Crusoé
02.08.2026 Fazer Login Assinar
Crusoé
Crusoé
Fazer Login
  • Acervo
  • Edição diária
Edição Semanal
Pesquisar
crusoe

X

  • Olá! Fazer login
Pesquisar
  • Acervo
  • Edição diária
  • Edição Semanal
  • Entrevistas
  • O Caminho do Dinheiro
  • Ilha de Cultura
  • Leitura de Jogo
  • Poder
  • Colunistas
  • Assine já
    • Princípios editoriais
    • Central de ajuda ao assinante
    • Política de privacidade
    • Termos de uso
    • Política de Cookies
    • Código de conduta
    • Política de compliance
    • Baixe o APP Crusoé
E siga a Crusoé nas redes
Facebook Twitter Instagram

Entre Lula e a Lua

Vamos começar pelo assunto do dia. Logo depois que Jair Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães, porque ela perguntou a Ciro Gomes "em que medida a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de Covid", publiquei no Twitter: "Para quem precisa muito do voto feminino, Bolsonaro deu um tiro no pé". Eu não...

avatar
Mario Sabino
4 minutos de leitura 29.08.2022 10:40 comentários 10
Entre Lula e a Lua
Foto: Reprodução/Youtube/Band
  • Whastapp
  • Facebook
  • Twitter
  • COMPARTILHAR

Vamos começar pelo assunto do dia. Logo depois que Jair Bolsonaro atacou a jornalista Vera Magalhães, porque ela perguntou a Ciro Gomes "em que medida a desinformação difundida pelo presidente pode ter agravado a pandemia de Covid", publiquei no Twitter: "Para quem precisa muito do voto feminino, Bolsonaro deu um tiro no pé". Eu não acredito que foi um episódio de pura misoginia, embora o presidente da República esteja na média superior dos brasileiros misóginos: a jornalista, que fez uma pergunta correta no conteúdo, com pitada provocativa na forma, não esconde a sua antipatia por Jair Bolsonaro e a recíproca é verdadeira. Nas redes sociais, é constante a troca de tiros entre Vera Magalhães e os bolsonaristas. Ela é considerada inimiga figadal, o que não dá direito a ninguém de ser grosseiro com a jornalista. Não importa, contudo, o que acho ou deixo de achar neste caso: o episódio está sendo tratado como misoginia e assim foi abordado pelas duas candidatas presentes ao debate, Simone Tebet e Soraya Thronicke. Diante do estrago, a campanha do presidente passa, neste momento, por reavaliação.

Até cometer o ataque, Jair Bolsonaro estava na faixa da mediocridade geral dos presidenciáveis. Não tem projeto nenhum para o país e se enrolou ao não explicar as lambanças do seu governo. Conseguiu emplacar o tema da corrupção nos governos do PT, puxando os outros candidatos a fazer o mesmo. Já Lula (foto) tentou fugir dessa raia e desapontou os seus partidários. Continua negando os seus crimes e mentindo que foi inocentado, mas parecia tomado pela lassitude. Apesar de a sua campanha vender a imagem de um senhor cheio de energia e amor para dar, a verdade é que ele está velho. Em outubro, completará 77 anos, e é normal que a idade bata. Simone Tebet sobressaiu-se um pouco. Resta ver se isso se traduzirá em votos. Ciro Gomes, por sua vez, teve um desempenho correto e proporcionou, a meu ver, o melhor momento do debate em termos de entretenimento, ainda que com o microfone desligado. Quando Lula lhe disse que não havia saído do Brasil para não votar em Haddad, numa referência ao fato de o oponente ter ido para Paris em 2018, após ser derrotado no primeiro turno da eleição presidencial, Ciro Gomes respondeu tranquilamente: "Você estava preso". Remeteu-me a quatro anos atrás, quando, na campanha de segundo turno da eleição, durante um ato em favor de Fernando Haddad, Cid Gomes disse a petistas que o vaiavam: "Lula tá preso, babaca!", constatação que virou bordão famoso na ocasião. Lembrar a prisão de Lula é sempre instrutivo e os irmãos Gomes cumprem uma função didática e, como não adianta chorar, divertida.

Quem venceu o debate ou teve o desempenho menos ruim? As respostas sempre serão subjetivas, mesmo quando ficam evidentes descontroles e  despreparos. É preciso medir o impacto do debate de ontem com pesquisas quantitativas, não qualitativas. Eu, pessoalmente, teria ganhado mais se tivesse assistido ao segundo episódio da série House of Dragon, ainda que ela seja bastante inferior a Game of Thrones. Debate decisivo de verdade é o do segundo turno. Em 2006, Geraldo Alckmin atacou Lula com violência inaudita (pois é, velhos tempos), vários tucanos acharam que ele havia ido muito bem e, quando as urnas foram apuradas, Geraldo Alckmin conseguiu a façanha de ter menos votos no segundo turno do que no primeiro. É que, para além da avaliação extremamente subjetiva que ele carrega (em 2006, os telespectadores acharam que o tucano foi arrogante, apesar das culpas do petista), debate está sempre inserido no contexto. De vez em quando, essa obviedade é deixada de lado pelos jornalistas. Há 16 anos, apesar do mensalão, a economia brasileira dava bom respaldo a Lula e obnubilou a corrupção no seu governo. Este ano, Jair Bolsonaro depende eleitoralmente também da velocidade com a qual os cidadãos perceberão a melhora que já se desenha na economia.

O que acho do panorama geral, o chamado big picture? É simples: hoje, depois de 53 anos da chegada do homem à Lua, os Estados Unidos, a Europa, o Canadá e o Japão iniciaram o projeto Artemis, que levará novamente seres humanos ao satélite da Terra, desta vez para instalar uma base permanente lá. Os países democráticos que fizeram, se não todas, uma boa parte das opções certas miram a Lua. Nós continuamos com Lula. E entre Lula e a Lua, temos ainda Jair Bolsonaro e todos esses candidatos que, sinceramente, são incapazes de nos proporcionar um lugar permanente no concerto das grandes nações.

Diários

Crusoé nº 431: Procura-se um vice

Redação Crusoé Visualizar

"Somos próximos do governo, igual irmãos Batista"

Duda Teixeira Visualizar

"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

Redação Crusoé Visualizar

Ler ficção para ler a ficção da política

Gustavo Nogy Visualizar

Trump usa crise migratória na Espanha como arma eleitoral

Redação Crusoé Visualizar

Janaina Paschoal se rebela contra cacique do PP

Redação Crusoé Visualizar

Mais Lidas

A corrida das canetas emagrecedoras nacionais vai derrubar os preços?

A corrida das canetas emagrecedoras nacionais vai derrubar os preços?

Visualizar notícia
A hora da verdade da OMC

A hora da verdade da OMC

Visualizar notícia
A missão impossível de Haddad

A missão impossível de Haddad

Visualizar notícia
A missão (quase impossível) de Eduardo Leite no RS

A missão (quase impossível) de Eduardo Leite no RS

Visualizar notícia
A pós-direita francesa

A pós-direita francesa

Visualizar notícia
A reinvenção de Astana

A reinvenção de Astana

Visualizar notícia
Cafezinho com Moraes foi para falar de Lulinha?

Cafezinho com Moraes foi para falar de Lulinha?

Visualizar notícia
Crusoé nº 431: Procura-se um vice

Crusoé nº 431: Procura-se um vice

Visualizar notícia
"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

Visualizar notícia
Janaina Paschoal se rebela contra cacique do PP

Janaina Paschoal se rebela contra cacique do PP

Visualizar notícia

Tags relacionadas

Artigo

Ciro Gomes

Crusoé

debate na Band

Jair Bolsonaro

Lua

Lula

Mario Sabino

misoginia

projeto Artemis

< Notícia Anterior

Soraya, D’Ávila e Bolsonaro lideraram menções negativas no debate, diz Quaest

29.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
Próxima notícia >

Bolsonaro investirá contra Lula nas próximas sabatinas

29.08.2022 00:00 | 4 minutos de leitura
Visualizar
author

Mario Sabino

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Liana

2022-08-31 12:25:44

Uma delícia esse texto.


Sandra Souza Pinto

2022-08-30 18:32:01

Foi um prazer ler este excelente artigo, Mario! Concordo totalmente com sua opinião a respeito de House of Dragon. kkk


Alberto de Araújo

2022-08-30 17:41:43

Como sempre, excelente. Correto, apesar da civilização moderna mirar a lua, nós ainda, achamos que Lula e Bolsonaro são soluções para o país. Os dois estão mais para as décadas de 1940/1950, era Getúlio Vargas.O máximo que o país pode mirar é de binóculo, enxergar a lua. O populismo, uma ideia de dinossauros, é o que impera em nossos governantes, escolhidos pelo povo, com carência de discernimento político. O bonde ainda trafega nos trilhos do atraso, em nosso país. Simone Tebet, a esperança.


ALOISIO DE ARAUJO PRINCE

2022-08-30 14:54:47

Interessante observar que ninguém da grande mídia, exceto você Mário Sabino, teve a honestidade de ressaltar a grande mentira dita por Lula ao afirmar que ele foi inocentado pelo STF. É muito triste constatar isso.


IAS

2022-08-30 14:54:33

💯💯💯👌🏼👏🏼


ROBERTO Borges Gallego Soares

2022-08-30 12:06:31

Sabino seu comentário indelicado e sem noção de que pessoas com 77 anos são velhos e que a idade bate, não corresponde com a verdade tem muita gente nova que não tem a disposição a capacidade e a vontade de trabalhar de uma pessoa de 77 anos. É lamentável sua matéria.


Osmar Rodrigues Hidalgo

2022-08-30 11:39:34

A Lula, mil vezes a Lua!


Nadiejda Caldas

2022-08-30 10:57:12

Santa verdade! Pais de mentirosos! Porém entre Jair e Lula, ainda acredito em quem nunca esteve preso.


Sofia da Silva

2022-08-30 07:57:44

Exato, exatíssimo, Sabino! Esse é o ponto. Enquanto brasileiros estão pensando em encher os olhos de sangue pra defender o medíocre de sua eleição, há quem esteja indo pra lua


Joelson Medeiros de Aquino

2022-08-29 22:21:08

Depois dos dois mandatos do Fernando Henrique Cardoso, temos visto a falta que faz um estadista com preparo intelectual e liderança verdadeira. O futuro está nas mãos do destino.


Torne-se um assinante para comentar

Os comentários não representam a opinião do site; a responsabilidade pelo conteúdo postado é do autor da mensagem.

Comentários (10)

Liana

2022-08-31 12:25:44

Uma delícia esse texto.


Sandra Souza Pinto

2022-08-30 18:32:01

Foi um prazer ler este excelente artigo, Mario! Concordo totalmente com sua opinião a respeito de House of Dragon. kkk


Alberto de Araújo

2022-08-30 17:41:43

Como sempre, excelente. Correto, apesar da civilização moderna mirar a lua, nós ainda, achamos que Lula e Bolsonaro são soluções para o país. Os dois estão mais para as décadas de 1940/1950, era Getúlio Vargas.O máximo que o país pode mirar é de binóculo, enxergar a lua. O populismo, uma ideia de dinossauros, é o que impera em nossos governantes, escolhidos pelo povo, com carência de discernimento político. O bonde ainda trafega nos trilhos do atraso, em nosso país. Simone Tebet, a esperança.


ALOISIO DE ARAUJO PRINCE

2022-08-30 14:54:47

Interessante observar que ninguém da grande mídia, exceto você Mário Sabino, teve a honestidade de ressaltar a grande mentira dita por Lula ao afirmar que ele foi inocentado pelo STF. É muito triste constatar isso.


IAS

2022-08-30 14:54:33

💯💯💯👌🏼👏🏼


ROBERTO Borges Gallego Soares

2022-08-30 12:06:31

Sabino seu comentário indelicado e sem noção de que pessoas com 77 anos são velhos e que a idade bate, não corresponde com a verdade tem muita gente nova que não tem a disposição a capacidade e a vontade de trabalhar de uma pessoa de 77 anos. É lamentável sua matéria.


Osmar Rodrigues Hidalgo

2022-08-30 11:39:34

A Lula, mil vezes a Lua!


Nadiejda Caldas

2022-08-30 10:57:12

Santa verdade! Pais de mentirosos! Porém entre Jair e Lula, ainda acredito em quem nunca esteve preso.


Sofia da Silva

2022-08-30 07:57:44

Exato, exatíssimo, Sabino! Esse é o ponto. Enquanto brasileiros estão pensando em encher os olhos de sangue pra defender o medíocre de sua eleição, há quem esteja indo pra lua


Joelson Medeiros de Aquino

2022-08-29 22:21:08

Depois dos dois mandatos do Fernando Henrique Cardoso, temos visto a falta que faz um estadista com preparo intelectual e liderança verdadeira. O futuro está nas mãos do destino.



Notícias relacionadas

Crusoé nº 431: Procura-se um vice

Crusoé nº 431: Procura-se um vice

Redação Crusoé
01.08.2026 08:02 3 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Somos próximos do governo, igual irmãos Batista"

"Somos próximos do governo, igual irmãos Batista"

Duda Teixeira
31.07.2026 17:16 2 minutos de leitura
Visualizar notícia
"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

"Extremamente grave", diz TI Brasil sobre encontro "discreto" articulado por Wagner

Redação Crusoé
31.07.2026 15:53 4 minutos de leitura
Visualizar notícia
Trump usa crise migratória na Espanha como arma eleitoral

Trump usa crise migratória na Espanha como arma eleitoral

Redação Crusoé
31.07.2026 15:07 2 minutos de leitura
Visualizar notícia

Variedades

Ver mais

País demonstra interesse em sediar Copa do Mundo pela 3ª vez na história

País demonstra interesse em sediar Copa do Mundo pela 3ª vez na história

Visualizar notícia
Narrador troca CazéTV por outra emissora e fará sua estreia na Copa do Brasil

Narrador troca CazéTV por outra emissora e fará sua estreia na Copa do Brasil

Visualizar notícia
Mark Zuckerberg se posiciona contra IA e crítica concorrentes

Mark Zuckerberg se posiciona contra IA e crítica concorrentes

Visualizar notícia
Estudo revela os benefícios da música para proteger idosos de doenças cerebrais

Estudo revela os benefícios da música para proteger idosos de doenças cerebrais

Visualizar notícia
Adeus, WhatsApp: novo aplicativo de mensagem já atinge mais de 140 milhões de aparelhos no Brasil

Adeus, WhatsApp: novo aplicativo de mensagem já atinge mais de 140 milhões de aparelhos no Brasil

Visualizar notícia
Estrela mundial do esporte ultrapassa barreira bilionária após assinar novo contrato

Estrela mundial do esporte ultrapassa barreira bilionária após assinar novo contrato

Visualizar notícia

Crusoé
o antagonista
Facebook Twitter Instagram

Acervo Edição diária Edição Semanal

Redação SP

Av Paulista, 777 4º andar cj 41
Bela Vista, São Paulo-SP
CEP: 01311-914

Acervo Edição diária

Edição Semanal

Facebook Twitter Instagram

Assine nossa newsletter

Inscreva-se e receba o conteúdo de Crusoé em primeira mão

Crusoé, 2026,
Todos os direitos reservados
Com inteligência e tecnologia:
Object1ve - Marketing Solution
Quem somos Princípios Editoriais Assine Política de privacidade Termos de uso