Exclusivo: sócio de Pedro Parente tem contrato de R$ 11 milhões, sem licitação, com a Petrobras
A Petrobras mantém um contrato, firmado sem licitação, com um sócio do presidente da estatal, Pedro Parente. O empresário Odilon Nogueira Junior conseguiu o contrato com a estatal para prestar serviços de pesquisa e gestão em março de 2017. Cinco meses depois, ele passou a ser sócio de Pedro Parente. Odilon Nogueira é proprietário da...
A Petrobras mantém um contrato, firmado sem licitação, com um sócio do presidente da estatal, Pedro Parente.
O empresário Odilon Nogueira Junior conseguiu o contrato com a estatal para prestar serviços de pesquisa e gestão em março de 2017. Cinco meses depois, ele passou a ser sócio de Pedro Parente.
Odilon Nogueira é proprietário da Dana Tecnologias, cujo endereço é a casa dele, em São Paulo.
À época da assinatura do contrato da Dana com a Petrobras, Pedro Parente já presidia a companhia havia dez meses. Não houve concorrência. O contrato, de 11,4 milhões de reais, vai até 2020. A justificativa legal para a dispensa de licitação foi a de que havia “inviabilidade fática ou jurídica de competição”.
O Portal da Transparência da Petrobras pouco informa sobre o objeto do contrato. Diz apenas que se trata de “serviço de consultoria para processo gestão da cultura”.
Cinco meses depois da assinatura do contrato, em agosto de 2017 Pedro Parente e Odilon Nogueira tornaram-se sócios. Ou seja: o presidente da Petrobras passou a ser parceiro de negócios de um empresário que tem contrato com a estatal – e sem licitação.
A sociedade entre os dois se dá na Kenaz Participações, uma empresa criada para fazer investimentos e que tem como endereço um imóvel residencial do presidente da Petrobras.
Odilon Nogueira é sócio na pessoa física, enquanto Pedro Parente aparece por meio da Viedma Participações. O presidente da Petrobras é sócio da Viedma juntamente com a sua ex-mulher, Lúcia Hauptmann.
A Viedma tem 65% do capital social de 1,2 milhão de reais da Kenaz. Odilon Nogueira tem 17,5%.
Esse é o segundo caso em que Pedro Parente aparece relacionado a empresários que têm negócios com a Petrobras. Como Crusoé revelou na semana passada, a Kenaz também tem como sócio José Berenguer. Ele é presidente do banco JP Morgan no Brasil, que em maio deste ano recebeu da Petrobras, antecipadamente, o pagamento de cerca de 2 bilhões de reais (600 milhões de dólares) de um financiamento que venceria em 2022.
A Petrobras informou, em nota, que o pagamento rendeu um desconto de 74 milhões de reais. A estatal sustenta que não há conflito de interesses na transação.
Crusoé indagou a Petrobras sobre a sociedade de Pedro Parente com o empresário Odilon Nogueira Junior, mas não obteve resposta até a publicação desta reportagem.
Na noite desta segunda-feira, a estatal divulgou nota em que nega conflito de interesses, mas informa que Parente decidiu encaminhar o caso para apreciação de um comitê interno para as "devidas apurações".
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Magdalena
2018-06-01 16:27:55Por que continuamos com os mesmos procedimentos?A estatal é o quintal da presidencia sempre????
Hirismar
2018-05-31 13:59:23É mesmo assim!! ninguém se sustenta. O cara recebe carta branca para tocar, tocar, não é administrar, porque isto não é adm. Resolve que o combustível tem que ser aumentado todo dia!! e aí sobra grana para nós outros, sem licitar ou licitando!!! faz diferença??? mas petralhada e mdb.zada e outros pps. São do mesmo saco. Farinha estragada!!!!!pqp.
OLINTHO
2018-05-31 09:41:12ESSE NEPOTISMO SÓ VAI ACABAR QUANDO PRIVATIZAREM ESSA PORCARIA.
MariaLuiza
2018-05-30 14:38:27Espero que seja esclarecido, não suportamos mais surpresas desagradáveis!
Adriane
2018-05-30 11:03:26Mas o óbvio que tal parceria, meses depois de um contrato milionário de consultoria, é no mínimo muita falta de experiência de Pedro Parente, isso não melhor das hipóteses.
Rosely
2018-05-30 09:21:18Está na hora de exemplaridade, Pedro Parente! O que adianta a empresa ter Código de Conduta, Governança Corporativa "reforçada" nas regras de compliance SE o próprio presidente não dá exemplo! Eu não sou do grupo que pede a cabeça de Pedro Parente. Considerava-o honrado e capaz para reerguer a Petrobras! Informações assim, certamente, fazem com que eu mude minha confiança!
Eduardo
2018-05-29 23:54:23Triste ver tantos julgadores sem toga. Tantos que se jactam corretos, mas são incapazes de aguardar a manifestaçã do indivíduo citado e a apuração dos fatos. Em tempos de internet, cada teclado é juiz. Ta faltando senso critico.
BETO K
2018-05-29 19:30:08Sensacional sai corrupto A entra corrupto B.... e nós ó *^&^*^&*&
Marcelo Williams
2018-05-29 19:10:41Só tem bandidos!!
Arnaldo
2018-05-29 17:50:03o parente do temer é bandidaço igual a ele e nós pagamos a conta