Divulgação/TCU

Ex-senador preso já foi rejeitado para o cargo de ministro do TCU

09.01.20 09:45

Preso na Operação Fora da Caixa, o ex-senador Luiz Otávio Oliveira Campos foi rejeitado para uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). Em 2006, a maioria dos deputados federais entendeu que o então parlamentar não tinha “reputação ilibada e idoneidade moral” para ocupar o cargo. Luiz Otávio havia sido indicado ao posto pelo Senado, graças a uma articulação política de um velho aliado: Jader Barbalho.

À época, a indicação de Luiz Otávio para a corte de contas gerou resistência em vários setores da sociedade. A Ordem dos Advogados do Brasil entrou com uma ação civil pública contra a escolha do então senador para o TCU. Quando recebeu o aval do Senado para disputar um assento na corte, Luiz Otávio era acusado de desviar recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em um negócio do banco com a empresa Rodomar, de propriedade do então senador.

Em março de 2016, novamente por pressão de Jader Barbalho, a então presidente Dilma Rousseff indicou Luiz Otávio Campos para a diretoria-geral da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq). Três meses depois, Michel Temer, no comando do Palácio do Planalto, retirou do Senado a indicação.

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Qual político tem "reputação ilibada" para serem fiscais de quem os indica? De que servem TCU e TCEs? Como podemos confiar nesses times, inclusive do STF? São 11 TOGADOS, muitos indicados pelo "goleiro". Não têm sequer um técnico, um árbitro, uma torcida? Todas essas instituições no Brasil afrontam a DEMOCRACIA. Da forma como são idealizadas ñ nos prestam. Quem está nos cargos sabe disto e sequer se manifestam por uma mudança. A nós nada valem. Ñ existe honra, honestidade, seres desprezíveis

  2. Será que estes Barbalhos irão morrer de velhos e nunca serão presos pelos crimes cometidos? Investiguem a fortuna de Jáder Barbalho, um advogado filho de motorista de taxi, que chegou ao governo do Pará em 1982 e hoje ostenta um patrimônio bilionário de empresas de comunicação. Comprou com seu salário?

  3. Veja a classe política de que é composta a "Casa dos Horrores" (vulgo congresso nacional). Só larápios. Por essas plagas, político honesto ainda está por nascer.

  4. Barbalho, Sarney, Maluf, Newton Cardoso, Lula, Bolsonaro, Quércia, ACM, etc. Quem será que colocou estes caras no poder? Que tipo de mente possuem tais eleitores?

    1. Observador, não há plano algum neste governo. Tudo lorota. Há milhares de estudos bons sobre como melhorar a educação brasileira, mas a primeira coisa que o governo faz é jogar estes planos no lixo.

    2. Esses parasitas são reeleitos por manter baixo o nível da educação pública brasileira. No momento em que o nível melhorar, menos gente de deixará enganar. Mas ainda não houve UM político que realmente fizesse a qualidade do ensino fundamental e médio sua prioridade. Os altos índices de inclusao acima de 95% vem de FHC. Gostaria de saber o plano pro ensino fundamenfal desse governo. Escola cívico militar atinge 0,05%. E parece q não tem mais nada

    3. Raimundo — Eu prefiro gente honesta e bem intencionada. Parece que você não, né?

    4. Quem você preferia ? Haddad, Ciro Gomes, Mariana Silva ?

    5. * tipo a maioria... erraram, erramos, não foram, ... sei lá, mas foi a maioria escolheu/os e de forma democrática. Muitos e muitos erros mas dentro do exercício de cidadania e democracia. Duro mas é fato. Contamos com o voto BOM, o seu, o meu, o deles nas próximas. Tá chegando ...

Mais notícias
Assine agora
TOPO