Freixo propõe que eleição de reitores ocorra de forma virtual
O deputado Marcelo Freixo (foto) protocolou nesta sexta-feira, 12, projeto de lei que prevê a realização de votações virtuais para a eleição de reitores de universidades federais em razão da pandemia do novo coronavírus. O texto estabelece que a intranet das próprias instituições de ensino pode ser usada para a formação das listas tríplices que...
O deputado Marcelo Freixo (foto) protocolou nesta sexta-feira, 12, projeto de lei que prevê a realização de votações virtuais para a eleição de reitores de universidades federais em razão da pandemia do novo coronavírus.
O texto estabelece que a intranet das próprias instituições de ensino pode ser usada para a formação das listas tríplices que devem ser submetidas à Presidência da República. É com base na relação que o Executivo escolhe os dirigentes.
“Para evitar aglomeração e garantir processo democrático interno da comunidade universitária o presente projeto autoriza a realização da votação da lista tríplice por meio de ambiente virtual mediante o emprego de plataforma digital, como as videoconferências”, escreveu o parlamentar na justificativa da proposta.
Freixo apresentou o texto após o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, devolver ao presidente Jair Bolsonaro a medida provisória que autorizava o ministro da Educação, Abraham Weintraub, a escolher reitores temporários durante a pandemia. O chefe do Planalto revogou a norma.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (0)