Fiocruz pede à Anvisa registro de novo teste único de Covid e gripe
A Fundação Oswaldo Cruz submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária pedido de registro de um novo teste molecular capaz de detectar e diferenciar, de uma só vez, os vírus da Influenza A e B e o novo coronavírus. O virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz, Fernando Motta, afirmou...
A Fundação Oswaldo Cruz submeteu à Agência Nacional de Vigilância Sanitária pedido de registro de um novo teste molecular capaz de detectar e diferenciar, de uma só vez, os vírus da Influenza A e B e o novo coronavírus.
O virologista e pesquisador do Laboratório de Vírus Respiratórios e do Sarampo do IOC/Fiocruz, Fernando Motta, afirmou que o exame, do tipo RT-PCR, pode resultar na economia de recursos públicos e na identificação mais célere de doenças.
“Sempre que falamos em infecção respiratória, nos referimos a um tipo de doença que pode ser provocada por uma enorme gama de microrganismos. Por apresentarem sintomas muito semelhantes, realizar a identificação do agente causador da doença sem a realização do diagnóstico laboratorial é algo desafiador. A disponibilização destes kits no Sistema Único de Saúde [SUS] permitirá de modo econômico e com alto processamento a identificação viral oportuna destes agentes, com o método que é o padrão ouro para o diagnóstico das doenças causadas por vírus respiratórios no mundo”, pontuou.
Até o momento, a Fiocruz já distribuiu ao Ministério da Saúde cerca de 20 milhões de testes RT-PCR. A destinação do novo exame ao sistema único de saúde depende do aval da Diretoria Colegiada da Anvisa.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
Márcia
2022-01-20 06:40:44Boa notícia
ANTONIO
2022-01-19 21:11:31Ótima notícia, rezemos para que tudo dê certo! Parabéns Fiocruz!