STF

Fachin vota a favor de prisões em segunda instância

23.10.19 16:22

O ministro Luiz Edson Fachin (foto) votou nesta quarta-feira, 23, pela possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. Com a manifestação do ministro, o placar está em dois a um pelas prisões antes do trânsito em julgado.

Em seu voto, Fachin apontou que as análises de provas ocorrem somente na primeira e segunda instâncias, e que os recursos às cortes superiores servem somente para discutir questões constitucionais e de direito, não para entrar na discussão das provas do processo. O ministro, que é o relator da Operação Lava Jato no STF, já havia adotado esse entendimento em julgamentos anteriores.

“É inviável sustentar que toda e qualquer prisão só pode ter o cumprimento iniciado quando o último recurso da última Corte constitucional seja analisado”, disse o ministro em seu voto.

Com isso, o ministro acompanhou a divergência aberta por Alexandre de Moraes. Até o momento, somente o ministro relator do caso, Marco Aurélio Mello, votou contra as prisões após condenação em segunda instância.

 

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. 0s argumentos usados no voto do Ministro Luíz Edson Fachin são irrefutáveis. Depois do julgamento na Segunda Instância não mais se discute provas e questões de fato. Portanto, a culpabilidade se torna inquestionável. Assim sendo, os recursos posteriores só servem para retardar a execução da pena e garantir a impunidade.

  2. Fachin diz o óbvio. Se os garantistas entendem que as instâncias inferiores são incompetentes para prender, que elas acabem. Erros podem ser corrigidos enquanto o réu está preso e um Habeas Corpus pode ser emitido quando houver alguma dúvida levantada no processo pela defesa. Quem é favorável à condenação tem argumento, o contra tem interesse.

  3. Parabéns, ministro Fachin, pelo voto a favor da prisão após condenação em segunda instância. O Brasil que presta agradece.

  4. Agora ela atende a voz da Nação, mas foi achincalhado especialmente pelos bolsonaristas junto com quem indicou, o Senador Alvaro Dias,porque "subiu no palanque da Dilma". Hoje junto com ele estava um indicado de Bolsonaro que também foi petista e que também se posicionou a favor da prisão em segunda instância. Povo ignorante que julga a pessoa por um item e passa por cima de todo o resto, assim está acontecendo com a Joice, de quem nunca fui fã, em quem não votei, mas que tenho que

    1. reconhecer que fez um bom trabalho no governo especialmente na questão da reforma da Previdência, e a ignorância reinante joga tudo na vala comum apenas porque ela não apoiou as patetices do príncipe. Turba de ignorantes, que coloca no altar e tiram a escada num piscar de olhos - Joice sempre mostrou quem era e como era , voces é que são cegos e não enxergam um palmo adiante do nariz, merecem o pais e os politicos que têm!

  5. 3a instância somente para discutir questões constitucionais. Parabéns Fachin,o senhor atende a voz da nação e da razão, e merece sua cadeia nessa corte

  6. Qual a diferença do condenado que fica livre recorrendo até morrer e quem está realmente livre sem culpa nenhuma e também morrer ? Pra que justiça ?

  7. Inviável sustentar o cumprimento de sentença de prisão somente quando o último recurso da justiça for analisado...mandou bem!!!

  8. Ministro Fachin. Obrigado pelo seu voto. Dedico seu voto ao saudoso ministro Teori. Vagabundos na cadeia. Lula apodrecer na cadeia. Todo corrupto e bandido na cadeia. Vamos fechar o congresso. Não vamos dar moleza para está vagabundagem.

Mais notícias
Assine agora
TOPO