Adriano Machado/Crusoé

Entidades e procuradores reagem à aprovação da lei que favorece os políticos corruptos

17.06.21 14:25

Promotores, procuradores e entidades que encampam a pauta anticorrupção têm criticado duramente a aprovação do projeto pela Câmara dos Deputados que afrouxa a Lei de Improbidade Administrativa. O texto, que recebeu 408 votos favoráveis dos deputados, e agora segue para o Senado, foi apelidado por seus opositores de “PL da Impunidade”.

Presidente do Instituto Não Aceito Corrupção, o procurador de Justiça Roberto Livianu afirmou que a Câmara “tratorou mais uma vez a sociedade e seus interesses legítimos à prevalência do interesse público“. “O único caminho possível é erguer a cabeça e seguir lutando, afinal o Senado vai rever o PL da Impunidade“, afirmou.

Em nota, a ONG Transparência Internacional disse que a “reforma apressada, sem amplo debate com a sociedade, abrirá brechas para a impunidade e o mau uso dos recursos públicos”.

“A Câmara dos Deputados enterrando o alcance e a eficácia da Lei de Improbidade Administrativa. Quem ganha com isso?“, questionou o procurador Ronaldo Queiroz.

O ex-coordenador da Operação Lava Jato do Paraná, Deltan Dallagnol, disse que foi “aberta a janela” para “pessoas jurídicas burlarem penas; a suspensão/perda da função do agente ímprobo foi limitada; a absolvição criminal por falta de provas terá efeitos cíveis; criou-se sucumbência contra o MP; retirou-se liberdade do juiz para decidir sobre provas“.

A capacidade de combater a corrupção no Brasil está sendo liquefeita diante dos olhos de todos. A aprovação desse projeto é o maior marco da impunidade dos atos de improbidade na história“, afirmou Deltan.

Já é assinante?

Continue sua leitura!

E aproveite o melhor do jornalismo investigativo.

O maior e mais influente site de política do Brasil. Venha para o Jornalismo independente!

Assine a Crusoé

CONFIRA O QUE VOCÊ GANHA

  • 1 ano de acesso à CRUSOÉ com a Edição da Semana: reportagens investigativas aprofundadas, publicadas às sextas-feiras, e Diário, com atualizações de segunda a domingo
  • 1 ano de acesso a O ANTAGONISTA+: a eletrizante cobertura política 24 horas por dia do site MAIS conteúdos exclusivos e SEM PUBLICIDADE
  • A Coluna Exclusiva de Sergio Moro
  • Podcasts e Artigos Exclusivos de Diogo Mainardi, Mario Sabino, Claudio Dantas, Ruy Goiaba, Carlos Fernando Lima e equipe
  • Newsletters Exclusivas

Os comentários não representam a opinião do site. A responsabilidade é do autor da mensagem. Em respeito a todos os leitores, não são publicados comentários que contenham palavras ou conteúdos ofensivos.

500
  1. Até quando, até quando? É tapa na cara da gente o tempo todo. somos os eleitores-palhaços, no mau sentido da palavra. não preciso dizer mais nada...

  2. O Ex juíz Sérgio Moro deveria vir com Presidente, pois a bandalha começou depois que ele deixou o magistério para entrar em um governo que se elegeu com a bandeira contra a Corrupção e acabou com a lava jato. Precisamos agir rápido contra esses vermes sem vergonha.

  3. Não reelejam políticos. Precisamos livrar o país desses seres. Seguramente menos de 1% desse congresso merece o nosso voto!

  4. Bons tempos quando o Lula dizia que eram 300 picaretas na Câmara dos deputados. Atualizando, agora são 408. Como dizia o ministro Ricardo Salles, “Vamos aproveitar esse momento de pandemia para passar a boiada.” ...E a boiada passa todos os dias na nossa cara e não tomamos as rédeas desse país, que está dominado por bandidos, que atuam dentro da democracia que is beneficia. MORO em 22, para acabar com essa baderna no STF, STJ, PGR, EXECUTIVO, SENADO e CÂMARA FEDERAL. Moro, livre-nos!

    1. Sonia, a Lei de Murphi preconiza que nada está tão ruim que não possa piorar. Ela parece que foi feita para o Brasil,pois ela se aplica até ao povo.

  5. Estouraram a porteira e o cercado...liberou geral a sociedade anestesiada, os canalhas livres leves e cada vez mais soltos para edificar a total e ampla impunidade, cadeia só para PPP.

  6. O governo Bolsonaro é pior que qualquer outro governo passado, em todos os aspectos, incluindo no combate à corrupção. Antes de chegar a presidência da República, como deputado, ele era antagonista ao PT. Ser um antagonista ao PT foi o que levou Bolsonaro a ser eleito. Agora fica evidente que o Bolsonaro não se satisfaz mais somente com as rachadinhas, que era a migalha corrupta no pequeno varejo. AGORA BOLSONARO SE UNE AO PT, PARA PASSAR A BOIADA DA GRANDE CORRUPÇÃO, PRATICADA NO ATACADO.

    1. Pior é o procurador geral da república , casado com a corrupção, capacho doa familicia, vagabundo , bandidodo, se vendeu em troca de uma possível vaga no Sts ou recondução , estamos nas mãos de bandidos !!!!!

  7. O que podia se esperar de alguns (muitos) bandidos corruptos que habitam o congresso nacional e legislam em causa própria? E digo mais: Vai PIORAR. É a DITADURA DO CONGRESSO NACIONAL.

  8. ABSOLUTAMENTE DISPENSÁVEL ""DISCUTIR COM A SOCIEDADE""!!!! QUE SOCIEDADE NO MUNDO, MINIMAMENTE CIVILIZADA, APROVARIA UMA ABERRAÇÃO INDECENTE DESSAS!!!!!! É UMA CANALHADA CONGRESUAL INCOMPARÁVEL A DESSA LEGISLATURA!!!!!! NÓS OS APROVAREMOS TAMBÉM... FORA DAS URNAS!!!!!!

Mais notícias
Assine 7 dias grátis
TOPO