Adriano Machado/Crusoé

Ex-assessora de Damares não devolveu os R$ 200 mil repassados a ONG da qual é presidente

22.08.21 10:40

Ex-coordenadora-geral de Gestão da Secretaria Nacional de Políticas para as Mulheres, Helieth Dolores Pereira Duarte ainda não devolveu, conforme prometido, os 200 mil reais que recebeu em julho deste ano do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. A pasta é comandada pela ministra Damares Alves (foto).

Conforme Crusoé revelou, o governo de Jair Bolsonaro tem abastecido com dinheiro público ONGs de fachada com registro na região de Brasília. Um dos casos envolve a Associação Beneficente Ensine Mão Amiga, presidida por Helieth, que àquela altura era uma das principais auxiliares da ministra. Helieth foi demitida depois de Crusoé pedir esclarecimentos ao ministério sobre os repasses para a entidade.

A Mão Amiga recebeu 200 mil reais quando Helieth ainda estava lotada no ministério. O dinheiro saiu dos cofres da pasta de Damares por indicação de uma emenda parlamentar do deputado Vitor Hugo, do PSL de Goiás. Após a publicação da informação, em 23 de julho, a assessoria da ministra garantiu que o dinheiro seria devolvido e que uma investigação interna seria feita.

Um mês depois, não há no portal de convênios do governo federal qualquer registro de que a devolução tenha sido feita. Também não há qualquer registro da abertura de procedimento investigatório.

Nesta quinta-feira, 19, o Ministério da Mulher deu a seguinte explicação para a demora: “A devolução do referido valor já foi requisitada à Associação Beneficente Ensine Mão Amiga, por meio de ofício datado de 27 de julho de 2021, com prazo de 30 dias para cumprimento do pedido, e o extrato de distrato do termo de fomento foi publicado no Diário Oficial da União do dia 28 de julho de 2021. Desta forma, todos os trâmites para o ressarcimento do saldo remanescente foram adotados”.

Já em relação ao processo administrativo anunciado contra Helieth, o ministério de Damares afirmou que “as informações são de acesso restrito até sua conclusão”.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Isto aqui virou uma fábrica de fake news. Ter a anuência do Mainardi até entendo, ele se encontra em estado de demência, mas não acredito que tenha a concordância do Sabino.

    1. Quer dizer que foi você que recebeu o dinheiro pela ONG picareta? Lilincoco, o novo muar bozista do pedaço. Ou talvez apenas mais uma personalidade doentia do Joãozinho Necrófilo. Zurra Lilincoco! Zurra!

    1. Kkkkkkk. Julinho Necrófilo querendo posar de gente decente, kkkkkkk. Julinho Necrófilo quer ser gente decente, kkkkkkkkkkk. Zurra Julinho Necrófilo, zurra!

  2. Isso mesmo!!!! Aperta esse governo, afinal não é dito sistematicamente à população que ele é isento de irregularidades???

  3. Nenhum governo anterior tratou direitos humanos com tamanha seriedade. Só trataram com desrespeito total à família, que é a única razão de termos chegado até aqui e encheram a cabeça da sociedade, principalmente das crianças, adolescentes e jovens de bosta. A culpa por esse inferno ideológico é desses filhos do capeta. O inferno os aguarda.

    1. Quando digo que o petismo e bolsonarismo virou “SEiTA”, já passou da razão de ser, acham que todos são contra família , esquerdistas , comunistas etc… !! Se no dia 12 /07 forem Machão , pedem para os Agricultores (Aprosoja), não vender mais para Comunistas (China)????Bozo colocou a família inteira para roubar na rachadinha ????? Brasil na fome , 20 milhões famintos, 15% desemprego, Bozobosta diz tenham Fé e perseverança “ Este e o lema de Deus acima de tudo”!!! Muita Cara de pau desta gente!!!

    2. Não se preocupe Júlio. O inferno está aguardando você. Ser Bozogenocida por si só indica que a pessoa não comunga os valores cristãos. Ser bozista significa ser adorador do satanás, também conhecido com Lucífer, Chifrudo, Bozo, Joãozinho Necrófilo, Nyco Penyco e Julio Bozogenocida.

    3. 2- No Afeganistão os bolsonaristas terão já implantado, o regime que querem implantar no Brasil. Eu quero um presidente que respeite a diversidade do nosso povo. EU QUERO MORO PRESIDENTE. Com Moro Podemos Mais.

    4. 1- Júlio, vocês bolsonarista, depois da tomada do poder pelo Taliban no Afeganistão, pretendem deixar a barba crescer? Bolsonaro tem tanto apreço pela família, que está na terceira mulher, a atual com idade para ser a sua filha. Vamos deixar de hipocrisia. A sociedade brasileira é no geral tolerante e respeita a diversidade. Um colega propôs trocarmos afegãos que estão fugindo do Taliban, por bolsonaristas que querem um regime totalitário no Brasil. O que você acha?

  4. Cretinos. Matérias tendenciosas e leitores esquerdistas e doentes. O governo e sério. Pilantras são vocês. Dia 7 vocês verão. Chamem a turma de vocês e vão para as ruas protestar contra o governo. Ou melhor, peguem as malas e vão para cuba.

    1. Júlio, se sairmos do Brasil, os bolsonaristas vão transformar o Brasil no Afeganistão. Vocês não sabem produzir nada e até onde sei, armas não plantam arroz, milho, soja. O pai do auditor do TCU, que é militar, levou para o Bolsonaro o documento mentiroso relacionado ao número de mortes por covid, por receber na 👄 que tem na Petrobras, 70 mil, podendo chegar a 130 mil por mês. Então conclu q saiu o parasita petista e entrou lugar o parasita bolsonarista. Por menos parasitas, eu voto MORO.

  5. Cuidado Maria , o termo mais corrupto, os bovinos não aceitam pois, na quantidade de roubalheira eles acham que a petralhada está na frente , só que nestes dois casos nós a maioria da população que ficamos fora destes acordoēs da política entre Centrão, PT e turma do Bozo , se lascamos , por isto a terceira via é primordial!!! Pois se o PT ganhar o bozo vai pular para o lado do Nove Dedos taokey!!!

  6. O governo Bozo apodreceu numa velocidade sem precedentes na história do Brasil. Todas às suas bandeiras que trariam PROGRESSO p/ o Brasil, foram paulatinamente deixadas de lado. Ñ progredimos em nada nesses dois anos e meio. Agora corremos o risco de termos a nossa bandeira queimada por golpistas, colocando à prova a nossa ORDEM social. ONGs de fachada era tática do PT, copiada por esse governo podre. Precisamos de um presidente com moral ilibada. Que não 🙈 para os esquemas corruptos: MORO .

  7. Nos governos petralhas tinha o discurso do mais honesto dos honestos, do dinheiro na cueca, mensalão, petrolão, etc.... Neste governo não tem corrupção??Tem desvio de dinheiro público e uma tremenda cara de pau.....

  8. Que liberdade de expressão se refere , Quebrar tudo, dar prazo para o Presidente do senado colocar impichiment dos ministros do STF com Ameaças de invasão e quebradeiras??? Se apoiadores do Bozo podem ameacar , por que não amanhã os apoiadores do lulaladrao tbm não podem ameaçar com violência a cumprir suas vontades ???? Olha o Capitólio nos USA , as instituições não agiram , gerou violência e mortes??? Acho que tem que ter equilíbrio para tudo !!!!

  9. Sim . Deveria devolver mas não devolveu. Quanto à liberdade de expressão que estão criminalizando prendendo fechando estrangulando e censurando não incomoda vocês?

Mais notícias
Assine 50% off
TOPO