Rosinei Coutinho/SCO/STF

Fachin nega pedido para investigar Toffoli e proíbe PF de apurar acusações de Cabral até decisão do STF

14.05.21 22:14

O ministro Edson Fachin negou, na noite desta sexta-feira, 14, o pedido da Polícia Federal para abrir uma investigação sobre Dias Toffoli com base na delação premiada de Sergio Cabral. Fachin também proibiu a PF de fazer qualquer apuração baseada na colaboração do ex-governador até que o  Supremo Tribunal Federal decida se o acordo é válido.

A decisão foi proferida nesta sexta-feira, 14, mesmo dia em que Crusoé publicou detalhes da colaboração de Cabral, que menciona o suposto pagamento de 4 milhões de reais ao ministro para beneficiar dois prefeitos de municípios do Rio de Janeiro que recorreram ao Tribunal Superior Eleitoral contra a cassação de seus mandatos.

Em um mesmo despacho, Fachin toma duas decisões. Além de rejeitar o pedido para abrir a investigação sobre Toffoli, ele determinou à Polícia Federal que “se abstenha de tomar qualquer providência ou promover qualquer diligência direta ou indiretamente inserida ou em conexão ao âmbito da colaboração premiada” de Cabral até que seja julgado pelo plenário virtual da corte um pedido da Procuradoria-Geral da República para anular o acordo. O julgamento está pautado para o próximo dia 21.

O vice-procurador-geral da República, Humberto Jaques de Medeiros, já havia emitido um parecer contra o pedido da PF para investigar Toffoli. Ele enxergou “má fé” na delação de Cabral. Humberto Jaques apontou a “inidoneidade das declarações prestadas pelo colaborador para ensejar a instauração de procedimentos criminais e, por consequência, pelo indeferimento dos requerimentos formulados pela autoridade policial”.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Decisões de um ministro idiota que proíbe a polícia de executar operações em antros de bandidos, não surpreende!! É outro lixo no STF...

  2. Esse tipo de gente que deveria zealr pela justiça protege os amigos de serem investigados e depois querem que confiemos no STF

  3. Exatamente 0 pessoas surpresas com essa decisão. Quase dá pena, com a morte da lava jato vai todo mundo escapando, só o Cabral que vai ficar como manequim pra mostrar que a operação não foi totalmente aniquilada.

  4. No Brasil, terra do nunca, o pau de bate em chico, não bate em Francisco. Como disse o poeta, leis são para os pobres cumprirem e para os ricos se basearem.

  5. Será que irão anular a delação de Cabral??? Os nobres magistrados que tem a conduta ilibada não farão isso. Eu duvido!!!

  6. STF, uns pensam que são Deus , outros acreditam que são KKKKK, alguém pensou que ocorreria alguma coisa diferente? gente estamos no Brasil

  7. As leis aqui não se aplicam aos poderosos, principalmente se estiverem incursos nos tres poderes. Isto aqui é uma republiqueta de quinta.....Tenho vergonha em dizer que sou brasileiro.

  8. Corrupção => Corporativismo => Impunidade (Ad infinitum..........) O STF é o maior protagonista deste ciclo infernal.

  9. Os Intocáveis...... isto é o que os membros do STF querem ser..... e não pode ser! Brasileiros! Vamos pressionar mudanças urgentes na Constituição! O STF são prepostos das forças ocultas! Não interessa ao povo brasileiro!

  10. Todos sabemos que estes caras do STF estão comprometidos com tudo que não interessa à sociedade! Mas se põem acima da Constituição e a desrespeitam sem nenhum receio. Eles se p~~oem num pedestal de impunidade! Vamos troca-los! E alí colocar pessoas não indicadas por políticos. Mas saídos de concurso público entre juristas de alto saber comprovado! O que não pode é serem endossados por Presidente ou Congresso Nacional!

  11. A má fé e inidoneidade desses delatores premiados é amplamente conhecida e reconhecida, todos sabemos. No entanto, a delação, em si, se reveste de credilidade quando se sabe que o delator está obrigado a dizer a verdade. Caso identificada uma única mentira o processo da delação perde a validade. É de se pensar, o Cabral iria mentir nesse ponto, pondo em risco tudo que declarou? Além do mais, todas as evidências apontam na direção de o M. Toffoli ter mergulhado nessa lama chamada propinoduto.

  12. Essa do Fachinho facinho escancarou de vez o tal do corporativismo.. são tidos vergonhosamente inescrupulosos e parciais.. uns merdas..

  13. até quando a Sociedade aceitará os crimes jurídicos praticados por ministros do STF? está claríssimo que com excesso do Ministro Cássio seus colegas são corporativistas e tem clara agenda óptica alinhada ao lulismo

  14. Não resta a mínima dúvida. A bandidagem é uma instituição no Brasil. Cercada de todas as proteções, possíveis e imagináveis. Quando a ameaça era contra as digníssimas esposas de Toffoli e Mendes, aquele paralizou a PF e o COAF; foram 4 meses sem qualquer investigação. Agora, de novo, o Toffoli como alvo, proibe-se qualquer processo ou investigação contra Sua Excelência. Fica o sentimento de tratar-se de uma confraria, escudada nas letras rebuscadas e ininteligíveis da Constituição. Ave Cesares!!

  15. Os ímpios se autoprotejem é um verdadeiro escárnio à população de bem que paga os polpudos salários dessa escória e impotente vê as forças armadas acovardados diante do desrespeito à constituição pelo STF e como guardião da Pátria nada fazem, acabou o patriotismo.

  16. Depois que o sujeito anula sentenças do Lula ... já escancarou o PODRE BANDIDO que tb é ... + um entre tantos...tadinho do nosso amado país

  17. O ex juiz Moro e a operação Lava Jato escancararam as oligarquias que corroem a democracia e a república. Formada por políticos e empresários e doleiros, protegidas e garantidas por servidores públicos privilegiados do judiciário, essa OCRIM aproveitou-se da farsa e do aparelhamento bolsolavista e reorganizou suas defesas com a garantia do poder judiciário. O Jair e seus generais são marionetes controladas pela OCRIM oligárquica que investe na volta do Jararaca, sua expressão no Poder.

    1. Essa é a triste realidade, depois que o Min Fachin tirou a máscara e anulou as Sentenças de Lula igualou-se aos demais

  18. É a pocilga se protegendo para continuar fuçando na lama fétida da corrupção e do desrespeito generalizado ao ordenamento jurídico que juraram defender. Uma lástima.

    1. Que constituição? Ainda ontem o Levandowsky " permitiu" que um ministro ficasse mudo no depoimento ao circo dessa cpi, sendo que isso está claramente previsto na Constituição Brasileira e não precisa de nenhuma autorização. Ou o Leva pode modificá-la a sua conveniência? Absurdo.

  19. Um perfeito absurdo . A máfia funciona assim, máxima cumplicidade ..Por 11 x 0 não haverá qualquer investigação do “colega” togado. Façam suas apostas !!!

  20. Como é inocente nossa PF!!! Será que a PF esperava que a quadrilha entregasse um dos seus membros? É isso mesmo ou a burra sou eu???? Sabe quando esse advogadozinho do PT será investigado? NUNCA!!!!

    1. Não é inocência Maria. Eles seguem cumprindo as suas obrigações. Ao menos a sociedade é informada por a + b dos bastidores dos 3 poderes. Vai que em algum momento o eleitor acorda para a necessidade de votar melhor e reivindicar os seus direitos.

  21. Ooora!!!! Qualquer cidadão sob suspeita, sobretudo no caso das "suspeitas óbvias, ululantes, evidentes e confirmadas" TEM SIM, q ser investigado!!! Corporativismo p/ encobrimento de crimes é uma conduta execrável!!! Toda "corporação", pela lógica, deveria ser a favor e empenhar-se totalmente em expurgar seus próprios bandidos, se não em nome da decência, da integridade e da honra, no mínimo em prol dos seus próprios interesses em dignificar-se, defender-se e à sua reputação e confiabilidade!!!!!

    1. Páginas aberrantes, enlameadas, sinistras, desgraçadas e malditas da nossa História!!!!!

    2. E, coisa típica mesmo de criminosos, têm um indizível prazer em perseguir um inocente, PATRIÓTICO E EDIFICANTE BRASILEIRO, como o DR. SÉRGIO FERNANDO MORO!!!!!!!!

    3. E o CINISMO e a COVARDIA MAIORES PARA COM O POVO BRASILEIRO, é que tooooooodoooossss nessa """corporação""", sabem e conhecem peeeeeerrrrfeitamente os crimes dos seus próprios marginais!!!!! Que conduta espúria e repugnante esse criminoso encobrimento!!!! Coisa de formação de quadrilha, conduta de facção criminosa institucionalizada!!!!

  22. E o juiz Moro é que é suspeito …… Jamais teremos um delito de qualquer um da turminha enquanto o amiguinho rasgar toda e qualquer possibilidade de investigação. Eles adoram a ditaduracracia própria

    1. Não , Marcio falou exatamente o que o sistema CORRUPTO pensa. Moro era um tentando limpar um pouco da sujeira.

    2. Não me espanta o comentário do Márcio. Os corruptos e amorais no poder, não estão lá de graça. São um retrato da própria sociedade.

    3. Falou tudo!!! STF, STJ, PGR e etc nao valem nada, mas o Sergio Moro e suspeito, so no Brasil mesmo, o poste continua mijando no cachorro e o cachorro somos nos o povo Brasileiro pagador de impostos e que sustenta essa esculhambação, o STF custa Bilhões aos cofres públicos e so fazem advogar para os amiguinhos poderosos dessa casta politico social que eles todos pertence. Sugiro nenhum cidadão pagar impostos por 2 anos e vamos ver o que acontece, duvido essas pestes trabalharem de graça!!!!

    4. O juiz Moro era uma anomalia do sistema que foi eliminada com sucesso.

  23. Daí até a eleição de Lula falta pouco! Que Deus nos ilumine a todos e um abraço fraterno em agnósticos e ateus! Namastê!

  24. Literalmente o Brasil nunca será um país sério em 521 anos desdé o seu descobrimento até a data presente melhorou em nada ao contrário só piorou simplesmente um país da impunidade ou república das bananeiras chamado Brasil 🇧🇷 um povo omisso e covarde que não briga pelos seus direitos e futuro dos descendentes 🤬🤬🤬🤬🤬🤬🤬

    1. Infelizmente o tal freio existe e vem justamente do acusado.

    1. Já escancarou os Podres Poderes da República Tupiniquim há tempos. De corrupto contumaz a Estelionatário ; de Quadrilha Organizada a FAMILICIA ; de Mensalão a Bolsolão, de alguns mortos eliminados no percurso a COVIDÃO de 500 mil vidas perdidas .Uma evolução ao som de banda militar.

    1. Ruas , vamos as ruas !!!!! Vamos de carreata . Vamos apoiar Dr Moro . Brasileiirada sem raça .povo covarde .

    2. Meu Deus em que mundo estamos! O que Esse STF pensa que é??? Até quando aguentaremos essa situação? Vergonhoso!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO