Crusoé
28.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

EXCLUSIVO: JBS pagou R$ 9 milhões a Wassef

Advogado do presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef (foto) recebeu 9 milhões de reais da JBS, o frigorífico dos irmãos Joesley e Wesley Batista. Os registros dos pagamentos constam de documentos obtidos pelos promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro que investigam a relação de Wassef com Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo...

avatar
Luiz Vassallo
avatar
Rodrigo Rangel
avatar
Fabio Leite
5 minutos de leitura 19.08.2020 21:39 comentários 10
EXCLUSIVO: JBS pagou R$ 9 milhões a Wassef
Com as bênçãos de Aras e Bolsonaro, o advogado Frederick Wassef foi à sede da PGR para tratar da delação da JBS
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Advogado do presidente Jair Bolsonaro, Frederick Wassef (foto) recebeu 9 milhões de reais da JBS, o frigorífico dos irmãos Joesley e Wesley Batista.

Os registros dos pagamentos constam de documentos obtidos pelos promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro que investigam a relação de Wassef com Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do presidente da República.

Indagada por Crusoé, a JBS ainda não respondeu a que se referem os repasses. Wassef não retornou as tentativas de contato.

As informações chegaram para os promotores na esteira da mesma investigação que levou ao paradeiro de Queiroz – o ex-assessor de Flávio Bolsonaro estava escondido em uma casa de Wassef em Atibaia, no interior de São Paulo.

Ao obter dados sobre as transações financeiras do advogado, por meio de um relatório do Coaf, o Conselho de Controle de Atividades Financeiras, veio a surpresa: os investigadores descobriram os milionários pagamentos da JBS, distribuídos entre os anos de 2015 e 2020.

A relação entre Frederick Wassef e o enrolado frigorífico dos irmãos Batista era desconhecida até então.

Ouvidos sob reserva por Crusoé, até mesmo advogados que atuam formalmente em processos da JBS asseguram que nunca tiveram conhecimento de serviços prestados por Wassef à companhia ou a outras empresas do grupo.

Em um dos documentos enviados aos promotores consta a explicação que o advogado teria dado ao banco por meio do qual recebeu os valores: ele informou que os pagamentos seriam referentes à atuação de seu escritório em favor da companhia em processos relacionados à Lava Jato.

Esse é outro dado que desperta atenção. Não se tem notícia de qualquer atuação oficial do escritório de Frederick Wassef em processos da JBS – nem relacionados à operação nem a outros assuntos.

A JBS entrou no epicentro da Lava Jato em 2017. O grupo estava sendo investigado por operações suspeitas no BNDES e com fundos de pensão. Na berlinda, os irmãos Joesley e Wesley Batista, junto com outros executivos, fecharam um acordo de delação com a Procuradoria-Geral da República.

O acordo acabou por tragar para a investigação o então presidente da República, Michel Temer, gravado secretamente por Joesley Batista durante uma conversa pouco ortodoxa no Palácio do Jaburu.

Envolta em polêmicas diversas, especialmente em razão da descoberta de que um dos procuradores que representaram a PGR na negociação vinha atuando também em parceria com um dos escritórios encarregados de defender a companhia, a delação logo passou a ser questionada.

O próprio Rodrigo Janot, responsável por fechar o acordo, chegou a pedir a anulação dos benefícios. A sucessora dele na PGR, Raquel Dodge, seguiu na mesma toada. Mais recentemente, foi a vez do atual procurador-geral, Augusto Aras, defender a rescisão do acordo em um parecer enviado ao Supremo Tribunal Federal.

O julgamento da anulação da delação na corte chegou ser pautado para 17 de junho. Pouco antes, porém, a PGR reabriu as negociações com a companhia. Estava à mesa, portanto, uma última tentativa dos irmãos Batista de evitar a rescisão do acordo e, com ela, o risco de voltarem para a cadeia.

As tratativas passaram a ser conduzidas, com aval de Augusto Aras, pela subprocuradora-geral Lindôra Araújo, escolhida por ele para coordenar os casos da Lava Jato na PGR.

A certa altura, para voltar atrás no pedido de anulação apresentado ao Supremo, a Procuradoria-Geral propôs o pagamento de uma multa adicional bilionária pela companhia. A PGR queria ainda que os responsáveis pelo grupo aceitassem passar ao menos uma curta temporada na cadeia.

Era uma proposta que, à primeira vista, parecia interessante para os Batista. Por uma razão, em especial: com a rescisão integral do acordo, eles correm o risco de serem condenados e terem que cumprir longas penas em razão das investigações que os envolvem.

Em meio à pandemia, as negociações com a PGR travaram. Os advogados oficiais da JBS dizem que em setembro pretendem retomar as conversas.

Crusoé perguntou à Procuradoria-Geral da República se Frederick Wassef se reuniu nos últimos meses com integrantes do órgão. Com Augusto Aras, informou o gabinete, ele esteve reunido logo após a posse do PGR, para uma “visita de cortesia”.

Quanto a eventuais encontros com os subprocuradores-gerais da República, a resposta da Secretaria de Comunicação da Procuradoria foi a seguinte: “Sobre os demais 74 subprocuradores-gerais da República, a Secom informa que não é responsável pela agenda deles, sendo impossível obter as informações principalmente em meio à pandemia - já que estão quase todos em teletrabalho”.

Responsável por conduzir as tratativas com a companhia, a subprocuradora Lindôra Araújo afirmou a Crusoé que não conhece Frederick Wassef.

Ainda que tenham aparecido acidentalmente na investigação sobre Fabrício Queiroz, os pagamentos da JBS para o advogado de Jair Bolsonaro, que agora é um personagem crucial no caso, vão passar por uma análise minuciosa. Partindo das informações gerais do relatório do Coaf, os investigadores terão condições de saber, por exemplo, se após entrar na conta de Wassef os recursos foram transferidos ou compartilhados com outros beneficiários.

Diários

Quaest aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo

Redação Crusoé Visualizar

Produtora de “Dark Horse” pede a Mendonça suspensão de inquérito

Redação Crusoé Visualizar

Trump determina novo nome para o Lago Ontário

Redação Crusoé Visualizar

Kalil faz suspense sobre voto para presidente

Redação Crusoé Visualizar

A treta entre a esposa de Boulos e Mamãe Falei

Redação Crusoé Visualizar

"Juntos para sempre"

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A trama das frases comprometedoras de Roberta Luchsinger

A trama das frases comprometedoras de Roberta Luchsinger

Visualizar notícia
A treta entre a esposa de Boulos e Mamãe Falei

A treta entre a esposa de Boulos e Mamãe Falei

Visualizar notícia
Deslizamento fragiliza Nepal diante da China

Deslizamento fragiliza Nepal diante da China

Visualizar notícia
Economia pesa para Lula nas redes sociais

Economia pesa para Lula nas redes sociais

Visualizar notícia
"Juntos para sempre"

"Juntos para sempre"

Visualizar notícia
Lula na Record é pior que desprezo pela democracia

Lula na Record é pior que desprezo pela democracia

Visualizar notícia
Lulinha lá

Lulinha lá

Visualizar notícia
O que veio primeiro: terremoto ou deslizamento?

O que veio primeiro: terremoto ou deslizamento?

Visualizar notícia
Por que Ana Castela incomoda muita gente

Por que Ana Castela incomoda muita gente

Visualizar notícia
Renan defende arma nuclear para reposicionar o Brasil

Renan defende arma nuclear para reposicionar o Brasil

Visualizar notícia

Tags relacionadas

acordo

advogado

delação premiada

Frederick Wassef

J&F

Jair Bolsonaro

JBS

Joesley Batista

milhões

pagamentos

pgr

Wesley Batista

< Notícia Anterior

Guedes critica derrubada de veto a reajustes: 'Um crime contra o país'

19.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Com aval de Aras e sem procuração, Wassef foi à PGR tratar de assuntos da JBS

20.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Luiz Vassallo

author

Rodrigo Rangel

author

Fabio Leite

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

miguel

2020-10-09 15:59:20

PARECE QUE A ÚNICA alternativa possível para mudar tudo, e se não acabar, reduzir essa bandidagem, é votarmos no Marcola para presidente...Esse manda e não admite que o grupo cresça sem controle.


Vanderley

2020-09-27 15:20:50

Os donos da JBS curtindo a vida com muitos cifrões do dinheiro público. Eike Batista vivendo a vida milionária livre leve e solto. Aqui no Brasil o bom é ser amigo do Rei.


Antonio carlos

2020-08-20 20:01:13

PGR disse que vai investigar e quer dizer que vai abafar como sempre


Afranio

2020-08-20 17:25:04

Crusoe tenta transformar, com sua retórica, bandido em mocinho e vice versa. Por que a expressão “Advogado de Bolsonaro” e não ex- advogado...” ? . Aliás, por que envolver o Presidente nessa conversa ? Jornalistas tendenciosos, parciais, mofados. Ah, essa insinuação caberia outro processo contra essa revista lixo. Vocês não merecem ser jornalistas.


FRANCISCO

2020-08-20 17:09:41

O Santo advogado da família Bolsonaro rssss


Amilton

2020-08-20 15:02:36

COM O BEIÇOLA NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 15:01:10

COM O BEIÇOLA NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUSMEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 14:56:25

COM GILMAR MENDES NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS POR PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 14:54:45

COM GILMAR MENDES NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E A DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


DAISY

2020-08-20 13:10:25

Taí, quem sabe se a candidatura de Bolsonaro - maquiado como pró Lava Jato, mas trabalhando contra ela - não tenha saído da cachola do "espertalhão" Joesley? Já pensei que pudesse ter sido uma criação de Zé Dirceu. De um jeito ou de outro, Bolsonaro agiu como "cavalo de Tróia", traindo todo seu eleitorado, embora consiga manter parte dele ainda iludido (porque caíram noutro conto do vigário de que O Antagonista não é confiável, portanto se mantém informados exclusivamente pela Secom)


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

miguel

2020-10-09 15:59:20

PARECE QUE A ÚNICA alternativa possível para mudar tudo, e se não acabar, reduzir essa bandidagem, é votarmos no Marcola para presidente...Esse manda e não admite que o grupo cresça sem controle.


Vanderley

2020-09-27 15:20:50

Os donos da JBS curtindo a vida com muitos cifrões do dinheiro público. Eike Batista vivendo a vida milionária livre leve e solto. Aqui no Brasil o bom é ser amigo do Rei.


Antonio carlos

2020-08-20 20:01:13

PGR disse que vai investigar e quer dizer que vai abafar como sempre


Afranio

2020-08-20 17:25:04

Crusoe tenta transformar, com sua retórica, bandido em mocinho e vice versa. Por que a expressão “Advogado de Bolsonaro” e não ex- advogado...” ? . Aliás, por que envolver o Presidente nessa conversa ? Jornalistas tendenciosos, parciais, mofados. Ah, essa insinuação caberia outro processo contra essa revista lixo. Vocês não merecem ser jornalistas.


FRANCISCO

2020-08-20 17:09:41

O Santo advogado da família Bolsonaro rssss


Amilton

2020-08-20 15:02:36

COM O BEIÇOLA NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 15:01:10

COM O BEIÇOLA NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUSMEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 14:56:25

COM GILMAR MENDES NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS POR PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


Amilton

2020-08-20 14:54:45

COM GILMAR MENDES NO STF A CORRUPÇÃO ESTÁ GARANTIDA. PRECISAMOS REESTRUTURAR A JUSTIÇA BRASILEIRA, RETIRANDO DELA TODOS OS RANÇOS, VÍCIOS E VÍNCULOS POLÍTICOS. SERIA BOM UMA CORTE CONSTITUCIONAL COM SEUS MEMBROS SELECIONADOS POR CONCURSO PÚBLICO ENTRE MAGISTRADOS DE ILIBADA REPUTAÇÃO COM O MÍNIMO DE 30 ANOS DE EFETIVO EXERCÍCIO DA MAGISTRATURA E A DESTITUIÇÃO DOS SEUS MEMBROS VIA PLEBISCITO. E TAMBÉM ADOÇÃO DO CONCURSO PÚBLICO P/ PROVIMENTO DE TODOS OS CARGOS DE MAGISTRADOS DO JUDICIÁRIO.


DAISY

2020-08-20 13:10:25

Taí, quem sabe se a candidatura de Bolsonaro - maquiado como pró Lava Jato, mas trabalhando contra ela - não tenha saído da cachola do "espertalhão" Joesley? Já pensei que pudesse ter sido uma criação de Zé Dirceu. De um jeito ou de outro, Bolsonaro agiu como "cavalo de Tróia", traindo todo seu eleitorado, embora consiga manter parte dele ainda iludido (porque caíram noutro conto do vigário de que O Antagonista não é confiável, portanto se mantém informados exclusivamente pela Secom)



Notícias relacionadas

Quaest aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo

Quaest aponta empate técnico entre ACM Neto e Jerônimo

Redação Crusoé
27.08.2026 19:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Produtora de “Dark Horse” pede a Mendonça suspensão de inquérito

Produtora de “Dark Horse” pede a Mendonça suspensão de inquérito

Redação Crusoé
27.08.2026 18:41 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Trump determina novo nome para o Lago Ontário

Trump determina novo nome para o Lago Ontário

Redação Crusoé
27.08.2026 16:30 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Kalil faz suspense sobre voto para presidente

Kalil faz suspense sobre voto para presidente

Redação Crusoé
27.08.2026 15:43 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

Novo lançamento da LG promete segurança de dados e interatividade inédita dentro das empresas

Novo lançamento da LG promete segurança de dados e interatividade inédita dentro das empresas

Visualizar notícia
Smartwatch rival do Apple Watch está sendo vendido com 63% de desconto

Smartwatch rival do Apple Watch está sendo vendido com 63% de desconto

Visualizar notícia
Surpresa para o filho não sai como planejado e pai “Homem-Aranha” cai de janela em meio aos convidados

Surpresa para o filho não sai como planejado e pai “Homem-Aranha” cai de janela em meio aos convidados

Visualizar notícia
Atriz ex-Globo joga tudo no ventilador e revela bastidores de demissão da emissora

Atriz ex-Globo joga tudo no ventilador e revela bastidores de demissão da emissora

Visualizar notícia
Motorista recebe valor indevido, devolve a quantia e entra na justiça pedindo indenização milionária

Motorista recebe valor indevido, devolve a quantia e entra na justiça pedindo indenização milionária

Visualizar notícia
Enquanto Yuri Alberto está próximo de voltar, atacante do Corinthians recebe proposta da Europa

Enquanto Yuri Alberto está próximo de voltar, atacante do Corinthians recebe proposta da Europa

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso