Foto: Marcos Corrêa/PR

Novo chanceler muda cúpula do Itamaraty para fortalecer relações com o Congresso

16.04.21 11:26

O governo oficializou nesta sexta-feira, 16, mudanças na cúpula do Ministério das Relações Exteriores. Em mais um esforço para melhorar as relações do Itamaraty com o Congresso, o ministro Carlos Alberto Franco França decidiu trocar o comando da secretaria da pasta responsável pelas relações com o Legislativo e também com governos estaduais e municipais.

A embaixadora Cláudia Buzzi, que até então comandava o setor administrativo, assume a função, deixada pelo embaixador Marcos Arbizu, que perdeu o posto. Buzzi coordenou a assessoria parlamentar do Itamaraty entre 2009 e 2012, nos governos Lula e Dilma, e é considerada por colegas como “muito experiente” para o cargo.

A mudança é mais um aceno de Carlos França ao Congresso. O governo já havia oficializado a nomeação de Luiz Fernando Botelho de Carvalho como assessor especial do chanceler. Funcionário de carreira da Câmara, ele chefiou as relações do Planalto com o Legislativo, além de ter sido diretor da Consultoria Legislativa da Câmara dos Deputados.

Buzzi será substituída na Secretaria de Gestão Administrativa pelo embaixador Pedro Wollny, que foi chefe de gabinete de Ernesto Araújo. Achilles Zaluar será o chefe de gabinete de Carlos França. Apesar de perder o posto, Wollny ganhou um aumento salarial, já que passa a ser o titular de uma secretaria do Itamaraty.

Também nesta sexta-feira, o ministério oficializou a aposentadoria de Sérgio Eduardo Moreira Lima, embaixador do Brasil em Camberra, na Austrália, que completa 72 anos nos próximos dias – idade limite para a carreira diplomática. A expectativa é de que ele seja substituído, na embaixada, por Maurício Lyrio.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. "melhorar as relações do Itamaraty com o Congresso"; melhorar o quê, para quem, como, quando, onde, por quê? O povo precisa saber o que está havendo de errado nessas "relações". Aí tem!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO