Filho de Lobão chamava dólares de 'chocolates', diz dono de galeria
Um acordo firmado com os donos de uma galeria permitiu à Lava Jato avançar no rastro das obras de arte adquiridas pelo filho do ex-ministro de Minas e Energia Edson Lobão, do MDB. Os galeristas admitiram à Justiça que subfaturaram a venda de quadros para Márcio Lobão, recebendo por fora metade dos valores dessas peças....
Um acordo firmado com os donos de uma galeria permitiu à Lava Jato avançar no rastro das obras de arte adquiridas pelo filho do ex-ministro de Minas e Energia Edson Lobão, do MDB. Os galeristas admitiram à Justiça que subfaturaram a venda de quadros para Márcio Lobão, recebendo por fora metade dos valores dessas peças. No acerto, apresentaram as tratativas com o filho do emedebista por meio de mensagens do aplicativo WhatsApp.
O acerto fechado entre a Lava Jato e os galeristas chama-se acordo de não-persecução penal. Regulamentada na Lei Anticrime, a medida pode alcançar apenas crimes sem violência e cujas penas mínimas sejam inferiores a quatro anos. Em troca da admissão do crime e do cumprimento de condições impostas pelo Ministério Público, o investigado deixa de ser alvo de apurações e de consequentes punições.
Os empresários Rodrigo Editore e Ricardo Antonio Trevisan são donos da galeria Casa Triângulo, fundada em 1988, tida como um dos principais espaços de arte contemporânea no país. Em depoimento, Rodrigo afirmou que vendeu dois quadros para Márcio Lobão. Do total, 50% do valor foi pago em dinheiro vivo. As entregas teriam ocorrido entre abril e junho de 2013, em reuniões em São Paulo e no Rio.
Para confirmar seu depoimento, o dono da galeria entregou uma mensagem que recebeu de Márcio Lobão, datada de novembro de 2013, em que a palavra "chocolate" era usada pelo filho do ex-ministro para se referir às cédulas de dólares. "Estou aqui no aeroporto à espera. Te aviso. Preciso te encontrar no aeroporto. Se conseguir embarcar, não terei muito tempo. Estou levando seus chocolates e não poderei carregar eles pela cidade e ou entregar para teu motorista, corre o risco dele comê-los todos hahahha [sic]", disse Márcio, na ocasião.
No dia em que foi enviada a mensagem, Rodrigo alega ter se encontrado com Márcio e recebido 76 mil dólares em dinheiro vivo, retirados do bolso do paletó do filho do ex-ministro. Assim como Ricardo, ele assegurou não saber que o dinheiro era fruto de lavagem de dinheiro de supostas propinas da Transpetro. Os dois galeristas procuraram espontaneamente os investigadores para prestar os esclarecimentos.
Márcio Lobão e seu pai foram alvo de buscas e apreensões nesta terça-feira, 12, no âmbito da Operação Lava Jato. O emedebista já responde a ações penais sob a acusação de receber 2,8 milhões de reais em propina da Odebrecht e pela suposta lavagem de dinheiro de 1 milhão de reais com obras de arte.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Izabel
2021-01-13 11:59:07será que eram os chocolates da Loja daquele lá amigo do Queiroz, bah 😡
Edmundo
2021-01-13 11:28:20Um dos maiores ladrão do Maranhão! Como partido comunista representado pelo governador estudual apoia esse ex-senador pelo Estado do Maranhão.
César
2021-01-13 08:55:17Essa família entende muito de arte “ A arte de roubar” deprimente como um pai pode dar esse exemplo aos seus filhos. Consegue se olhar no espelho e dar risada.
CARLONE
2021-01-13 07:38:05Lobinho pelo visto vai ter que se contentar com sonho de valsa daqui para frente.
Sergio
2021-01-13 05:01:01Tinha que ser Maranhão, coronezada na Lava jato. Muda Brasil.
Sillvia2
2021-01-12 22:21:45Será que outros quadrilheiros mais poderosos virão liberar esse bando de lobos? Apostem, senhores!
VALDERES
2021-01-12 21:06:39Essa família deve entender pra caramba de arte.
André
2021-01-12 20:04:51Só um IRA a explodir toda a família desses vermes.
Cláudio
2021-01-12 19:11:03Lobão !!!! Cara de chocolate !!!! Cabelo de chocolate !!!!
Nelson
2021-01-12 17:28:20O que Gilmar & Cia vão fazer para livrar os Lobões desta? Alegar que não foi especificado se era chocolate meio amargo ou ao leite?