Ex-ministro desfia razões para saída da Saúde: ‘cloroquina e falta de autonomia’
O início do depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich nesta quarta-feira, 5, foi marcado pela exposição de motivos que o levaram a deixar a pasta. Ele afirmou à CPI da Covid que resolveu pedir demissão ao perceber que não teria “autonomia e liderança” no cargo. Assim que foi escolhido para o comando da área,...
O início do depoimento do ex-ministro da Saúde Nelson Teich nesta quarta-feira, 5, foi marcado pela exposição de motivos que o levaram a deixar a pasta. Ele afirmou à CPI da Covid que resolveu pedir demissão ao perceber que não teria “autonomia e liderança” no cargo.
Assim que foi escolhido para o comando da área, o oncologista recebeu do presidente Jair Bolsonaro a "sugestão" para a nomeação do general Eduardo Pazuello à Secretaria Executiva do ministério, o segundo cargo mais importante da estrutura da pasta.
O ex-titular da Saúde disse que chegou a acreditar que a experiência do general na área de logística seria importante no combate à pandemia. “Me parecia naquele momento que eu precisava de agilidade na parte de distribuição, para ajudar no problema de equipamentos de proteção individual. Ele poderia atuar bem”, justificou o oncologista. “Ele teria disponível a malha do Exército e trabalharia sob a minha orientação”.
Aos senadores, Teich confirmou ainda que deixou o posto em razão de divergências com relação à liberação da hidroxicloroquina até em casos leves da Covid.
“É uma conduta que, para mim, era tecnicamente inadequada”, disse. O médico explicou que havia um temor de que a prescrição do remédio para qualquer caso de Covid estimulasse a automedicação e levasse pacientes a um consumo preventivo do medicamento, sem nenhuma base científica. Teich afirmou ainda ter sido contra a distribuição de cloroquina em aldeias indígenas e garantiu que nunca foi consultado sobre o tema.
Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.
Comentários (2)
PAULO
2021-05-05 18:22:36Dr. Teich é um médico muito inteligente. Ele é muito acima da média. Poderia ter contribuído muito para o Brasil nesta pandemia. Pena que temos um PR lunático. Parabéns dr. Teich.
Sônia
2021-05-05 11:38:33Uma pessoa coerente com o que pensa e com a profissão que escolheu .410 MIL MORTOS E ONDE ESTÁ O PANO DE CHÃO PAIZUELLO ,SE ESCONDENDO POIS UM MANDA E OUTRO OBEDECE ..VERGONHAAAA DAS FORÇAS ARMADAS .