Adriano Machado/Crusoé

Exclusivo: Homem de confiança do presidente da Petrobras é demitido por suspeita de ‘insider trading’ no auge da crise na companhia

29.03.21 15:29

Um dos principais executivos da Petrobras foi demitido sob suspeita de negociar ações da empresa tão logo Jair Bolsonaro decidiu demitir Roberto Castello Branco da presidência da petrolífera.

A decisão de demitir o gerente-executivo de recursos humanos, Cláudio da Costa, foi tomada neste domingo, 28, pelo próprio Roberto Castello Branco (foto), que ainda está no posto — para o lugar dele Bolsonaro escolheu o general Joaquim Silva e Luna.

Costa era homem de confiança do próprio Castello Branco.

A suspeita surgiu depois que os controles internos da Petrobras identificaram, em checagens de rotina, que Costa vendeu as ações da Petrobras que possuía bem no auge da crise ocasionada pela decisão de Bolsonaro de tirar Castello Branco do cargo.

Crusoé apurou que ele negociou as ações em 18 de fevereiro. Bolsonaro anunciou publicamente a decisão de demitir Castello Branco no dia seguinte.

Os papéis de Costa foram vendidos por cerca de 85 mil reais.

Normas da Comissão de Valores Mobiliários, a CVM, e da própria Petrobras vedam a negociação de ações por executivos com acesso a informações privilegiadas.

Um processo interno foi aberto para dar seguimento à apuração das transações feitas por Cláudio da Costa.

As primeiras informações coletadas pelo controle interno da companhia, porém, já foram suficientes para que Castello Branco tomasse a decisão de demiti-lo, sob a alegação de quebra de confiança.

Internamente, Costa negou que tenha incorrido em insider trading e afirmou não ver irregularidade nas transações, realizadas por um corretora de sua confiança.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

Só R$ 1,90* no primeiro mês

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

*depois, 11 x R$ 14,90

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Felipe Moura Brasil, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Me parece que houve inside information, ou não? Se sim, porque a manchete espalhafatosa? A única explicação que vejo é mandar mais um petardo contra o presidente.

  2. Nesse país Nada sera privatizado !! So tem Bunda mole populista que so pensa na Proxima eleicao ! Se pensassem realmente como Estadistas nao existiria participacao alguma da Uniao nessas Cias!! Isso so serve para sustentar Partidos politicos nas eleicoes e durante seus mandatos logico !! Para enriquecerem!! Aqui teriam que cortar os braços desses corruptos ..

    1. Quer dizer, ele tinha uns 3k de ações. Vendeu a 28 e deve ter comprado a 21 reais, na segunda-feira. Lucro de 7 reais por ação. Agora, pense aí: o corretor dele SABIA q o cara trabalhava na Petrobrás e tinha cargo executivo, com acesso nível 1. Se um cliente como ele manda vender o cabrunco todo, q diabos o corretor vai recomendar pros seus OUTROS clientes preferenciais? Bola de neve.

  3. Privatizem logo esta Petrobrás, que nunca foi do povo, mas sim dos políticos corruptos e ladrões. Só assim teremos gasolina á preço justo. Hoje pagamos embutido o empreguismo, os privilégios e as gatunagens de nossos "políticos" (sic). Chega !!!

  4. Apenas ilustra uma verdade inquestionável: o petróleo não é e nunca foi NOSSO. O petróleo pertence a eles. Agora fica a pergunta: o que falta para privatizar e trazer mais concorrência para o país?

  5. CONTRA OS IRMÃOS JBS DEU EM ALGUMA COISA?; SE NÃO O CARA DA PETROBRAS TAMBÉM ESTARÁ TRANQUILO E ASSIM CONTINUA ESSA TRAGÉDIA CHAMADA DESGOVERNO BOZO. MAIS DE 310 MIL MORTES PELA COVID19, ECONOMIA DESTRUÍDA E OS BOZONAZISTA DEFENDENDO O GENOCIDA. PÁGINAS NEGRAS PARA A HISTÓRIA DO NOSSO BRASIL. ENTRE ESSAS 2 PÉSSIMAS OPÇÕES LULA OU BOZO, O PAÍS ACABARÁ AFUNDANDO DE VEZ EM CORRUPÇÃO E INCOMPETÊNCIA. MORO 2022🚔⚔🗡☠

    1. vc deve ser aquele peixe podre que encontramos em todas praias!

    2. Maria, o Reinaldo Azevedo não gosta do Moro. Gostaria de saber porque. Hehehehe. #wakeupdeadman

    3. Somente Moro para nos salvar realmente . Sou moro 100%

  6. A chamada do texto não está boa. Ele vendeu pouco antes e não no auge como a chamada dá a entender. Não confundam os leitores. O texto na sequência explica melhor. Uma caneladinha.....

    1. Lógico. Soube antes, vendeu antes. O petróleo é nosso

    1. PIOR que ainda processaram o jornalista PAULO FRANCIS por ter afirmado que havia corrupção na Petrobrás. Nào nos esqueçamos nunca que na época de tal afirmaçào era um tal de RENNÓ, o Presidente da nossa petroleira!!! JOSÉ ROBERTO.

    2. PIOR que ainda processaram o jornalista PAULO FRANCIS por ter afirmado que havia corrupção na Petrobrás. Nào nos esqueçamos nunca que na época de tal afirmaçào era um tal de RENNÓ, o Presidente da nossa petroleira!!! JOSÉ ROBERTO.

    3. Pode até ser, mas é coincidência demais. Pior: não deve ter sido somente ele!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO