Iusef Soares

Exclusivo: Lula indica que pretende escolher Paulo Gonet para a PGR

15.08.23 13:20

Em conversas recentes com ministros do STF e com integrantes do primeiro escalão, como o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, o presidente Lula indicou que deve mesmo indicar o vice-procurador-geral Eleitoral Paulo Gonet para a Procuradoria-Geral da República.

O nome de Gonet é defendido por ministros do STF como Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes e Cristiano Zanin. Ele também conta com a simpatia de alas do Ministério Público, que defendem um nome mais independente do Palácio do Planalto.

Conforme apurou Crusoé, Gonet teve uma conversa rápida com Lula no mesmo dia do jantar realizado na casa de Gilmar, em 1º de agosto. O jantar também teve a participação de Zanin, da primeira-dama, Janja da Silva, e da esposa de Gilmar, Guiomar Mendes.

Lula e Gonet conversaram sobre a atuação do MP e o presidente da República, conforme interlocutores, teria se queixado da atuação de Rodrigo Janot à frente a PGR. Lula defendeu uma PGR independente, porém “sem perseguições” a adversários.

A ala mais radical do PT, no entanto, é contra a indicação de Gonet. Eles afirmam que um PGR com perfil mais independente poderia se associar a Gilmar e Moraes no futuro, caso ocorra algum atrito entre o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal.

Essa ala ainda pretende sugerir outros nomes para Lula como os subprocuradores gerais da República Luiza Frischeisen e José Adônis Callou. Lula também pensou em indicar Nicolau Dino para a vaga, mas o próprio subprocurador já se declarou impedido de assumir a função, já que é irmão do atual ministro da Justiça, Flávio Dino.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Será que o Intercept vai considerar esses contatos republicanos? Não está acontecendo o mesmo do que eles chamaram de “vasa jato”?

  2. Para que PGR, barrar todas as investigações contra à presidência da república? Vir a dizer que Janot fez perseguição? Ele nunca vai admitir que errou e roubou do povo brasileiro.

  3. Se Paulo Gonet foi recomendado por Gilmar Mendes, Zanim e Alex. de Moraes, então 99,9 % de certeza, não serve para o Brasil!

Mais notícias
Assine agora
TOPO