Crusoé
16.04.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Com aval de Aras e sem procuração, Wassef foi à PGR tratar de assuntos da JBS

Sem procuração, o advogado Frederick Wassef visitou a Procuradoria-Geral da República no fim do ano passado para tratar de assuntos de interesse da JBS. Um dado torna o episódio ainda mais interessante: a visita, informal, foi intermediada pelo gabinete do próprio PGR, Augusto Aras, com quem Wassef havia se reunido tempos antes. Ante o caráter...

Crusoe
Redação Crusoé
5 minutos de leitura 20.08.2020 00:39 comentários 10
Com aval de Aras e sem procuração, Wassef foi à PGR tratar de assuntos da JBS
Frederick Wassef
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Sem procuração, o advogado Frederick Wassef visitou a Procuradoria-Geral da República no fim do ano passado para tratar de assuntos de interesse da JBS. Um dado torna o episódio ainda mais interessante: a visita, informal, foi intermediada pelo gabinete do próprio PGR, Augusto Aras, com quem Wassef havia se reunido tempos antes.

Ante o caráter atípico da situação, a visita acabou em constrangimento: indagado pelos procuradores que o receberam se tinha em mãos uma procuração que o autorizasse a falar em nome da companhia, Wassef disse que não, e a reunião foi prontamente encerrada.

Crusoé confirmou o encontro com fontes primárias que lidaram diretamente com o assunto.

Frederick Wassef queria falar sobre temas da JBS com procuradores do grupo de trabalho da Lava Jato na PGR. Coube ao gabinete de Aras encaminhá-lo para uma audiência com o procurador Adonis Callou de Araújo Sá, então coordenador da equipe, que toca os inquéritos e processos relacionados à operação na Procuradoria-Geral.

Adonis Callou recebeu o advogado na companhia de uma colega procuradora, Maria Clara Noleto, que também integrava o grupo de trabalho da Lava Jato na PGR. Wassef de pronto disse que gostaria de conversar sobre a repactuação do acordo de delação premiada da JBS. Àquela altura, a companhia tentava convencer a PGR a desistir de pedir, junto ao Supremo Tribunal Federal, a rescisão do acordo, firmado ainda na gestão de Rodrigo Janot. Esse é um assunto bastante caro para os irmãos Joesley e Wesley Batista. A rescisão, que deve ser julgada em breve pela corte, pode representar a volta deles para a cadeia.

Tão logo Wassef disse sobre qual assunto gostaria de tratar, Callou perguntou se ele era advogado da JBS. Ante a resposta positiva, o procurador quis saber então se o advogado possuía uma procuração da empresa. Wassef até tentou desconversar. Disse que ainda não tinha o documento em mãos, mas que brevemente poderia apresentá-lo. Não funcionou. Nem mesmo o encaminhamento feito pelo gabinete de Augusto Aras foi suficiente para desanuviar o ambiente. Sem meias palavras, Adonis Callou disse que, sem procuração, não haveria conversa. O encontro terminou ali mesmo, conforme o relato feito a Crusoé por um dos personagens presentes.

O episódio é revestido de uma dose relevante de gravidade: na prática, Wassef, autodeclarado advogado de Jair Bolsonaro, estava operando nos bastidores da PGR em favor da JBS com o aval do gabinete de Augusto Aras, escolhido para o cargo pelo presidente da República.

Nesta quarta-feira,19, Crusoé revelou que Frederick Wassef recebeu 9 milhões de reais da JBS entre 2015 e este ano. A informação consta de documentos obtidos pelos promotores do Ministério Público do Rio de Janeiro que investigam a relação de Wassef com Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro e amigo do presidente da República.

Adonis Callou não duraria muito tempo mais à frente do grupo de trabalho da Lava Jato na PGR. Em janeiro, ele pediu para deixar o posto, em razão de divergências com Augusto Aras. Callou alegou falta de autonomia para atuar. Para o lugar dele o PGR chamou a também subprocuradora-geral Lindôra Araújo, que tempos depois entraria em rota de colisão com as forças-tarefas da Lava Jato.

Outra participante da reunião com Wassef, a procuradora Maria Clara Noleto também deixaria o grupo de trabalho meses depois, em meio a uma debandada geral, também por divergências com o gabinete de Augusto Aras -- além dela, outros três integrantes pediram para sair.

Crusoé perguntou à Procuradoria-Geral da República se Frederick Wassef se reuniu nos últimos meses com integrantes do órgão. Com Augusto Aras, informou o gabinete, o advogado esteve reunido logo após a posse do PGR, para uma “visita de cortesia”.

Quanto a eventuais encontros com os subprocuradores-gerais da República, a resposta da Secretaria de Comunicação da Procuradoria foi a seguinte: “Sobre os demais 74 subprocuradores-gerais da República, a Secom informa que não é responsável pela agenda deles, sendo impossível obter as informações principalmente em meio à pandemia - já que estão quase todos em teletrabalho”.

Responsável por conduzir as tratativas com a companhia, a subprocuradora Lindôra Araújo afirmou a Crusoé que não conhece Frederick Wassef.

A história da visita de Wassef ao grupo de trabalho da Lava Jato por encaminhamento do gabinete de Aras mostra uma mistura complicada, capaz de render outros embaraços para os envolvidos: enquanto recebia milhões da JBS, e mesmo sem estar habilitado oficialmente nos autos, o advogado usava de sua influência para obter vantagens para a companhia nos gabinetes de Brasília. Isso é explosivo.

Diários

Zelensky e Meloni avançam em cooperação com foco em drones

Redação Crusoé Visualizar

Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Redação Crusoé Visualizar

Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

João Pedro Farah Visualizar

Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Redação Crusoé Visualizar

Zema rebate Gilmar: "O intocável ataca novamente"

Redação Crusoé Visualizar

Papa Leão XIV prega a "paz" após críticas de Trump

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Carlos Bolsonaro contra o "sistema" em Santa Catarina

Visualizar notícia
Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Flávio está emplacando como Bolsonaro “moderado”

Visualizar notícia
Flávio passa Lula no 2º turno, indica Quaest

Flávio passa Lula no 2º turno, indica Quaest

Visualizar notícia
Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Lula reduz diferença para Flávio no 2º turno, indica Apex/Futura

Visualizar notícia
O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

O blá-blá-blá de Gleisi em defesa do STF

Visualizar notícia
O duplo fracasso de JD Vance

O duplo fracasso de JD Vance

Visualizar notícia
"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

"País tem o dever de proteger" o STF e PGR da "infiltração criminosa", diz TI

Visualizar notícia
País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

País vive "agressão permanente às instituições republicanas", diz Alcolumbre

Visualizar notícia
Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Por que o relator da CPI do Crime Organizado quer indiciar Gonet

Visualizar notícia
Qual era o papel do criador da Choquei e de funkeiros em lavagem de dinheiro?

Qual era o papel do criador da Choquei e de funkeiros em lavagem de dinheiro?

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Augusto Aras

Frederick Wassef

Lava jato

pgr

< Notícia Anterior

EXCLUSIVO: JBS pagou R$ 9 milhões a Wassef

19.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Líder do governo convoca nova reunião para discutir vetos ao pacote anticrime

20.08.2020 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar

Redação Crusoé

Suas redes

Twitter Instagram Facebook

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

FRANCISCO

2020-08-20 17:15:14

Entenderam agora por que o Procurador Geral do Bolsonaro quer os dados da Lava Jato? Para uma inteligência mediana, não é tão estranho e absurdo, pelo contrário, é tudo muito claro... Pátria Magra Brasil!


Paulo

2020-08-20 14:47:28

Sigam os 9.000.000,00. Pra onde ele foi!!


MARCOS

2020-08-20 14:36:55

A pizza está quase pronta para ir ao forno.


Carlos

2020-08-20 13:57:02

Tudo muito podre! A falta de caráter, de honestidade e espírito republicano está enraizada em todos os poderes da república. Pobre país farto em riquezas naturais e com um povo com graves falhas de formação moral!


Maria

2020-08-20 13:00:25

É aquela história.. você compraria um carro usado desse cara?


Luiz

2020-08-20 12:57:06

A A vai ter uma grande promoção vai juntar aos notáveis que nao gostam de honestidade


DAISY

2020-08-20 12:56:02

Fica assim comprovado o despreparo do PGR para a função. Não esquecendo que ele deveria estar conduzindo, no momento, aquele inquérito sobre a intenção de Bolsonaro de aparelhar a PF. Não deveria, portanto, produzir provas de que a aparelhamento também inclui seu próprio cargo...


Luiz

2020-08-20 12:55:18

Augusto Aras, serapromovido


Heloisa

2020-08-20 12:52:59

Não precisa ser um Perdigueiro para perceber o odor característico de corrupção vindo da visita do “anjo “ à PGR ( outro “anjo “ a espera de um assento pomposo no STF) , em nome da JBS SEM procuração , mas como é mui amigo do Messias, fica tudo azul celestial .


Agnaldo

2020-08-20 12:35:33

Reportagem tão boa que tive a impressão de estar lendo a edição da semana, depois vi que hoje é quinta feira. Esse Aras é tão incapaz que até seus "malfeitos" parecem de amadores. Dilma ganha de lavada.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

FRANCISCO

2020-08-20 17:15:14

Entenderam agora por que o Procurador Geral do Bolsonaro quer os dados da Lava Jato? Para uma inteligência mediana, não é tão estranho e absurdo, pelo contrário, é tudo muito claro... Pátria Magra Brasil!


Paulo

2020-08-20 14:47:28

Sigam os 9.000.000,00. Pra onde ele foi!!


MARCOS

2020-08-20 14:36:55

A pizza está quase pronta para ir ao forno.


Carlos

2020-08-20 13:57:02

Tudo muito podre! A falta de caráter, de honestidade e espírito republicano está enraizada em todos os poderes da república. Pobre país farto em riquezas naturais e com um povo com graves falhas de formação moral!


Maria

2020-08-20 13:00:25

É aquela história.. você compraria um carro usado desse cara?


Luiz

2020-08-20 12:57:06

A A vai ter uma grande promoção vai juntar aos notáveis que nao gostam de honestidade


DAISY

2020-08-20 12:56:02

Fica assim comprovado o despreparo do PGR para a função. Não esquecendo que ele deveria estar conduzindo, no momento, aquele inquérito sobre a intenção de Bolsonaro de aparelhar a PF. Não deveria, portanto, produzir provas de que a aparelhamento também inclui seu próprio cargo...


Luiz

2020-08-20 12:55:18

Augusto Aras, serapromovido


Heloisa

2020-08-20 12:52:59

Não precisa ser um Perdigueiro para perceber o odor característico de corrupção vindo da visita do “anjo “ à PGR ( outro “anjo “ a espera de um assento pomposo no STF) , em nome da JBS SEM procuração , mas como é mui amigo do Messias, fica tudo azul celestial .


Agnaldo

2020-08-20 12:35:33

Reportagem tão boa que tive a impressão de estar lendo a edição da semana, depois vi que hoje é quinta feira. Esse Aras é tão incapaz que até seus "malfeitos" parecem de amadores. Dilma ganha de lavada.



Notícias relacionadas

Zelensky e Meloni avançam em cooperação com foco em drones

Zelensky e Meloni avançam em cooperação com foco em drones

Redação Crusoé
15.04.2026 21:51 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Irã comprou satélite espião chinês para monitorar bases dos EUA

Redação Crusoé
15.04.2026 17:33 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

Rússia lucra bilhões com afrouxamento de sanções ao petróleo

João Pedro Farah
15.04.2026 15:40 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Lula aproveita mensagem à CNBB para cutucar Trump

Redação Crusoé
15.04.2026 15:37 3 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

A psicologia diz: a parte mais solitária de envelhecer não é estar sozinho, mas perceber que algumas amizades desaparecem assim que você deixa de alimentá-las

A psicologia diz: a parte mais solitária de envelhecer não é estar sozinho, mas perceber que algumas amizades desaparecem assim que você deixa de alimentá-las

Visualizar notícia
O que significa que uma pessoa coloque um papel com desejos debaixo do travesseiro, segundo a psicologia

O que significa que uma pessoa coloque um papel com desejos debaixo do travesseiro, segundo a psicologia

Visualizar notícia
A ciência sugere que os sonhos treinam o cérebro para enfrentar perigos e riscos

A ciência sugere que os sonhos treinam o cérebro para enfrentar perigos e riscos

Visualizar notícia
Este problema comum de sono pode aumentar o risco de demência em 40%

Este problema comum de sono pode aumentar o risco de demência em 40%

Visualizar notícia
Segundo a psicologia, as pessoas criadas nos anos 60 e 70 desenvolveram uma resiliência hoje quase desaparecida

Segundo a psicologia, as pessoas criadas nos anos 60 e 70 desenvolveram uma resiliência hoje quase desaparecida

Visualizar notícia
Como beber água perto da hora de dormir influencia sua saúde

Como beber água perto da hora de dormir influencia sua saúde

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso