Explicação de Pazuello sobre Manaus pode influenciar abertura de CPI, diz Pacheco
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), afirmou nesta sexta-feira, 5, que ouvirá as explicações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a crise sanitária em Manaus, no Amazonas, antes de decidir se abre ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, da Covid-19. De autoria do senador Randolfe Rodrigues, o requerimento para a instalação da...
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (foto), afirmou nesta sexta-feira, 5, que ouvirá as explicações do ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, sobre a crise sanitária em Manaus, no Amazonas, antes de decidir se abre ou não a Comissão Parlamentar de Inquérito, CPI, da Covid-19.
De autoria do senador Randolfe Rodrigues, o requerimento para a instalação da CPI foi protocolado na quinta-feira, 4. O parlamentar da Rede do Amapá reuniu 31 assinaturas, quatro a mais do que o mínimo legal.
Pouco depois, por unanimidade, o plenário da casa aprovou um convite para que Pazuello explique as "dificuldades" enfrentadas pelo Brasil para imunizar a população contra o novo coronavírus e as medidas adotadas pelo governo federal frente à pandemia.
Como não se trata de convocação, o ministro pode decidir se vai ao Congresso ou não. Pacheco, entretanto, adiantou que Pazuello deve atender ao chamado "nas próximas semanas". "A questão da CPI é outra questão que eventualmente, a partir da estada dele [Pazuello] no Senado Federal, isso vai contribuir inclusive para a avaliação sobre a necessidade ou não de uma CPI", disse.
Pacheco declarou que o convite a Pazuello não detalha quais questionamentos serão realizados na audiência. O presidente do Senado, contudo, ressaltou que é "evidente" que o assunto Manaus estará em pauta.
"Lá houve um ápice muito grande no início da pandemia, depois foi reduzindo a incidência e voltou com a perplexidade de não se ter condições mínimas de atender as pessoas. Então, esse é um ponto evidentemente que será tratado, além de outros tantos que estamos acompanhando dessa pandemia, que precisam ser esclarecidos", disse.
"A CPI tem índole constitucional. Eu defendi as prerrogativas dos senadores e das senadoras ao assumir o Senado e uma dessas prerrogativas é requerer as CPIs que achem devidas e, obviamente, que eu vou fazer a análise disso e à luz do que manda o Regimento Interno e a Constituição tomaremos uma decisão", emendou.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (8)
Francisco
2021-02-09 14:03:34Tanta coisa para estes senadores se preocuparem, e como eles não tem nenhum interesse em por nada. so para atrapalhar quém tem preocupação pelo brasil. Eita politicos sem futuro desta maldita oposição.
Regina
2021-02-06 14:47:24Vc tem credibilidade?Demonstre!!!
Claide rocha
2021-02-06 13:41:59VAMOS VER ROGRIGO PACHECO..VAMOS VER...estamos de olho em você..favorito de Bolsonaro...
Oliver
2021-02-06 12:50:32Vai abrir o picadeiro.
José
2021-02-06 12:04:15Já tá começando a ser diferente do toco de amarrar jegue! tem que abrir essa CPI.
Vimar
2021-02-06 11:35:12Não acredito nesse Senador que foi eleito imoralmente com compra de votos pelo Presidente- toma lá dá cá- , e da traição sofrida pela ilustre Senadora Simone Tébet, pelos traidores de sempre.
Jose
2021-02-05 18:23:56Vcs torcem para a desgraça, cuidado temos um Deus superior,"quem aqui faz aqui se paga"Todo mundo sabe que a responsabilidade para administrar a pandemia foi dado pelo supremo aos governadores e prefeitos. Vcs não postam absolutamente nada da roubalheira em algum estado, inclusive o meu SC logo descoberto . O governo deu muita grana para essa gente o que fizeram c esse dinheiro? Por que vcs não postam a compra de respiradores do estado do Amazonas em um revena de vinhos? Triste essas matérias!
Aguia
2021-02-05 18:19:06Nesta fala o Pacheco se diferencia do mudo Alcolumbre mas bisa o Maya...