Filho de 'El Chapo' se declara culpado nos EUA
Ovidio Guzmán López admitiu ser chefe do Cartel de Sinaloa e se livrou de pena de prisão perpétua

O Tribunal Distrital Federal de Illionois, em Chicago, assinou nesta sexta-feira, 11, um acordo de confissão de culpa de Ovidio Guzmán López.
"El Ratón" é o filho mais novo de Joaquín "El Chapo" Guzmán Loera, chefe do cartel mexicano de Sinaloa.
Ele se declarou culpado em quatro acusações por tráfico de drogas e participação em estrutura criminosa internacional.
Segundo as investigações, "El Ratón" é um dos chefes da facção criminosa responsável pelo tráfico de fentanil no México e nos Estados Unidos.
De acordo com o Chicago Sun Times, o traficante admitiu seu envolvimento direto em três assassinatos e sequestros específicos e concordou em pagar US$ 80 milhões como parte da reparação acordada.
A partir de agora, ele será considerado uma testemunha cooperante, após a assinatura de um acordo de confissão de culpa.
Com isso, El Ratón também se livra de uma pena de prisão perpétua.
Em janeiro de 2023, o traficante foi preso durante uma operação das forças federais mexicanas, em Jesús María.
Um outro irmão, Joaquin Guzmán, também está preso.
Sanções
Em junho, o Departamento de Tesouro americano anunciou sanções contra Archivaldo Ivan Guzmán Salazar e Jesus Alfredo Guzmán Salazar, filhos de Joaquin “El Chapo”.
"Los Chapitos é uma facção poderosa e hiperviolenta do Cartel de Sinaloa, na vanguarda do tráfico de fentanil para os Estados Unidos.
No Departamento do Tesouro, estamos cumprindo o mandato do Presidente Trump de eliminar completamente os cartéis de drogas e enfrentar líderes violentos como os filhos de ‘El Chapo’. O Tesouro está maximizando todas as ferramentas disponíveis para deter a crise do fentanil e ajudar a salvar vidas“, afirmou o secretário do Tesouro, Scott Bessent.
O Escritório de Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) também aplicou punições econômicas a uma rede regional de associados e empresas sediadas no México.
Ao mesmo tempo, o Departamento de Estado oferece uma recompensa de até US$ 10 milhões por informações que levem á prisão dos filhos de “El Chapo”.
Como resultado das sanções, todos os bens de Ivan e Jesus Alfredo – em posse ou controle de cidadãos americanos – serão bloqueados.
Além disso, qualquer entidade ligada a eles será bloqueada.
Cartel de Sinaloa
O Cartel de Sinaloa é um dos cartéis mais antigos e poderosos do México.
Em 2009, a facção criminosa foi designada pelos Estados Unidos como uma organização de tráfico de drogas.
De acordo com as autoridades americanas, o cartel trafica fentanil, metanfetamina, cocaína e outras drogas ilícitas para os Estados Unidos.
No último mês, o Departamento de Estado dos EUA designou o Cartel de Sinaloa como uma Organização Terrorista Estrangeira (FTO) e Terrorista Global Especialmente Designado (SDGT).
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
F-35- Hellfire
2025-07-11 22:04:12Trump está certo, os traficantes de drogas devem ser combatidos e eliminados. Lula gosta dos narcotraficantes como Nicolás Maduro e Dias Canel.
MARCOS
2025-07-11 20:09:17VAI PAGAR A MULTA DE 80 MILHÕES COM O DINHEIRO ARRECADADO NO TRÁFICO, E AINDA VAI SOBRAR MUITOOOOOOOOOOOOO.