Edilson Rodrigues/Agência Senado

Ernesto Araújo considera ‘difícil’ obter estoque excedente de vacinas dos EUA

24.03.21 15:58

Em audiência na Câmara, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo (foto), disse nesta quarta-feira, 24, que considera “difícil” o Brasil obter o aval dos Estados Unidos para a compra de milhares de doses de vacinas contra a Covid-19 que estão estocadas no país norte-americano e sem previsão de uso.

Os Estados Unidos têm, conforme a Casa Branca, 7 milhões de doses da vacina desenvolvida pelo laboratório AstraZeneca e pela Universidade de Oxford, uma vez que o imunizante ainda não obteve autorização de uso no país.

O Brasil está negociando para procurar receber uma parte desse excedente, mas por enquanto esse excedente é algo extremamente limitado, porque está sujeito à regulação dos Estados Unidos”, disse o chanceler aos deputados.

Ernesto disse, ainda, que atrasos na entrega de vacinas fabricadas pelo Instituto Serum, na Índia, podem ocorrer novamente. O ministro, no entanto, não entrou em detalhes. “Existe na Índia um problema interno para a continuação do fornecimento de mais alguns milhões de vacinas que já estão contratadas por escassez de insumos, que são importados de outros países”.

Já é assinante?
Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Assine a Crusoé

*válido até 30/06/2021

Assine a Crusoé ou nosso combo e ganhe o novo eBook de Mario sabino

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Certamente com V.Exa. como ministro das Relações Exteriores, é difícil, quase impossível, depois do erro político de apoio incondicional à reeleição de Trump (país democrático nenhum faz isso), das afrontas e críticas injustificadas à China e de não apoiar a Índia que propôs a quebra de patentes das vacinas. Faça um favor ao Brasil, ministro: peça para sair.

  2. O único país que distribuía dinheiro para países de merda, era o Brasil na era Lula. Se nossos bilhões não fossem mandados pra Cuba, Venezuela, Argentina, Bolivia, etc, etc, etc teríamos muitos bilhões pra pelo menos ser roubados aqui.

  3. O Brasil 🇧🇷 vai dando com os burros nágua com Bozo e seus ministrecos de meia tijela, a maioria ocupando postos por sua ideologia desvairada e pela escolha desfundamentada dos filhos entendidos e caprichosos...

  4. Este é o retrato fiel da incompetência, irresponsabilidade, ignorância do desgoverno do Sociopata Genocida. Sem a mínima esperança de dias melhores, o fosso cavado pelo capitão cloroquina é infindável.

  5. Bolsonaro tem muito amador no seu governo. Vc acha q os USA, onde as pessoas são pragmáticas, vão fornecer estas vacinas para o Brasil? Esse seu chanceler se começar a procurar o buraco do rabo agora, ñ vai achar até o fim da pandemia. O que vc Bolsonaro, tem para oferecer aos americanos? Até onde vc Bolsonaro, está disposto a ir? Se a pandemia continuar ceifando vidas como agora, vc está acabado. Coloque na mesa o q interessa para os americanos. Amazônia por exemplo. E manda esse merda se calar

  6. Esse desqualificado vai sair a qualquer momento. O problema é que o Bozo não vai ter ninguém de nível para colocar no lugar.

  7. Sem a vacina do Dória, estaríamos na estaca zero. Tá difícil importar a AstraZêneca e a produção pela FioCruz não deslancha. Temos que importar tudo o que for possível. Urgente !

  8. ALGUÉM AVISA PARA ESTE MERDA QUE LÁ TEM UM PRESIDENTE QUE PENSA NOS AMERICANOS, E AQUI TEMOS UM FANFARRÃO FDP E ASSASSINO QUE ESTÁ SE LIXANDO PARA OS BRASILEIROS, ESSA É A QUESTÃO.

  9. O que esse Ernesto acha, ou não acha, não vale nada. Sua fala, sem qualquer compromisso, não tem nenhum fundamento. Sujeito totalmente desqualificado e tosco. Igualzinho ao chefe.

  10. Governo despreparado. Qualquer pedra sabia que haveria uma concorrência enorme pelas vacinas. Entretanto, o genocida preferiu ficar vendendo tratamento preventivos, que, agora sabe-se, causam vários problemas de saúde! Governo genocida!

  11. Sem trânsito diplomático e com a nossa imagem ruim no exterior, esse arremedo de ministro nada conseguirá. Bolsonaro e ele são pródigos em criar problemas nas relações exteriores.

    1. O único que fez isso foi o Serra. Depois dele, somente tivemos ministros de saúde muito ruins.

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO