impeachment dele.

    4. Bolsonaro não nos livrou do PT, essa é uma grande falácia bolsolavista! Quem nos livrou do PT foram os votos lavajistas e anti-petistas e o JB foi apenas o meio ao qual esse pessoal conseguiu fazer isso. Claro q por pura falta de opção.

    5. Se bolsonaro é a direita, então estamos muito mal de direita...rs

    6. Olha homúnculo é um termo meio pesado! A direita não criou NADA! Bolsonaro criou a DIREITA! Se ele é salvador da pátria por que NÃO? Só dele ter nos livrado do PT MERECE SIM ESTE TÍTULO! Cá pra nós um homem que sem partido sem fundo partidário com uma facada no peito conseguiu se eleger, te digo meu irmão o brasileiro já acordou faz tempo! Vc que está dormindo de toca! Acorda e pare de torcer contra seu país!

  6. DIAGNÓSTICO: Se não foi um fracasso, também não foi um sucesso. Presenças de figuras secundárias, número inferior ao esperado, sem qualquer figurão importante. Mesmo porque nenhum político de peso iria prestigiar um concorrente ou um desafeto. Lançamento de um partido ainda no papel, quando deveria ser na data da aprovação. Uma precipitação que revela o vazio político no qual JB se encontra, relegado ao escanteio pelos demais poderes e por figuras empresariais e políticas que contam. JB está só.

    1. Esse Sheider não sabe ler. Eram esperadas 5.000 pessoas, que não vieram. Se ele discursou para 300 pessoas, havia apenas 300 no local, em dois lugares.

    2. 5000 do lado de fora , dentro do hotel 300 pessoas , todas convidadas ! Entendeu ? Só pode ser petista ! !!!.....

  7. O novo partido de Bolsonaro bem que poderia chamar-se de NeoCaramuru. A união perfeita entre o fundamentalismo monetário e retrogrado neopentecostal e, o "culto" às armas.

  8. O novo partido de Bolsonaro bem que poderia chamar-se de NeoCaramuru. A união perfeita entre o fundamentalismo monetário e retrogrado neopentecostal e, o "culto" às armas.

  9. xico buarque, agora ferrou de vez, nunca mais vou acreditar nesse sr que se diz o que nao e. Um enganador que estava no lugar certo na hora certa. O Brasil em chamas e ele fazendo barrakos paralelos, eu vou acreditar numa persona dessas.

  10. QUEM pagou a festa... Fizeram uma RACHADINHA, somente com os salários dos funcionários dos gabinetes... kkkkkkkkkkkk............ Chama o MPF e enquadra todo mundo ali.

    1. Pois é !! Nao duvido .. talvez Havan .. mas nenhuma rachadinha de 1 milhao se comparada a Arrombada de Bilhoes do Molusco de Barba e sua Trupe

  11. Não entendo esses comentários jocosos de vocês . Quem vocês acham que lê o Antagonista/Crusoé . Muita galinha mequetrefe , se é para atacar , ataca ou então para de bobagens.

  12. Sensacional o "Apesar de você"... Muito bem sacado. Esse tal de chico Buarque (minúsculas mesmo) é um esquerdopata vagabundo...

  13. Estou ficando espantado com o algumas posturas de articulistas da Cruzoé. A revista sempre se apresentou como "uma ilha no jornalismo", mas tem adotado posições estranhas nas chamadas e conteúdos de muitas de suas matérias. Um estilo parecido com o da Folha de SP. Que pena!

    1. Cruzoé está confundindo visão crítica com sarcasmo.

  14. Parabéns meu Presidente. Se depender da esmagadora maioria do povo brasileiro (o povo do bem, classe trabalhadora de verdade), você tem mandato perpétuo na Presidência da República. Vai pra cima deles...!!! Brasil acima de tudo e Deus acima de todos. 🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷🇧🇷

    1. Comparar a Crusoé com aquele pasquim de Folha de FDP é demonstrar muita ignorância cognitiva...

  15. Que circo! Pela deferência prestada, é bem provável que Luciano Hang tenha arcado com as despesas para levantar a lona da agremiação. Tem tudo para ser um grupo mambembe que sairá em turnê pelo país, com seu show de horrores fundamentalistas.

    1. Ninguém acha suspeito esse Luciano Hang e suas lojas e postos de gasolina? Só eu percebo um certo tipo de lavagem de dinheiro?

    2. Bartolomeu, cérebro binário, o que o outro palhaço, ou atirador de facas, daquele outro circo de horrores tem a ver com meu comentário? Sai dessa bolha, rapaz!

    3. Não tem essa de preferir a caravana do outro ladrão. Achei deplorável. Um presidente que se presta a fazer papel de palanqueiro para partido, não deve ter muitas coisas sérias para se preocupar.

    4. Alguns preferem caravana do Lula. 🤣🤣🤣🤣

Mais notícias
Assine agora
TOPO