Ex-ministros do Supremo chocados com Gilmar
A postura agressiva do ministro Gilmar Mendes, durante o julgamento do Supremo Tribunal Federal que decidiu que réus delatados devem se manifestar após os delatores nas ações penais, surpreendeu ex-ministros da corte. Em um discurso duro na sessão de quarta-feira, 2, Mendes chegou a afirmar, com base na divulgação pelo site The Intercept de mensagens...
A postura agressiva do ministro Gilmar Mendes, durante o julgamento do Supremo Tribunal Federal que decidiu que réus delatados devem se manifestar após os delatores nas ações penais, surpreendeu ex-ministros da corte. Em um discurso duro na sessão de quarta-feira, 2, Mendes chegou a afirmar, com base na divulgação pelo site The Intercept de mensagens roubadas dos procuradores da Lava Jato, que as prisões preventivas da Lava Jato eram um "elemento de tortura".
A interlocutores, ex-integrantes da corte manifestaram preocupação com o fato de o ministro usar a tribuna para defender o conteúdo de mensagens que foram roubadas. "Isso não tem precedentes", comentou um ex-ministro que pediu para não ser identificado. Mendes ainda chegou a afirmar, com base nos diálogos vazados, que o ministro da Justiça, Sergio Moro, era o verdadeiro chefe da força-tarefa em Curitiba.
Os ex-ministros também notaram que, durante o duro discurso do colega no plenário, os outros integrantes do STF evitaram reagir. Sabiam que isso faria o Supremo "pegar fogo", em um momento em que a corte precisa se pacificar e discutir temas cruciais, como as prisões em segunda instância e as consequências da decisão sobre a ordem das alegações finais de réus delatados e delatores.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (10)
Rudy
2019-10-15 17:48:59Somente essa indecorosa ousadia perpetrada por Gmendes já ultrapassa em muito os limites inicialmente fixados pelas FF Armadas para sua não intervenção.
Murillo
2019-10-15 15:40:27Defensor de bandido. Não merece ser juiz. É uma desonra para a classe.
Uira
2019-10-11 09:13:23É bom que se crave as esporas nos CORRUPTOS para que eles pulem como jamais se viu neste país. PULOS DE CORRUPÇÃO tentando escapar da cadeia.
Uira
2019-10-11 09:10:28Pode ser mera provocação, uma hipótese desagradável, mas é necessário que haja um espinho que os incomode e os consuma de tal forma que não pararão enquanto não se livrarem dele. Para eles se sentirem livres, basta acharem que Bolsonaro e Sérgio Moro estão fracos, que eles têm chance de derrubá-los. Tudo até aqui foi feito para que eles acreditassem piamente nisto e eles desejavam com todas as forças que a farsa que lhes foi vendida fosse verdade.
Uira
2019-10-11 09:07:30Ademais, a partir do momento em que o sistema não só tem que operar a pleno vapor, mas em ritmo extenuante, o colapso dele será somente questão de tempo. Os CORRUPTOS estão se sentido livres, mas eles devem sentir desconforto para que isto os estimule a ir acima de qq coisa que se possa supor. Não importa o que seja feito, quem seja preso, eles não vão parar, pois já não é mais possível para eles que voltem atrás, portanto é preciso que haja uma espada pairando sobre a cabeça deles.
Uira
2019-10-11 09:04:36Pode parecer contraintuitivo fazer com que o sistema que está girando em sentido corrupção acelere seus movimentos, mas dentro de uma lógica mecanicista, é exatamente assim que se leva o sistema à exaustão para que ele se esgarce completamente e quebre de uma vez. Por isto é importante se colocar pressão sobre o judiciário e o STF, tanto para que a sede de vingança e retaliação acelere a corrupção quanto aumente a intensidade das sabotagens realizadas pelos CORRUPTOS.
Uira
2019-10-11 09:00:19Em um sistema judicial cumpridor das leis, o judiciário é a engrenagem que deveria se mover sempre no sentido anti-corrupção, impedindo que as outras duas engrenagens, o Executivo e o Legislativo, passem a girar no sentido corrupção. Todavia, se ele passa a girar em sentido corrupção, então o sistema de três poderes se quebra. Para que ele volte ao normal, ou um dos outros dois poderes que possa intervir, faz isto, ou então a intervenção tem que ser exógena.
Uira
2019-10-11 08:54:32Na delação de Palocci ficou faltando só uma coisinha para ligar todos os pontos. Políticos eram financiados por empresários e, uma vez em seus postos, superfaturavam contratos e desviavam recursos públicos que era utilizados para continuar girando a máquina da corrupção que operava em moto-contínuo. Mas a essência da separação de poderes é exatamente evitar que se dê o moto-contínuo, pois é exatamente do status quo e da perpetuação que a corrupção se alimenta.
Uira
2019-10-11 08:51:11Deixem Gilmar, o demolidor, fazer o trabalho dele. Mas é necessário apertá-lo, não necessariamente de forma direta, para que a corrupção dele transborde além de todos os limites. Se há a figura do herói, tb há a do anti-herói e quem melhor do que Gilmar para encarná-la? Seria bom que antes de Gilmar e os CORRUPTOS botarem tudo abaixo, houvesse pelo menos um ex-membro CORRUPTO do judiciário que sofresse busca e apreensão ou fosse preso, para deixar bem claro pq o STF está demolindo a Lavajato.
Goiaz
2019-10-08 20:17:17Este senhor é um detrator de pessoas de bem. Não merece ser juiz.